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A

Abstração de dados

É um recurso bastante utilizado nos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs), pois muitos dos usuários de BD não possuem conhecimentos aprofundados em computação e, então, a complexidade encontra-se escondida destes através de várias camadas de abstração que simplificam a relação do usuário com o sistema. Existem três níveis de abstração: Nível físico, nível conceitual e nível de visões ou externo.


API

Significa Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicativos – e corresponde a um conjunto de instruções e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software.


Autogestão

É um conjunto de práticas organizacionais, regras e acordos coletivos, que buscam distribuir a autoridade; o poder de tomada de decisão; responsabilidade e autonomia a cada integrante da organização. Visa o aumento do desempenho, engajamento e a capacidade de adaptação da organização.

B

Base de Dados

Coleção eletrônica que armazena grandes quantidades de informação, organizadas de forma estruturada, possibilitando a consulta rápida e facilitada aos dados.


C

Cluster

Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito de processar uma tarefa. Estas máquinas dividem entre si as atividades de processamento e executam este trabalho de maneira simultânea.


Competência

Conjunto das capacidades humanas responsáveis por proporcionar, através da inteligência e personalidade do indivíduo, um alto desempenho; ou seja, resultado superior no trabalho. Elas podem ser classificadas em competências organizacionais e humanas (relacionado ao grupo de trabalho ou indivíduo).



Computação em nuvem

A computação em nuvem nada mais é do que o fornecimento de serviços de computação (como servidores, armazenamento, banco de dados, rede, software, análise e inteligência) através da internet.



Comunicação

A comunicação consiste na troca de informações entre duas ou mais pessoas, ou então entre organizações e pessoas. Ela ocorre por meio da fala e/ou símbolos.


Comunicação externa

Faz parte de uma comunicação organizacional. O objetivo da comunicação externa é transmitir a identidade da empresa. Ela é voltada a clientes, fornecedores, distribuidores, concorrentes.


Comunicação interna

A comunicação interna tem como objetivo simplificar, organizar e otimizar as relações no ambiente de trabalho. É voltada ao público interno; implica os colaboradores.


Concorrência Empresarial

Situação de mercado onde existe mais de um empreendimento prestando o mesmo serviço, ou ofertando o mesmo produto, ou seja, é a rivalidade que ocorre entre dois ou mais produtores que desejam vender seus artigos de mesma classe, ou entre vários consumidores que pretendem obter produtos de mesma espécie.


Conhecimento

Originário do latim cognoscere, conhecimento pode representar as etapas do saber, também sendo uma informação adquirida. É, segundo Linda Zagzebski, uma relação entre um indivíduo consciente e a realidade, a qual pode ser formada diretamente ou indiretamente.



Criptografia

Sistema de algoritmos matemáticos que codificam dados do usuário para que só o destinatário possa ler, reforçando assim a segurança de um arquivo ou mensagem.



Cultura

Cultura significa cultivo, cuidar; dialética entre artificial e natural, a influência das ações do homem em um ambiente e a forma como o ambiente o afeta. A cultura é indissociável da sociedade e possui um aspecto dinâmico, adaptativo.



Cultura organizacional

A cultura organizacional consiste em importantes pressupostos e suposições para um negócio, corporação ou outra organização. Os pressupostos que podem incluir crenças comuns, valores e abordagens à tomada de decisões, frequentemente não são declaradas ou documentados como os objetivos ou as políticas formais.


D

Dados

Dados são constituídos de fatos crus, é o material bruto proveniente da pesquisa, coleta e descoberta. Por si só não constitui conhecimento, deve-se interpretá-la devidamente para gerar uma informação útil.


Doutrinação

A doutrinação é a tentativa de impor ideias, ideologias, ações/atitudes a alguém ou a um grupo, em que o sujeito, vítima da doutrinação, não questiona aquilo que lhe é dito, apenas repete como palavras de ordem maior. A doutrinação consiste na repetição de informações e de símbolos, sem um estudo crítico sobre o assunto.


E

Empresa ou Empreendimento

Uma empresa é uma unidade econômica-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que têm como objetivo obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e/ou de serviços.


Entrada

Em um sistema de informação, a entrada é a atividade de captar e reunir os dados brutos, ou seja, é o lançamento de todos os dados gerados na organização pelo desenvolvimento de suas atividades corriqueiras.


Esteganografia

Ciência que estuda as formas de ocultar uma mensagem dentro de uma comunicação; ou seja, esconder sua existência. A confidencialidade, autenticidade e privacidade de uma mensagem é uma preocupação cada vez mais crescente.



É

Ética empresarial

A ética empresarial está relacionada aos valores morais e éticos de uma organização no meio social. São os procedimentos seguidos pela empresa ao interagir com clientes, colaboradores e outras instituições.


F

Fake news

Informações falsas, publicadas principalmente em redes sociais. Podem ser criadas para atrair acessos a sites e, assim, faturar com a publicidade digital, criar boatos, reforçar um pensamento, disseminação de ódio, prejudicar pessoas, entre outros motivos.



G

Gestão

Gestão nada mais é que o gerenciamento ou administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas ou um conjunto de dados a serem geridos ou administrados.


Gestão da Informação

A Gestão da Informação é um processo que consiste nas atividades de busca, identificação, classificação, processamento, armazenamento e disseminação de informações, independentemente do formato ou meio em que se encontra (seja em documentos físicos ou digitais).


Gestão do Conhecimento

Gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


H

Hardware

Consiste em um equipamento do computador utilizados para realizar atividades de entrada, processamento e saída. Podem ser de entrada (teclado, mouse, sistemas de reconhecimento ópticos, sistemas de computação de mãos, sistemas de reconhecimento multimídia), processamento (chips, memória principal) e saída (impressora, plotadoras, telas, dispositivos de áudio multimídia).


I

Informação

Informação é a reunião ou o conjunto de dados e conhecimentos (organizados), que possam constituir referências sobre um determinado acontecimento, fato ou fenômeno.


Internet

É uma rede mundial que tem como objetivo interligar computadores para fornecer ao usuário o acesso a diversas informações, trocando dados por meio de um protocolo comum. 



M

Metodologia EKD

O método EKD (Enterprise Knowledge Development) é uma modelagem organizacional que consiste na análise, entendimento e desenvolvimento de uma empresas e seus componentes. O EKD pode fornecer uma descrição clara de como uma empresa funciona, quais são seus objetivos, requisitos, componentes e tudo o mais que está associado à empresa.


Modelo de dados de Entidade-Relacionamento

Modelo que descreve a estrutura das informações existente nos bancos de dados. Surgiu para manipular e representar dados mais complexos que os modelos anteriores a ele. Eles são formados por entidades, que são objetos distinguíveis entre si por meio de um conjunto específico de atributos. A associação entre várias unidades constitui os relacionamentos.


Modelo de dados orientado a objetos

Modelo que descreve a estrutura das informações existente nos bancos de dados. É utilizado quando o modelo relacional e/ou entidade-relacionamento não são suficientes para suportar de maneira adequada o armazenamento de dados. Algumas destas aplicações são sistemas CAD, CAM e hipertexto. Ele também é constituído por objetos que carregam consigo um conjunto de atributos e um conjunto de mensagens (códigos), além de utilizar a linguagem orientada a objetos para implementar as mensagens.


P

Processamento

Em um sistema de informação, o processamento significa converter ou transformar dados em resultados úteis. O processamento pode envolver a realização de cálculos, comparação de dados e execução de ações alternativas, e armazenamento de dados para utilização futura.

Processo de gestão do conhecimento

O processo de gestão do conhecimento se baseia em adquirir o conhecimento por aprendizagem e criatividade organizacional; armazenar o conhecimento em torno do indivíduo, organização e tecnologia da informação; distribuir o conhecimento sob a óptica do contato social, comunidade de prática e compartilhamento via TI; e por fim a utilização do conhecimento. 


R

Realimentação

É a informação originada no sistema, que é utilizada para fazer mudanças na entrada ou nas atividades de processamento. Esse mecanismo de feedback ajuda as organizações a alcançarem seus objetivos.


Rede social

Uma rede social é uma facilitadora de conexão entre pessoas, grupos ou empresas. Ela permite criar relacionamentos, compartilhar diversos tipos de conteúdos e pode ser usada de modo pessoal ou, então, para fins comerciais. A rede social conecta pessoas ou grupos com interesses em comum.


Reengenharia

Reengenharia dos processos do negócio ou revisão de processo, envolve a revisão radical de negócios, estruturas organizacionais, sistemas de informação e os valores da organização para alcançar a superação nos resultados do negócio


S

Sabedoria

É a capacidade do usuário colocar em prática, dentro da sociedade, seus conhecimentos previamente adquiridos por meio da experimentação ou da observação dos resultados obtidos na utilização deles.


Saída

Em um sistema de informação, a saída envolve a produção de informações úteis, normalmente na forma de documentos e relatórios, ou seja, é a exteriorização de tudo aquilo que foi processado e será o alicerce para as decisões gerenciais e estratégicas (documentos, relatórios, cheques de pagamentos, informações para banco e etc).


Segurança da informação

É a proteção contra um grande número de ameaças às informações, de forma a assegurar a continuidade do negócio, minimizando danos comerciais e maximizando o retorno de investimentos e oportunidades. Ela possui três atributos básicos: confidencialidade (ou seja, a informação pode ser acessada somente por quem possui autorização para tal), integridade (é necessário ter certeza da precisão e do completismo da informação) e disponibilidade (é preciso ter garantia que os usuários autorizados terão acesso às informações e recursos associados quando necessário).



Sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD)

Um sistema de gerenciamento do banco de dados (SGBD) consiste em um grupo de programas que manipula o banco de dados e fornece interface entre banco de dados e os usuários e outros programas de aplicação.


Sistema de gerenciamento do conhecimento

Um sistema de gerenciamento do conhecimento (SGC) é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e mecanismos utilizados para criar, armazenar e usar o conhecimento e a experiência da organização.


Sistema de informação

Para compreender os sistemas de informação, é necessário um entendimento sobre o que é sistema. Assim, pode-se dizer que é uma combinação de coisas interdependentes, as quais interagem para formar algo complexo. Logo, sistema de informação pode ser considerado um sistema manual ou automatizado que, por meio da organização e da combinação dos recursos básicos como hardwares, softwares, recursos humanos, recursos de rede, recursos de dados e produtos de informação, armazena, arquiva, recupera, transforma e dissemina a informação em uma organização para controle das organizações e apoio à tomada de decisões. São, portanto todos os recursos e componentes necessários para disponibilizar informação à organização com finalidade de resolver uma variedade de problemas organizacionais.



Sistema de informação baseado em computadores

Um sistema de informação baseado em computadores (CBIS – Computer-based-information system) é um conjunto único de hardwares, softwares, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos que são configurados para coletar, armazenar e processar dados em informação.


Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Um sistema de informação gerencial (MIS - management information system) é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e equipamentos que forncecem informações rotineiras aos gerentes e aos tomadores de decisão. Enfoca a eficiência organizacional: marketing, finanças, produção e outras áreas funcionais que estão ligadas por meio de um banco de dados.


Sistema de processamento de transações

Um sistema de processamento de transações (TPS) é um conjunto organizado de pessoas, procedimentos, softwares, banco de dados e equipamentos utilizados para registrar as transações finalizadas do negócio


Sistema de software

Sistema de software refere-se a um conjunto de componentes computacionais, formando uma plataforma de computação. O sistema é formado por um determinado número de programas separados e arquivos de configurações para eles.


Sistema ERP

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é uma plataforma de software que integra diversas áreas de uma empresa, interligando todos os dados e processos. Normalmente ocorre a separação em módulos de áreas. Isso possibilita a automação e armazenamento de todas as informações de negócios. Os dados podem ser acessados conforme as credenciais de cada um. Assim, as tarefas são realizadas por meio da interface do software que se comunica com bancos de dados.


Sistema operacional de rede

Um sistema operacional de rede (NOS - network operating system) é um software de sistemas que controla os sistemas computacionais e dispositivos em uma rede e lhes permite comunicar-se entre eles. Também desempenha funções similares para a rede, como faz um software de sistema operacional para um computador, como o gerenciamento de memória e de tarefas e coordenação de hardware.


Software

Software é uma sequência de instruções, para serem interpretadas por um computador, com o objetivo de executar tarefas específicas. 


T

Tecnologia da informação

Utiliza-se o termo tecnologia da informação para caracterizar o conjunto de tecnologias representadas por produtos de software, hardware, rede e metodologias de trabalho aplicadas ao gerenciamento da informação. É classificado como um “ramo” dos sistemas de informação.



Telecomunicação

É a transmissão eletrônica de sinais para comunicações, que permite que as organizações realizem seus processos e tarefas por meio de redes, ou seja, é uma técnica que consiste na transmissão de uma mensagem de um ponto para outro, geralmente com a mais-valia de ser bidireccional. A telefonia, o rádio, a televisão e a transmissão de dados através de computadores fazem parte do setor das telecomunicações.


TI ou Tecnologia da Informação

A Tecnologia da Informação, comumente abreviada como TI, pode ser definida como o conjunto de todas as ferramentas e soluções providas por recursos de computação que visam permitir a produção, armazenamento, transmissão, acesso, segurança e o uso das informações.


V

Vantagem Competitiva

Fatores, características ou qualidades, que possibilitam a uma empresa (ou empreendimento) que supere seus concorrentes..



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