Horário de início: 13:30h

Horário de término: 17:30h

 

Objetivos de aprendizagem

Ao final da aula atividade prática, o aluno deverá ser capaz de:

  1. Discutir a importância da assistência pré-natal
  2. Discutir a organização, o intervalo entre as consultas, os procedimentos durante as consultas e as orientações principais a serem dadas em cada fase da gestação
  3. Discutir os exames de rastreamento de patologias no pré-natal
  4. Discutir as orientações nutricionais e suplementações a serem adotadas no pré-natal
  5. Discutir os cuidados de higiene e estética para a gestante no pré-natal
  6. Discutir os sinais e sintomas do trabalho de parto e outras intercorrências gestacionais
  7. Discutir a vacinação no pré-natal
  8. Discutir o tratamento de pequenos distúrbios no pré-natal (uso de antitérmicos, analgésicos, antieméticos
  9. Discutir teratogenicidade e potenciais efeitos nocivos de medicações lícitas (pontuar alguns exemplos e fazer a correlação com a idade gestacional)
  10. Discutir os efeitos deletérios de drogas ilícitas sobre a gestação (reforçar a questão do abuso do álcool e do tabagismo)

Atividades a serem realizadas

1. O professor receberá os estudantes e organizará a atividade do período

2. Cada estudante acompanhará o atendimento em uma enfermaria com internos, doutorandos, médicos residentes e/ou médicos assistentes durante o qual realizará:

  • Revisão do prontuário, observando dados da evolução clínica da paciente e estruturação de como devem ser registrados estes dados, incluindo:
    • Cabeçalho de identificação 
    • Relato das queixas clínicas realizadas pela paciente;
    • Dados de exame físico;
    • Análise de propedêutica obstétrica (exames laboratoriais, cardiotocografia, ultrassonografia):
    • Hipóteses diagnósticas;
    • Plano de condutas em andamento.
  •  Identificar-se para a paciente;
  • Solicitar a concordância da paciente para a realização do atendimento;
  • Realizar anmnese dirigida:
    • Queixas obstétricas como redução dos movimentos fetais, perda de líquidos ou sangue pelos genitais, contrações uterinas dolorosas (especificar as características), alterações urinárias, além de queixas relacionadas à hipótese diagnóstica determinante da internação.
  •  Exame físico geral: estado geral, avaliar mucosas, grau de hidratação, cavidade oral, sinais tegumentares secundários à gestação (cloasma, pilosidade pré-auricular, estrias, linha nigrans, spiders) e edema e/ou sinais de trombose venosa em membros inferiores;
    • Verificação de sinais vitais;
    • Ausculta cardíaca e pulmonar;
    • Inspeção, palpação e expressão mamária (tubérculos de Montgmery, aréola primária e secundária, coloração, rede venosa de Haller, presença de colostro, hiperemia, estase mamária, sinais flogísticos);
    • Exame físico abdominal: inspecção, ausculta e palpação (avaliar distensão abdominal e dor);
    • Exame obstétrico:
      • Altura uterina, palpação fetal (manobras de Leopold e movimentação fetal), ausculta dos batimentos cardíacos fetais;
  • Discussão do caso clínico com o professor responsável;
  • Elaboração de hipóteses diagnósticas;
  • Estabelecimento de plano de condutas;
  • Orientações para a paciente, incluindo agendamento do retorno, orientações de atestado.

3. Os casos para acompanhamento envolverão os seguintes diagnósticos e patologias:

  • Modificações gravídicas;
  • Profilaxia de aloimunização Rh;
  • Profilaxia de transmissão vertical de doenças;
  • Síndromes hipertensivas na gestação;
  • Diabetes mellitus e gestação;
  • Prematuridade;
  • Corioamniorrexe prematura pré-termo;
  • Infecções e gestação;
  • Cardiopatia e gestação;

4. Ao final da atividade o professor se reunirá com o grupo e coordenará a síntese do aprendizado, priorizando a utilização das habilidades aprendidas na realização do raciocínio clínico nas condições envolvidas nos atendimentos. Após a discussão fará a avaliação de desempeno individual dos estudantes.

 

Última atualização: sábado, 24 jan. 2015, 18:16