Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

A

Arquitetura Empresarial

A Arquitetura Empresarial (do inglês, Enterprise Architecture, EA) é uma prática bem definida para a realização de análise, projeto, planejamento e implementação de empreendimentos, usando uma abordagem abrangente em todos os momentos, para o desenvolvimento e execução bem sucedida da estratégia" A Arquitetura Empresarial aplica princípios e práticas de arquitetura para guiar as organizações através de negócios, informações, processos e mudanças tecnológicas necessárias para executar suas estratégias. Essas práticas utilizam os vários aspectos de uma empresa para identificar, motivar e alcançar essas mudanças.

Praticantes de arquitetura empresarial, arquitetos de empreendimentos, são responsáveis pela análise da estrutura e dos processos de negócios e muitas vezes são chamados a tirar conclusões a partir das informações coletadas para abordar os objetivos da arquitetura empresarial: eficácia, eficiência, agilidade e continuidade de operações complexas de negócios.

O termo empresa pode ser definido como a descrição de uma unidade organizacional, organização ou conjunto de organizações que compartilham um conjunto de objetivos comuns e colaboram para fornecer produtos ou serviços específicos aos clientes.
O termo arquitetura refere-se a conceitos ou propriedades fundamentais de um sistema em seu ambiente, incorporados em seus elementos, relacionamentos e nos princípios de sua concepção e evolução.