INFORMAÇÕES GERAIS-RCG0461
- INTRODUÇÃO
-
- Seja bem-vindo ao estágio da Unidade
de Emergência da RCG0461 – ACOLHIMENTO EM EMERGÊNCIA.
- Espera-se cumprir os objetivos
específicos listados abaixo.
- Objetivos
Específicos
- 1. Compreender os desafios
ético-sociais envolvidos no acolhimento de familiares de pacientes atendidos em
situações críticas.
- 2. Compreender o processo de
atendimento de familiares em situações de óbitos.
- 3. Compreender o processo de
atendimento a vitimizados sexuais.
- 4. Compreender as situações de
gerenciamento de conflito entre familiares e funcionários do estabelecimento de
saúde, que ocorram durante o atendimento aos pacientes.
- 5. Desenvolver habilidades
psicomotoras de comunicação com profissionais de saúde e familiares.
- 6. Desenvolver habilidades para
atuação multi-profissional na condução de pacientes em situação de alta
problema.
- I –
ATIVIDADES PRESENCIAIS (DISCUSSÕES/SIMULAÇÕES)
-
- As atividades de simulação serão preferencialmente
realizadas as sextas-feiras no Laboratório de Simulação.
- Para cada atividade simulada,
haverá um bloco disponível na plataforma Moodle. Neste bloco haverá um texto
para leitura prévia sobre o que será desenvolvido nas simulações que incluirão
atores.
- A estrutura das simulações será a
seguinte:
- 1.
Simulação
– um grupo de alunos irá participar com o ator em um cenário que será mostrado
no dia. Duração 10 a 20 minutos.
- 2.
Discussão
com o ator – será discutido como foi a percepção do ator e dos alunos
(participantes e que assistiram) ao que ocorreu. Nesta fase iremos abordar as
emoções que surgiram. Duração 20 minutos.
- 3.
Discussão
sobre o conteúdo do texto e o que foi exposto na discussão inicial – nesta fase
estamos interessados em integrar o conteúdo teórico ao prático vivencial. Duração
20 a 30 minutos.
SIMULAÇÕES/ATIVIDADES DE DISCUSSÃO
§ ATIVIDADE
1 – COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTÍCIAS – Discutir
como abordar acompanhantes em situações de urgência em que haja problemas ou
eventos adversos (Prof. Carlos Miranda /Prof. Antonio Pazin Filho)
§ ATIVIDADE
2 – MAUS TRATOS – Discutir como identificar que
uma criança está sendo vítima de maus tratos e como abordar a situação (Prof.ª
Alesandra/ Prof.Antonio Pazin Filho)
§ ATIVIDADE
3 – VIOLÊNCIA SEXUAL – como abordar uma paciente que foi
vítima de violência sexual. (Prof.ª Silvana Quintana/Profa. Alessandra/ Prof.
Pazin/ Prof. Carlos)
IV - CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
·
Atividades
Programadas e Simulação (peso 40).
·
Prova
final (peso 30): composta por questões discursivas. A prova constará também da
interpretação de uma situação abordada em cada simulação e num caso embasado na
vivência dos plantões.
·
Atividades
de Plantão (peso 30): pontualidade no estágio e proatividade no aprendizado.
·
As provas prática e as atividades
teóricas poderão mudar de data sem aviso prévio e, se isso ocorrer, não haverá
reposição para quem não estiver presente.
Última modificación: martes, 11 de julio de 2017, 15:37