Professora: Maria Célia Mendes

Objetivos do seminário

Levar o estudante a identificar, definir e compreender os princípios utilizados atualmente para a abordagem diagnóstica do sangramento uterino anormal (SUA) nas diferentes fases da vida da mulher.

Conteúdo

  1. Caracterizar o ciclo menstrual regular e seus padrões de normalidade
  2. Caracterizar e compreender os mecanismos responsáveis pela interrupção da menstruação.
  3. Definir sangramento uterino anormal (SUA) e caracterizar o padrão de sangramento 
  4. Reconhecer as causas de SUA em diferentes fases da vida da mulher e realizar a correlação clínico-fisiológica.
  5. Compreender os princípios utilizados atualmente para a abordagem diagnóstica do SUA e avaliar, criticamente, os métodos disponíveis para o diagnóstico diferencial das causas de SUA. 

Habilidades

Os recursos a serem utilizados visam permitir ao aluno a aquisição de conhecimento sobre o tema do seminário e amplificação de habilidades cognitivas. Os alunos assistirão uma aula gravada sobre SUA e, posteriormente (de preferência no dia seguinte), participarão de um Teste com questões sobre o tema. Em seguida ao teste, participarão do DCC (Discussão de Caso Clínico) com casos clínicos sobre SUA e, neste momento, serão reforçados conceitos sobre o tema. No final do curso, haverá uma prova final, que conterá pergunta sobre este SUA.A aquisição e avaliação de habilidades psicomotoras, relacionadas ao tema em questão, serão obtidas nas práticas tutoradas e práticas sistematizadas, de modo que os alunos colherão história clínica e realizarão exame físico geral e ginecológico das pacientes nos diferentes cenários.

Atitudes

Apesar da discussão de aspectos relacionados à postura ética, ao aprimoramento da comunicação com as pacientes e demais atitudes necessárias para a adequada prática profissional no atendimento de pacientes com SUA, a metodologia a ser utilizada no seminário não é ideal para a aquisição e avaliação desta habilidade.

Sistemática de avaliação

Os alunos serão avaliados pelo Teste que será aplicado antes do DCC  e, também, pela Participação no DCC. Farão  no final da disciplina, uma Prova escrita com casos clínicos, enfocando diagnóstico diferencial e propedêutica. Após a prova, haverá discussão das questões com os alunos.

Referencias Bibliográficas

Textos anexos

Última atualização: terça-feira, 30 jan. 2018, 15:48