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C

CICLOTURISMO

O que é?

O Cicloturismo é o termo que designa a prática de realizar viagens utilizando bicicletas como meio de transporte. 

Existe unanimidade em relação ao termo?

Existe unanimidade, porém, este é um termo de origem popular. Desta forma, é difícil encontrar documentos governamentais e científicos que o explore. Mesmo assim, é a palavra que melhor define a prática.

Quem tem estudos ou experiências relevantes que possam servir como referencia para entender a realidade a qual o termo está se referindo?

O Projeto Estrada Real oferece quatro possibilidades de meios para conhecer o roteiro. Dentre eles, está a bicicleta. Além disso, o Clube de Cicloturismo do Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, incentiva a prática e motiva a troca de informações e experiências para a ascensão da prática do cicloturismo.

http://www.estradareal.tur.br/home

http://www.clubedecicloturismo.com.br/

Não foi encontrada nenhuma referência bibliográfica sobre o assunto no site de consulta Dedalus.

 

Fontes imagens:

Cicloturismo Estrada Real http://4.bp.blogspot.com/_A9FogWhUcJ4/Sybdvg8VtLI/AAAAAAAAA6w/fhUgGt2WluQ/s400/capa+guia+ant%C3%B4nio+olinto.jpg

Cicloturismo Clube do Cicloturismo no Brasil http://www.clubedecicloturismo.com.br/viagens/guilhermefarkas/imagens/02.jpg

 

Texto elaborado por: Luana Matsumoto e Maria Eduarda Carvalho.


T

Trabalho TURISMO RECEPTIVO

Trabalho 


Turismo Cervejeiro

Viagem para provar ou conhecer fábricas por meio de visitas acompanhadas por mestres cervejeiros, meios de produção e gostos de diferentes tipos de cerveja.

Mais difundido no leste europeu e nos Estados Unidos e começando a despontar no Brasil, com destaque para Blumenau (SC), interior de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Inclui também eventos nos quais a bebida é o principal atrativo, como a Oktoberfest alemã e a brasileira, em Blumenau.

O Turismo Cervejeiro faz parte do segmento Turismo Gastronômico.

Links relacionados ao tema

http://turismocervejeiro.com.br/ - Tour cervejeiro na Bélgica

http://www.santur.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=389&Itemid=216 – Secretaria de Turismo de Santa Catarina oferece opções de roteiros com cervejarias artesanais

http://www.oktoberfest.de/en/ - Site do Oktoberfest de Munich, principal festa cervejeira do mundo

 

Elaborado por:

Débora Soeiro

Fernando Prota

Gabriel Manso

Letícia Schreiber

Rafael Durão

Renata Cassani


Turismo com Motivação Mórbida

É o turismo a locais relacionados a morte e a ocorrência de desastres, naturais ou não. Então, inclui visitas a locais tidos como mal-assombrados, com roteiros por grandes cemitérios das cidades, como o Père Lachaise que fica na cidade de Paris e o da Recoleta, em Buenos Aires. Geralmente está associado à visita a túmulos de artistas famosos e também a obras de arte, como esculturas de Victor Brecheret no Cemitério da Consolação, em São Paulo.

Também conhecido como Turismo de Catástrofe, é a visita a lugares que atraem turistas que querem conhecer pessoalmente o local onde ocorreu certa catástrofe, natural ou não. É o caso de Nova Orleans, que há sete anos sofreu com a destruição e inundação causados pelo furacão Katrina e hoje recebe os chamados “katrina tours”. Outro Exemplo são as visitas à Groelândia nas épocas de desgelo para os turistas que desejam “ver o aquecimento global ao vivo”.

 

O site Vem Ver Sampa, inclui uma página para tratar deste tipo de turismo, com o nome de diversos cemitérios espalhados pela cidade. Lá, o visitante encontra dicas e curiosidades de cada cemitério

http://vemversampa.blogspot.com.br/2009/07/turimos-em-cemiterios.html

HARA, Miwa Helena. Cemitério da Consolação: Uma proposta para a inclusão de um novo atrativo turístico na cidade de São Paulo. 2001. Monografia. São Paulo. Trata das obras e monumentos que estão presentes nestes locais e devem ser apreciados, atraindo e fazendo parte dos roteiros turístico da cidade.

 

Referências bibliográficas:

Turismo Cemiterial. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_cemiterial

Turismo mórbido e os cemitérios. Disponível em : http://blogdoturismo.blogfolha.uol.com.br/2012/10/25/turismo-morbido-e-os-cemiterios/

Turismo Catástrofe. Disponível em:

http://www.istoe.com.br/reportagens/177920_TURISMO+CATASTROFE

'Turismo catástrofe': uma atividade lucrativa do Japão a Nova Orleans. Disponível em:

http://br.noticias.yahoo.com/turismo-cat%C3%A1strofe-atividade-lucrativa-jap%C3%A3o-nova-orleans-180218130.html

 Autoria : André Ramiro, Caroline Yvamoto, Jessica Miho, Letícia Svizzero


Turismo de Incentivo

Considerada uma ferramenta de marketing interno, o turismo de incentivo é utilizado por empresas ou instituições públicas que procuram uma boa forma de motivar ou premiar seus funcionários.

Turismo de incentivo são viagens de premiação feitas sobe medida: cada viagem atende um perfil, uma faixa etária, um conceito, uma realização. É a integração dos objetivos da empresa e de seus funcionários, através de processos e conceitos de motivação. É a cultura do reconhecimento.

Mais do que uma simples viagem de lazer, uma viagem de incentivo permite integrar e promover sensações singulares e pessoais aos colaboradores envolvidos, proporcionando uma percepção maior de sua atuação na empresa.

Nesse tipo de viagem, o turista é agraciado com um tratamento especial em um lugar diferenciado (por sua localização ou pela sensação de status que gera). No Brasil, as regiões de belezas naturais são as mais procuradas.

Em 2010, a indústria brasileira de incentivos faturo quase 9 bilhões de reais, o que representa aproximadamente 2,9% do PIB.

Exemplos:


Grupo de Incentivo (GI): "Não temos passageiros, mas sim convidados."

http://www.gi.tur.br/

DNA Turismo

http://www.dnaturismo.com.br/

Terramundi Incentivos

http://www.tmincentivos.com.br/site/

Fontes:

http://www.turismo.gov.br/

http://www.sppert.com.br/Brasil/Turismo/Tipos_de_Turismo/Outros/Turismo_de_incentivo/

Elaborado por...

Débora Soeiro

Fernando Prota

Gabriel Manso

Rafael Durão

Renata Cassani


Turismo de Luxo

O que é? (Definição) Turismo que envolve estadias em empreendimentos de gama alta, bem como atividades e equipamentos sofisticados. Características do Turismo de Luxo O turismo de luxo possui um conjunto de características para que possa atender as exigências do mercado interno e sobretudo do mercado internacional. Os hotéis e resorts de alto luxo foram projetados com o intuito de poder oferecer ao turista comodidade, privacidade, atendimento personalizado, qualidade de hospedagem, sofisticação, entre outros. Porém, resorts e hotéis com mais de cem apartamentos, por exemplo, com uma gigantesca área de lazer onde crianças transitam na sua natural e costumeira algazarra, não se encaixam nessa categoria de turismo. Hoje, o luxo está mais relacionado à privacidade e a qualidade dos serviços que possam trazer benefícios ao turista. Além disso, a comodidade, não está apenas na hospedagem mas vai desde a programação da viagem onde um consultor estará a sua disposição, providenciando para você tudo que for necessário para a realização da sua viagem. E’ nesse momento que o consultor traçará um perfil do turista para conhecer seus gostos e suas expectativas para que possa ser oferecido, durante todo o período da viagem, um atendimento personalizado para que a sua viagem possa ser coroada com sucesso. As informações obtidas serão repassadas para o hotel ou resort para que estes possam providenciar não só o cardápio personalizado mas todo o tipo de serviços ao seu alcance. Quem tem estudos ou experiências relevantes que possam servir como referencia para entender a realidade a qual o termo está se referindo? http://www.mcfconsultoria.com.br/website/files/pdf/463863c79d82b634e8ea4d284e523e41.pdf Elaborado por: Salvador Rodrigues de Lima Yossef Sami El Didi Guilherme de Moura Porto

Turismo de Massa

Um modelo de turismo onde muitas pessoas de todas as partes do mundo fazem as mesmas coisas, indo para os mesmos lugares. No turismo de massa o tempo de lazer é alienante, principalmente, porque não produzido para ou pelo o turista. Podemos definir os destinos de massa como uma “fábrica” de consumidores em série, que passam a atrair cada vez mais, um maior número de visitantes. Os agentes desse tipo de turismo guiam totalmente os “passos” de seus consumidores, reservando os hotéis, comprando previamente entrada de atrações, indicando todos os locais que serão visitados, transportando-os em veículos fretados, entre outros.

“Na cvc você viaja para todo o brasil pagando pouco e em até 10X sem juros.” - http://www.cvc.com.br/lps/pacotes-cvc/index.aspx?orig=banner_promocvc_home

Rio de Janeiro:

turismo de massa

http://olhares.uol.com.br/turismo-de-massa-foto1992025.html

"Um belo exemplo a Praia de Pitangueiras no Guarujá em São Paulo":


diferenca do turismo de massa e turismo alternativo

http://www.dentrodomochilao.com/2013/05/diferenca-entre-turismo-alternativo-e-de-massa/#ixzz2ckTEp2qg

Elaborado por:

Débora Soeiro

Fernando Prota

Gabriel Manso

Letícia Schreiber

Rafael Durão

Renata Cassani


Turismo de Neve

 

Definição

 

Turismo de Neve caracteriza-se por ser o deslocamento de pessoas em busca de destinos que possuam neve, sendo tanto para apreciá-lo, quanto para praticar esportes típicos de inverno, como snowboard e esqui.

Alguns destinos são bem consolidados nesse segmento, abaixo listaremos alguns deles e suas características.

Os locais favoráveis a esse tipo de turismo estão próximos aos pólos geográficos da Terra, onde existe neve em abundância, ou em certas localidades em países em que a neve aparece apenas no inverno mesmo não sendo certa a sua presença a todo ano. Nesse caso, os turistas costumam vir do próprio país.

 

Especificidade

A maioria dos destinos turísticos de neve são direcionados aos públicos de alto poder aquisitivo. Os aparelhos e serviços, portanto, são adaptados para esse tipo de demanda.

 

 

Principais Destinos

 

Europa

 

Suíça

St. Morriz é o principal destino suíço para Turismo de Neve. Elegância e exclusividade são as palavras que melhor definem St. Moritz. Além do ski, a variedade de esportes de inverno coloca a estação no topo da lista das mais chiques da Europa.

 

França

Na charmosa região alpina de Savoie, integrando a maior área “esquiável” da França – conhecida como Trois Vallées – está a célebre Courchevel, onde acontece a mais badalada temporada de esqui da Europa. Charme, sofisticação, alta gastronomia, neve excelente e estrutura ski in ski out fazem da estação o destino de inverno mais procurado pelo Jet Set internacional.

 

América do Norte

 

Estados Unidos

 

Aspen, no coração das Montanhas Rochosas, é a cidade de inverno mais famosa dos Estados Unidos. Suas pistas são as favoritas dos esquiadores avançados. Do alto da Montanha Aspen, a vista é espetacular. O próprio vilarejo é uma atração à parte: a arquitetura do século 19 – época da exuberância das minas de prata –, lojas de grife, galerias de arte, restaurantes, cafés, a vida noturna e hotéis com serviços impecáveis.

 

Canadá

 

 

A charmosa Whistler, no oeste do Canadá, já foi sede de parte das competições das Olimpíadas de Inverno. Não foi à toa. Desse vilarejo, erguem-se as impressionantes montanhas Blackcomb e Whistler, que formam o maior complexo de ski e snowboard do país – com mais de 200 pistas. Teleféricos interligam os topos das montanhas, num belo passeio de 4,4km sobre o vale nevado.

 

América do Sul

 

Argentina

 

Os encantos de Bariloche vão além das pistas de esqui e snowboarding de Cerro Catedral. Cercada por um deslumbrante entorno natural, a estância está entre os destinos mais tradicionais da América do Sul, com atrativos o ano todo.

 

Chile

Localizada em uma região vulcânica, Chillan é uma estação de esqui, dentro de um centro termal. Suas amplas pistas arborizadas são circundadas pela belíssima paisagem da região, que oferece além de esqui, passeios de trenó puxados por cães e snowmobile. Após o dia na montanha, é possível relaxar na piscina termal ao ar livre.

 

Webgrafia

www.teresaperez.com.br

www.saunamecum.com.br

www.destinoimagens.com.br

 

 Elaborado por: Renan Augusto, Giovanna Penteado, Gabriela Lima e Tatiana Rodrigues

 

 

 


Turismo de Praia

“[..]constitui-se das atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias, em função da presença conjunta de água, sol e calor.”

fonte: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_de_Sol_e_Praia_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf

 

Porém, existem várias outras terminologias, como Turismo de Sol e Mar, Turismo Litorâneo, Turismo de Praia, Turismo de Balneá- rio e Turismo Costeiro.

Sobre este segmento turístico, o Ministério do Tursimo publicou o livro: "Turismo de sol e praia: orientações básicas". Brasilia: Ministério do Turismo, 2008.

Além disso, existe um programa chamado Programa Bandeira Azul que tem o objetivo de elevar o grau de conscientização da comunidade e governantes, incentivando a proteção ambiental marinha e costeira, a resolução de conflitos e o turismo sustentável. Veja mais sobre o programa em: http://www.inmetro.gov.br/painelsetorial/palestras/Programa_Bandeira_Azul_Marinez_Scherer.pdf).

Veja também o vídeo do Sebrae “Turismo de Sol e Praia”. Disponível em: http://tv.sebrae.com.br/media/923/

Autoria : André Ramiro, Caroline Yvamoto, Jéssica Miho, Letícia Svizzero,


Turismo de Saúde

“[...]constitui-se das atividades turisticas decorrentes da utilização de meios e serviços para fins medicos, terapêuticos e estéticos”.

Fonte: http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_de_Saxde_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf)

Mas, existem várias outras terminologias, como "Viagens Médicas", "Viagens de Saúde", "Viagens para tratamento de saúde", mas a expressão mais conhecida e aceita é "turismo de saúde".

 

O livro "O Turismo de Saúde", de Adalto Felix de Godoi, descreve as origens e destinos dos fluxos internacionais de pacientes, as principais motivações, os países envolvidos, a baixa participação do Brasil neste mercado, além de fazer uma análise social e econômica de seus efeitos para os países que se voltaram para o turismo de saúde.É também um guia para hospitais, clínicas, agências de viagem, profissionais da saúde e do turismo sobre como participar ativamente desse crescente mercado que anualmente movimenta milhões de pacientes e bilhões de dólares.

 

Referência bibliográfica:

Turismo de saúde. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Turismo_de_sa%C3%BAde

 Autoria: Andre Ramiro, Caroline Yvamoto, Jessica Miho, Letícia Svizzero



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