Ir para o conteúdo principal
Painel lateral
Disciplinas »
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
Português - Brasil (pt_br)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Buscar
Fechar
Buscar
Alternar entrada de pesquisa
Acessar
EDM0345 - Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de História (2022)
Início
Ambientes
2022
FE
EDM
EDM0345-2022
4ª. Aula (20/04): Noções e conceitos históricos: t...
Página 1 - Biografias
Página 1 - Biografias
◄ SILVA, Kalina Vanderlei. Biografias. In: Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2018.
Seguir para...
Seguir para...
Avisos
Tabela - trabalhos
Orientações gerais
Pasta - tarde - grupos de trabalho
Pasta - Noite - Grupos de trabalho
SEF/MEC Parâmetros Curriculares Nacionais. História. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, 1997. (1o e 2O ciclos).
Brasil/MEC Base Nacional Comum Curricular – Educação Infantil e Ensino Fundamental – Versão Final, Brasília, 2019.
Comentários - 2ª aula
CAINELLI, Marlene. Educação Histórica: perspectivas de aprendizagem da história no Ensino fundamental. In. Educar em Revista. Curitiba, PR: Ed. EFPR, n. 164, especial 2006 (Dossiê: Educação Histórica)
Comentários - 3ª aula
SILVA, Kalina Vanderlei. Biografias. In: Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2018.
Comentários - aula 4
Plano de aula: Conhecendo uma astronauta negra
Conhecendo uma astronauta negra
NASCIMENTO, Iracema Santos do. PEREIRA, Simone dos Santos. Literatura infantil com personagens negras: narrativas descolonizadoras para novas construções identitárias e de mundo. Revista Espaço Pedagógico, v. 7, n. 2, 2020
Comentários - Aula 5
PAIVA, Adriano Toledo. AMORIM, Aparecida. Identidades de gênero e o ensino de História no segundo ano do Ensino Fundamental. Revista Atlante, Abril, 2018.
Comentários - Aula 6
Comentários - aula 4 ►