TUDO O QUE VOCE QUERIA SABER SOBRE....
Vamos construir coletivamente conteúdos sobre os principais conceitos e definições de turismo que vamos utilizar nas discussões da disciplina durante todo o semestre.
Para tanto,vamos começar com uma atividade em sala de aula, que pretende gerar e divulgar os primeiros conteudos. Depois vamos acrescentando mais informações e novos tópicos conforme avançarmos em nossos debates.
Leiam, comentem e insiram informações... links, videos, imagem que considerarem pertinentes.
Abs
Karina
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | Ñ | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODAS
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CICLOTURISMOO que é? O Cicloturismo é o termo que designa a prática de realizar viagens utilizando bicicletas como meio de transporte. Existe unanimidade em relação ao termo? Existe unanimidade, porém, este é um termo de origem popular. Desta forma, é difícil encontrar documentos governamentais e científicos que o explore. Mesmo assim, é a palavra que melhor define a prática. Quem tem estudos ou experiências relevantes que possam servir como referencia para entender a realidade a qual o termo está se referindo? O Projeto Estrada Real oferece quatro possibilidades de meios para conhecer o roteiro. Dentre eles, está a bicicleta. Além disso, o Clube de Cicloturismo do Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, incentiva a prática e motiva a troca de informações e experiências para a ascensão da prática do cicloturismo. http://www.estradareal.tur.br/home http://www.clubedecicloturismo.com.br/ Não foi encontrada nenhuma referência bibliográfica sobre o assunto no site de consulta Dedalus.
Fontes imagens: http://4.bp.blogspot.com/_A9FogWhUcJ4/Sybdvg8VtLI/AAAAAAAAA6w/fhUgGt2WluQ/s400/capa+guia+ant%C3%B4nio+olinto.jpg http://www.clubedecicloturismo.com.br/viagens/guilhermefarkas/imagens/02.jpg
Texto elaborado por: Luana Matsumoto e Maria Eduarda Carvalho. | |
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Trabalho TURISMO RECEPTIVOTrabalho | |
Turismo CervejeiroViagem para provar ou conhecer fábricas por meio de visitas acompanhadas por mestres cervejeiros, meios de produção e gostos de diferentes tipos de cerveja. Mais difundido no leste europeu e nos Estados Unidos e começando a despontar no Brasil, com destaque para Blumenau (SC), interior de São Paulo e do Rio de Janeiro. Inclui também eventos nos quais a bebida é o principal atrativo, como a Oktoberfest alemã e a brasileira, em Blumenau. O Turismo Cervejeiro faz parte do segmento Turismo Gastronômico. Links relacionados ao tema http://turismocervejeiro.com.br/ - Tour cervejeiro na Bélgica http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=389&Itemid=216 – Secretaria de Turismo de Santa Catarina oferece opções de roteiros com cervejarias artesanais http://www.oktoberfest.de/en/ - Site do Oktoberfest de Munich, principal festa cervejeira do mundo
Elaborado por: Débora Soeiro Fernando Prota Gabriel Manso Letícia Schreiber Rafael Durão Renata Cassani | |
Turismo com Motivação MórbidaÉ o turismo a locais relacionados a morte e a ocorrência de desastres, naturais ou não. Então, inclui visitas a locais tidos como mal-assombrados, com roteiros por grandes cemitérios das cidades, como o Père Lachaise que fica na cidade de Paris e o da Recoleta, em Buenos Aires. Geralmente está associado à visita a túmulos de artistas famosos e também a obras de arte, como esculturas de Victor Brecheret no Cemitério da Consolação, em São Paulo. Também conhecido como Turismo de Catástrofe, é a visita a lugares que atraem turistas que querem conhecer pessoalmente o local onde ocorreu certa catástrofe, natural ou não. É o caso de Nova Orleans, que há sete anos sofreu com a destruição e inundação causados pelo furacão Katrina e hoje recebe os chamados “katrina tours”. Outro Exemplo são as visitas à Groelândia nas épocas de desgelo para os turistas que desejam “ver o aquecimento global ao vivo”.
O site Vem Ver Sampa, inclui uma página para tratar deste tipo de turismo, com o nome de diversos cemitérios espalhados pela cidade. Lá, o visitante encontra dicas e curiosidades de cada cemitério http://vemversampa.blogspot.com.br/2009/07/turimos-em-cemiterios.html HARA, Miwa Helena. Cemitério da Consolação: Uma proposta para a inclusão de um novo atrativo turístico na cidade de São Paulo. 2001. Monografia. São Paulo. Trata das obras e monumentos que estão presentes nestes locais e devem ser apreciados, atraindo e fazendo parte dos roteiros turístico da cidade.
Referências bibliográficas: Turismo Cemiterial. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_cemiterial Turismo mórbido e os cemitérios. Disponível em : http://blogdoturismo.blogfolha.uol.com.br/2012/10/25/turismo-morbido-e-os-cemiterios/ Turismo Catástrofe. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/177920_TURISMO+CATASTROFE 'Turismo catástrofe': uma atividade lucrativa do Japão a Nova Orleans. Disponível em: Autoria : André Ramiro, Caroline Yvamoto, Jessica Miho, Letícia Svizzero | ||
Turismo de IncentivoConsiderada uma ferramenta de marketing interno, o turismo de incentivo é utilizado por empresas ou instituições públicas que procuram uma boa forma de motivar ou premiar seus funcionários. Turismo de incentivo são viagens de premiação feitas sobe medida: cada viagem atende um perfil, uma faixa etária, um conceito, uma realização. É a integração dos objetivos da empresa e de seus funcionários, através de processos e conceitos de motivação. É a cultura do reconhecimento. Mais do que uma simples viagem de lazer, uma viagem de incentivo permite integrar e promover sensações singulares e pessoais aos colaboradores envolvidos, proporcionando uma percepção maior de sua atuação na empresa. Nesse tipo de viagem, o turista é agraciado com um tratamento especial em um lugar diferenciado (por sua localização ou pela sensação de status que gera). No Brasil, as regiões de belezas naturais são as mais procuradas. Em 2010, a indústria brasileira de incentivos faturo quase 9 bilhões de reais, o que representa aproximadamente 2,9% do PIB. Exemplos:
DNA Turismo Terramundi Incentivos http://www.tmincentivos.com.br/site/ Fontes: http://www.sppert.com.br/Brasil/Turismo/Tipos_de_Turismo/Outros/Turismo_de_incentivo/ Elaborado por... Débora Soeiro Fernando Prota Gabriel Manso Rafael Durão Renata Cassani | |
Turismo de MassaUm modelo de turismo onde muitas pessoas de todas as partes do mundo fazem as mesmas coisas, indo para os mesmos lugares. No turismo de massa o tempo de lazer é alienante, principalmente, porque não produzido para ou pelo o turista. Podemos definir os destinos de massa como uma “fábrica” de consumidores em série, que passam a atrair cada vez mais, um maior número de visitantes. Os agentes desse tipo de turismo guiam totalmente os “passos” de seus consumidores, reservando os hotéis, comprando previamente entrada de atrações, indicando todos os locais que serão visitados, transportando-os em veículos fretados, entre outros. “Na cvc você viaja para todo o brasil pagando pouco e em até 10X sem juros.” - http://www.cvc.com.br/lps/pacotes-cvc/index.aspx?orig=banner_promocvc_home Rio de Janeiro: http://olhares.uol.com.br/turismo-de-massa-foto1992025.html "Um belo exemplo a Praia de Pitangueiras no Guarujá em São Paulo": Elaborado por: Débora Soeiro Fernando Prota Gabriel Manso Letícia Schreiber Rafael Durão Renata Cassani | |
Turismo de Neve
Definição
Turismo de Neve caracteriza-se por ser o deslocamento de pessoas em busca de destinos que possuam neve, sendo tanto para apreciá-lo, quanto para praticar esportes típicos de inverno, como snowboard e esqui. Alguns destinos são bem consolidados nesse segmento, abaixo listaremos alguns deles e suas características. Os locais favoráveis a esse tipo de turismo estão próximos aos pólos geográficos da Terra, onde existe neve em abundância, ou em certas localidades em países em que a neve aparece apenas no inverno mesmo não sendo certa a sua presença a todo ano. Nesse caso, os turistas costumam vir do próprio país.
Especificidade A maioria dos destinos turísticos de neve são direcionados aos públicos de alto poder aquisitivo. Os aparelhos e serviços, portanto, são adaptados para esse tipo de demanda.
Principais Destinos
Europa
Suíça
St. Morriz é o principal destino suíço para Turismo de Neve. Elegância e exclusividade são as palavras que melhor definem St. Moritz. Além do ski, a variedade de esportes de inverno coloca a estação no topo da lista das mais chiques da Europa.
França
Na charmosa região alpina de Savoie, integrando a maior área “esquiável” da França – conhecida como Trois Vallées – está a célebre Courchevel, onde acontece a mais badalada temporada de esqui da Europa. Charme, sofisticação, alta gastronomia, neve excelente e estrutura ski in ski out fazem da estação o destino de inverno mais procurado pelo Jet Set internacional.
América do Norte
Estados Unidos
Aspen, no coração das Montanhas Rochosas, é a cidade de inverno mais famosa dos Estados Unidos. Suas pistas são as favoritas dos esquiadores avançados. Do alto da Montanha Aspen, a vista é espetacular. O próprio vilarejo é uma atração à parte: a arquitetura do século 19 – época da exuberância das minas de prata –, lojas de grife, galerias de arte, restaurantes, cafés, a vida noturna e hotéis com serviços impecáveis.
Canadá
A charmosa Whistler, no oeste do Canadá, já foi sede de parte das competições das Olimpíadas de Inverno. Não foi à toa. Desse vilarejo, erguem-se as impressionantes montanhas Blackcomb e Whistler, que formam o maior complexo de ski e snowboard do país – com mais de 200 pistas. Teleféricos interligam os topos das montanhas, num belo passeio de 4,4km sobre o vale nevado.
América do Sul
Argentina
Os encantos de Bariloche vão além das pistas de esqui e snowboarding de Cerro Catedral. Cercada por um deslumbrante entorno natural, a estância está entre os destinos mais tradicionais da América do Sul, com atrativos o ano todo.
Chile
Localizada em uma região vulcânica, Chillan é uma estação de esqui, dentro de um centro termal. Suas amplas pistas arborizadas são circundadas pela belíssima paisagem da região, que oferece além de esqui, passeios de trenó puxados por cães e snowmobile. Após o dia na montanha, é possível relaxar na piscina termal ao ar livre.
Webgrafia www.teresaperez.com.br www.saunamecum.com.br www.destinoimagens.com.br
Elaborado por: Renan Augusto, Giovanna Penteado, Gabriela Lima e Tatiana Rodrigues
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Turismo de Praia“[..]constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.”
Porém, existem várias outras terminologias, como Turismo de Sol e Mar, Turismo Litorâneo, Turismo de Praia, Turismo de Balneá- rio e Turismo Costeiro. Sobre este segmento turístico, o Ministério do Tursimo publicou o livro: "Turismo de sol e praia: orientações básicas". Brasilia: Ministério do Turismo, 2008. Além disso, existe um programa chamado Programa Bandeira Azul que tem o objetivo de elevar o grau de conscientização da comunidade e governantes, incentivando a proteção ambiental marinha e costeira, a resolução de conflitos e o turismo sustentável. Veja mais sobre o programa em: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Programa_Bandeira_Azul_Marinez_Scherer.pdf). Veja também o vídeo do Sebrae “Turismo de Sol e Praia”. Disponível em: http://tv.sebrae.com.br/media/923/ Autoria : André Ramiro, Caroline Yvamoto, Jéssica Miho, Letícia Svizzero, | ||
Turismo de Saúde“[...]constitui-se das atividades turisticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins medicos, terapêuticos e estéticos”. Mas, existem várias outras terminologias, como "Viagens Médicas", "Viagens de Saúde", "Viagens para tratamento de saúde", mas a expressão mais conhecida e aceita é "turismo de saúde".
O livro "O Turismo de Saúde", de Adalto Felix de Godoi, descreve as origens e destinos dos fluxos internacionais de pacientes, as principais motivações, os países envolvidos, a baixa participação do Brasil neste mercado, além de fazer uma análise social e econômica de seus efeitos para os países que se voltaram para o turismo de saúde.É também um guia para hospitais, clínicas, agências de viagem, profissionais da saúde e do turismo sobre como participar ativamente desse crescente mercado que anualmente movimenta milhões de pacientes e bilhões de dólares.
Referência bibliográfica: Turismo de saúde. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_de_sa%C3%BAde Autoria: Andre Ramiro, Caroline Yvamoto, Jessica Miho, Letícia Svizzero | ||