Lista mínima de objetivos a serem cumpridos nas práticas tutoradas e que poderão ser avaliados na prova prática:

1. Listar fatores contextuais (ex. história pessoal de violência, orientação sexual, imagem corporal, expectativas culturais, escolaridade) que afetam a percepção do médico, do paciente e a qualidade do exame físico.

2. Descrever técnicas para construir uma relação de confiança durante a anamnese e o exame físico.

3. Descrever técnicas para garantir o conforto da paciente durante todos os estágios da consulta ginecológica, considerando os diversos períodos da vida, possíveis deficiências e condições patológicas.

4. Descrever as variações normais de aparência das mamas, vulva, vagina e colo uterino.

5. Obtenção de uma história clínica em ginecologia e obstetrícia, enfatizando a elaboração de hipóteses diagnósticas eficientes com base em sintomas e sinais identificados.

6. Revisar os princípios gerais do exame ginecológico completo: preparo da paciente, inspeção, exame especular, coleta de citologia, toque bimanual (descrever de forma acurada a posição, forma, tamanho do útero, assim como a avaliação dos anexos).

7. Revisar a propedêutica clinica em mastologia: principais sintomas, técnica de exame físico e achados clínicos principais.

8. Discutir princípios de rastreamento de doenças em ginecologia e obstetrícia.

9. Discutir a utilização de exames complementares em ginecologia e obstetrícia (dosagens hormonais, marcadores tumorais, mamografia, ultra-sonografia)

10. Discutir a orientação da paciente.

11. Revisar os aspectos básicos da consulta de pré natal.

12. Revisar o atendimento de pacientes com queixas urinárias e distopias genitais.

13. Revisar os cuidados de puerpério.

Última atualização: sábado, 26 jan. 2013, 12:43