PS4 - Ambulatório de Gestação de Alto Risco
Horário de início: 13:30h
Horário de término: 17:30h
Objetivos de aprendizagem
Ao final da aula atividade prática, o aluno deverá ser capaz de:
- Discutir a importância da assistência pré-natal
- Discutir a organização, o intervalo entre as consultas, os procedimentos durante as consultas e as orientações principais a serem dadas em cada fase da gestação
- Discutir os exames de rastreamento de patologias no pré-natal
- Discutir as orientações nutricionais e suplementações a serem adotadas no pré-natal
- Discutir os cuidados de higiene e estética para a gestante no pré-natal
- Discutir os sinais e sintomas do trabalho de parto e outras intercorrências gestacionais
- Discutir a vacinação no pré-natal
- Discutir o tratamento de pequenos distúrbios no pré-natal (uso de antitérmicos, analgésicos, antieméticos
- Discutir teratogenicidade e potenciais efeitos nocivos de medicações lícitas (pontuar alguns exemplos e fazer a correlação com a idade gestacional)
- Discutir os efeitos deletérios de drogas ilícitas sobre a gestação (reforçar a questão do abuso do álcool e do tabagismo)
Atividades a serem realizadas
1. O professor receberá os estudantes e organizará a atividade do período
2. Cada estudante acompanhará o atendimento em uma enfermaria com internos, doutorandos, médicos residentes e/ou médicos assistentes durante o qual realizará:
- Revisão do prontuário, observando dados da evolução clínica da paciente e estruturação de como devem ser registrados estes dados, incluindo:
- Cabeçalho de identificação
- Relato das queixas clínicas realizadas pela paciente;
- Dados de exame físico;
- Análise de propedêutica obstétrica (exames laboratoriais, cardiotocografia, ultrassonografia):
- Hipóteses diagnósticas;
- Plano de condutas em andamento.
- Identificar-se para a paciente;
- Solicitar a concordância da paciente para a realização do atendimento;
- Realizar anmnese dirigida:
- Queixas obstétricas como redução dos movimentos fetais, perda de líquidos ou sangue pelos genitais, contrações uterinas dolorosas (especificar as características), alterações urinárias, além de queixas relacionadas à hipótese diagnóstica determinante da internação.
- Exame físico geral: estado geral, avaliar mucosas, grau de hidratação, cavidade oral, sinais tegumentares secundários à gestação (cloasma, pilosidade pré-auricular, estrias, linha nigrans, spiders) e edema e/ou sinais de trombose venosa em membros inferiores;
- Verificação de sinais vitais;
- Ausculta cardíaca e pulmonar;
- Inspeção, palpação e expressão mamária (tubérculos de Montgmery, aréola primária e secundária, coloração, rede venosa de Haller, presença de colostro, hiperemia, estase mamária, sinais flogísticos);
- Exame físico abdominal: inspecção, ausculta e palpação (avaliar distensão abdominal e dor);
- Exame obstétrico:
- Altura uterina, palpação fetal (manobras de Leopold e movimentação fetal), ausculta dos batimentos cardíacos fetais;
- Discussão do caso clínico com o professor responsável;
- Elaboração de hipóteses diagnósticas;
- Estabelecimento de plano de condutas;
- Orientações para a paciente, incluindo agendamento do retorno, orientações de atestado.
3. Os casos para acompanhamento envolverão os seguintes diagnósticos e patologias:
- Modificações gravídicas;
- Profilaxia de aloimunização Rh;
- Profilaxia de transmissão vertical de doenças;
- Síndromes hipertensivas na gestação;
- Diabetes mellitus e gestação;
- Prematuridade;
- Corioamniorrexe prematura pré-termo;
- Infecções e gestação;
- Cardiopatia e gestação;
4. Ao final da atividade o professor se reunirá com o grupo e coordenará a síntese do aprendizado, priorizando a utilização das habilidades aprendidas na realização do raciocínio clínico nas condições envolvidas nos atendimentos. Após a discussão fará a avaliação de desempeno individual dos estudantes.