Como enviar seu vídeo?

Na segunda parte de cada aula deverá enviar vídeos que mostrem seu domínio prático de Libras. 

Há três maneiras para enviar o vídeo no Moodle do Stoa, para posterior avaliação por parte dos educadores.

A nossa recomendação é gravar e enviar seu vídeo no YouTube. Mas também há outras possibilidades que podem se adequar melhor à sua situação particular.

(As possibilidades de envio a seguir se aplicam a qualquer lugar no Moodle onde apareça o Editor e nas tarefas de envio do seu vídeo em particular).

Gravar no Youtube e enviar o link

Neste caso você gravará o vídeo e fará o envio ao Youtube (que poderá estar configurado para que apenas as pessoas com o link visualizem e assim mantenham sua privacidade, essa opção de visualização se chama "não-listada"). Após ter o vídeo no Youtube você deve copiá-lo (pode ser o link diretamente na barra de endereços do vídeo, ou o link curto de compartilhamento que o Youtube fornece).

Poderia simples copiar o link no espaço de envio do seu vídeo, mas melhor e mais bonito é "incorporar" seu vídeo: escreva uma frase ou palavra qualquer, selecione a palavra e usando o botão de "link" ( ) poderá copiar o link do seu vídeo no youtube. Se tudo der certo o Moodle reconhece que é um link de um vídeo no YouTube e vai transformar o link num playerzinho que incorpora do vídeo diretamente no Moodle do Stoa.

Se tiver mais alguma dúvida há um vídeo que dá mais detalhes de como fazer essa postagem no YouTube. Esse vídeo foi feito para uma disciplina da UFSCar, mas os procedimentos são adequados para nossos trabalhos também. Basta acessar:


Subir seu vídeo para o Moodle do Stoa

Para quem tem equipamento de captação (câmera de vídeo, foto ou celular) que gere no formato .mp4, pode fazer a gravação e ver se ele está com tamanho menor do que 20MB. Assim, no Moodle do Stoa pode enviar o vídeo usando o botão "mídia": (depois clique em "Navegar nos repositórios" e suba seu arquivo a partir do seu computador ou seu espaço de  arquivos privados).


Inserir Mídia: algumas capturas de tela
Após clicar , clique em
"Navegar nos repositórios
No "File picker", use a fonte "Enviar um arquivo" para subir um arquivo
do seu computador.


Gravar diretamente via o Editor do Moodle do Stoa

Se você possuir um dispositivo com câmera (computador, tablet, celular), pode gravar e enviar seu vídeo diretamente aqui, usando o botão de "gravação online":  .
No seu laptop ou desktop vai ter que dar permissão a Flash acessar seu webcam. Clique no botão vermelho para começar gravar, pare a gravação e aguarde o "upload" (isto pode demorar). Verifique se está tudo ok com o botão azul e finalmente, clique em "Inserir". Ainda não salvou (!): falta "Salvar mudanças" para realmente enviar a tarefa.
Se está acessando a tarefa via celular ou tablet esta também é uma boa opção (no caso de plataformas móveis vai poder escolher um vídeo no seu dispositivo já gravado ou escolher a câmara do dispositivo e gravar seu vídeo na hora).

Algumas capturas de tela
Gravando usando :
permissão a Flash
Esperando upload








Última atualização: segunda, 29 ago 2016, 09:52

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP