Navegar usando este índice

A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
Critério de ordenação atual: Sobrenome crescente Ordenar por: Sobrenome Mude para decrescente | Nome

Jd

Joao Matheus da Silva Braga

Jd

GMC Hummer EV

por Joao Matheus da Silva Braga - domingo, 13 ago. 2023, 23:18
 

Figura 01 - GMC Hummer EV

O GMC Hummer EV, também conhecido como Hummer EV ou HEV, é uma linha de veículos elétricos a bateria, classificado como Medium-Duty e produzido pela General Motors sob a marca GMC. Foi introduzido pela primeira vez em outubro de 2020 com o lançamento do modelo de picape truck (SUT), seguido pelo modelo SUV em abril de 2021. No terceiro trimestre de 2022, cerca de 783 unidades foram entregues aos clientes. Os motores elétricos do Hummer EV são capazes de rebocar trailers de até 3,4 toneladas, e o veículo incorpora várias tecnologias, como câmeras para fornecer uma visão 360º sob o veículo além de vários recursos de assistência ao motorista. Uma característica particular e interessante que torna este veículo adequado a trafegar em terrenos irregulares é a questão de possuir as quatro rodas tracionadas e direcionáveis (crabwalk).

  • Dimensões (C x L x A): 5,51 x 2,37 x 2,00 metros
  • Entre eixos: 3,44 metros
  • Peso Bruto: 4,1 t
  • Peso Bruto Total: 4,7 t
  • Peso conjunto de baterias: 1,4 t
  • Capacidade do porta-malas frontal: 320 litros
  • Tipo de aplicação: Transporte para até 5 passageiros e off-road
  • Tipo de tração: 4x4 (All-Wheels drive)

Body e Chassis

O Hummer EV possui plataforma elétrica similar à MEB (Modular Electric Drive Matrix) que foi lançada pela montadora VW em 2019. A estrutura consiste basicamente em um conjunto de baterias montadas sob o piso rígido do veículo, que contribui na resistência à torção. Sua suspensão é mecânica e do tipo Duplo A, composta por molas pneumáticas. A direção, também mecânica, possui um arranjo duplo que permite direção nas quatro rodas já aplicada em outros modelos de veículos além da maneira particular através do sistema crabwalk, que esterça todas as rodas na mesma direção em velocidades baixas permitindo que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada.

 

Motores e Unidades de acionamento

O veículo possui um total de 3 motores elétricos, sendo dois deles motores AC de imã permanente acoplados de maneira independente nas rodas do eixo traseiro, e o terceiro motor alimentando ambas as rodas do eixo dianteiro. Cada motor possui uma potência de 250kW, totalizando 750kW, que correspondem a mais de 1.000cv de potência e 15,6Nm de torque de roda, formando assim um sistema e4WD. Os motores traseiros possuem uma redução de 10,5:1 enquanto para o dianteiro é de 13,3:1.

O motor frontal conta com um diferencial servindo como uma forma de o motor único conduzir ambas as rodas dianteiras em velocidades diferentes para uma operação suave nas curvas. Esse diferencial não é apenas capaz de variar a potência do motor entre as rodas dianteiras, mas também possui uma função de travamento eletrônico para garantir que as rodas dianteiras girem na mesma velocidade.

 

Baterias e Tecnologia de carregamento

O conjunto de baterias do Hummer EV está entre as maiores instaladas entre os veículos atualmente disponíveis no mercado. O conjunto consiste em duas camadas empilhadas de 12 módulos com cada camada contendo duas linhas de seis módulos. Dentro de cada módulo há 24 células constituídas de Níquel, Cobalto, Manganês e Alumínio (NCMA) de bolsa retangular orientadas verticalmente desenvolvidas pela GM e pela LG Chem. O conjunto completo possui uma tensão de 400V e mais de 200kWh, que são restringidos pela montadora de forma a garantir a longevidade da bateria, mas que são suficientes para dar ao Hummer EV uma das classificações de capacidade mais altas do mundo. Esse conjunto todo oferece autonomia de cerca de 560km.

  

Quanto ao carregamento, o Hummer EV pode usar carregadores rápidos DC de 350kW graças a interruptores inteligentes em sua bateria que colocam a pilha superior de módulos - que normalmente opera em paralelo com a inferior - em série com a inferior. Isso eleva a tensão geral do pacote de 400V para 800V.

Recursos extras

Por ser um veículo criado especialmente para aplicação off-road, o Hummer EV dispõe de diversas características particulares que fazem com que este veículo se destaque e diferencia perante os demais disponíveis no mercado. Abaixo são listados alguns destes recursos.

  • “Modo de Extração” que a GM descreve como um recurso que “permite que a altura da suspensão seja aumentada em aproximadamente 15 centímetros, a fim de ajudar o HUMMER EV a lidar com situações off-road extremas, como limpar pedregulhos e vadear águas mais profundas.
  • Pneus Goodyear Wragler para terrenos irregulares de 89cm, mais de 40cm de distância ao solo com ângulo de aproximação de 49,7 graus e ângulo de saída de 38,4 graus.
  • Proteção inferior da carroceria composta de cinco placas antiderrapantes e duas proteções da parte inferior da carroceria para proteger a bateria e as unidades de acionamento.
  • Câmeras UltraVision que incluem câmeras dianteiras, traseiras e na região inferior do veículo, com visualizações de “observador virtual” ao vivo para ajudar os motoristas a navegar pelos obstáculos e colocar as rodas dentro e fora da trilha. As câmeras da parte inferior da carroceria são embaladas especialmente para ajudar a proteger contra danos e equipadas com uma função de lavagem para ajudar a remover detritos.
  • Modo de condução Terrain que oferece configurações distintas do pedal do acelerador e frenagem, promovendo maior controle de um pedal em baixa velocidade para dirigir em terrenos fora de estrada e com obstáculos.
  • Modo Crabwalk, já mencionado anteriormente, que permite que o veículo trafegue diagonalmente, auxiliando a passagem em obstáculos de vias fora de estrada. Vale ressaltar que este é o único veículo disponível no mercado com esta função.

Em contrapartida, o Hummer EV não foi criado apenas pensando na aplicação off-Road. O veículo possui ainda recursos de veículo esportivo para quem deseja potência e aceleração, como o modo Watts to Freedom (WTF), um nome peculiar que habilita a função de potência máxima dos motores e faz com que o veículo possa atingir 0-100km/h em apenas 3 segundos. Além disso, conta com a função Super Cruise, que é um recurso de assistência ao motorista que, entre muitas outras coisas, permite dirigir com as mãos livres e ainda traz um recurso de mudança automática de faixa que determina quando uma mudança de faixa é ideal e inicia a manobra, seguindo os protocolos de sinalização.

Curiosidades

  • Faróis dianteiros no sistema Full size que aprimoram a estética do veículo e acendem automaticamente ao detectar a chave presencial.
  • Nível de bateria indicado pelas lanternas dianteiras laterais.
  • Tetos de vidro removíveis que podem ser armazenados no porta-malas dianteiro.
  • Tomada 220V no compartimento traseiro que permite a carga de dispositivos e eletrodomésticos.

CUSTO

Vendido nos EUA por USD 110.000.

Em seu lançamento em 2022, o modelo teve todas suas unidades anuais vendidas em um curto período de apenas 10 minutos.



 

Dd

Diego de Araujo Paula

Dd

Jeep Wrangler 4XE 2024 - PHEV

por Diego de Araujo Paula - domingo, 6 ago. 2023, 16:19
 


Figura 1 - Jeep Wrangler Rubicon 2024 sendo carregado

O Jeep Wrangler PHEV 2024 é um veículo híbrido plug-in (PHEV) que combina a potência de um motor elétrico com a versatilidade de um SUV off-road. Equipado com o trem de força 4xe, o Wrangler 2024 oferece uma autonomia elétrica de 35 quilômetros, o que permite que seja conduzido de forma totalmente elétrica em curtas distâncias.

O modelo 4xe é líder de vendas entre os PHEVs nos Estados Unidos, sendo responsável por 38% das vendas do Wrangler no primeiro trimestre de 2023. A linha 4xe de 2024 oferece diversas opções, incluindo o modelo de entrada Sport S com um preço inicial de $51.790, bem como versões voltadas para o off-road, como Willys, Rubicon e Rubicon X, com preços a partir de $56.530, $62.380 e $70.880, respectivamente. Para quem busca uma experiência urbana mais refinada, o modelo 4xe Sahara está disponível por $58.640, enquanto a versão topo de linha, High Altitude 4xe, possui o preço de $68.790.

Além de suas capacidades off-road já reconhecidas, o Wrangler 4xe Willys provou ser uma escolha excepcional para aventuras em terrenos acidentados. Seu trem de força silencioso e potente permitiu uma condução tranquila sobre obstáculos naturais, com a proteção da bateria garantindo segurança em ambientes desafiadores.

Além disso, a atualização de 2024 traz melhorias em termos de conveniência, conforto e segurança. No entanto, a experiência geral off-road do Wrangler não foi prejudicada, mantendo sua reputação como um SUV robusto e confiável.

Especificações

  • Tipo de aplicação: Veículo multipessoal 
  • Tipo de veículo: Híbrido Plug-In (PHEV)
  • Tipo de combustível: Gasolina - Capacidade total 65L
  • Peso: 2900 Kg
  • Peso máximo: 4170 Kg
  • Capacidade de Reboque: 1580 Kg
  • Ocupantes: 5 pessoas
  • Suspensão: Eixos rígidos
  • Freios: Disco ventilado (diant.), sólido (tras.)
  • Pneus: 225/45 R21
  • Dimensões: 
    • Comprimento: 488,2 cm
    • Largura, 189,5 cm
    • Altura, 190,1 cm 
    • Entre-eixos: 300,5 cm 
    • Porta-malas: 533L 
  • Tipo de tração: 4x4
  • Potência: 272 CV
  • Potência máxima combinada: 380 CV  
  • Velocidade máxima à frente: 156km/h
  • Aceleração de 0 a 100km/h: 6,4s

Baterias Jeep Wrangler

Figura 2 - Posição das baterias, abaixo do banco dos passageiros.

  • Baterias: Conjunto de bateria de íons de lítio, níquel manganês cobalto, de 400 volts, 17 kWh, com 96 células.
  • Tempo de Recarga: 6h30 (3,2 kW) e 2h30 (7,4 kW) 
  • Motores Elétricos: 1 Motor Elétrico acoplado ao Virabrequim de 63CV outro Motor Elétrico de 145CV acoplado ao Câmbio.
  • Motores a combustão interna (ICE): 2.0-Liter Turbocharged I-4   
    • Motor a combustão em linha 4 cilindros, 16V, turbo, injeção direta, 1.995cm³.
    • Dianteiro
    • Gasolina
    • 272CV a 5.250rpm, 40,7 kgfm, 3.000.
  • Câmbio: Automático, 8 marchas.
  • Autonomia: 
    • Até 45Km em modo EV
    • Até 590Km modo combinado
  • Consumo:
    • Somente ICE: 8Km/L
    • Híbrido:  24,4 km/L
  • Preço: 70.800 Euros


 

Cd

Carlos de Oliveira Borges Filho

Cd

JAC E-JS1

por Carlos de Oliveira Borges Filho - sábado, 29 jul. 2023, 16:50
 

              A  iEV é a linha de veículos elétricos da JAC e significa “Intelligent Electric Vehicle” - Veículo Elétrico Inteligente, a Nova linha de veículos elétricos usa a sigla E-J que significa "Electric Jac".
              O carro elétrico totalmente elétrico, com zero emissão de CO2, o mais barato do Brasil, com valor de R$145, 900, com autonomia de 302 km (norma NEDC), este carro possui baterias de fosfato de ferro-lítio, capacidade de 30,2kWh, possui regeneração de carga, economia de 10KWH a cada 100Km. Pesa 1180kg, motor elétrico de 150nm (torque de 15,3KGfm), faz de 0 a 100KM/h em 10,7 segundos, que dá uma potência de 62cv de potência, desenvolvido pela JAC em parceria com o grupo Volkswagen e tempo de carregamento extremamente rápido, mesmo no modo tomada.
             
             JAC E-JS1, o carro 100% elétrico o mais barato do Brasil, com Frete, pintura, carregador portátil (Wallbox não inclusos), disponível para pronta entrega, mas o cliente pode antes marcar um Test Drive e conhecer o carro antes de decidir comprar.




            Este é um veículo de passeio com espaço para quatro pessoas, mais o motorista, categoria city-car para trânsito urbano, intenso e apertado com vagas mínimas para estacionar, possui bagageiro e autonomia de 302km, proporciona uma dirigibilidade maravilhosa, é silencioso, não tem nenhuma vibração, não poluí e é bom para o bolso, apresentando uma redução em até seis vezes no custo de combustível e manutenção em relação aos veículos térmicos.
 
.           É um veículo totalmente elétrico, sendo do tipo BEV.
Carregar um JAC Motors 100% elétrico é bem simples o processo é parecido como se carrega um celular. Na Europa a maioria dos donos de veículos carrega durante a noite em casa, conforme pesquisas (Dados: 60% dos usuários na Europa e EUA carregam em suas residências, 30% no trabalho, 5% em shoppings, mercados e restaurantes, e apenas 5% em postos de recarga.).
             Todos os carros elétricos da JAC Motors vem com um carregador portátil no porta malas, deve ser usado em uma tomada 220V residencial (padrão 250V/20A conforme ABNT NBR 14136:2012). O tempo de uma recarga completa com este carregador é de até 22 horas em média, mas recomendamos que você tenha em sua residência um “Wall Box” homologado pela JAC. 
              A JAC possui um parceiro para fazer este trabalho para você, ele fará a inspeção e instalação desta infra-estrutura em sua residência, orçado a parte com o fornecedor. 
O Wall Box da JAC possui capacidade de recarga de 7,4 kWh e é a melhor maneira de carregar seu JAC elétrico, este carregador completa a recarga em cerca de 8 horas, uma dica e carregar de acordo com a sua demanda de autonomia, Por exemplo, uma carga de 20% a 80% é feita em menos de 5 horas.
Na media, se você rodar mil quilômetros em um mês, o aumento em sua conta de luz será entre R$ 60,00 e R$ 80,00, o equivalente a um aparelho de Ar Condicionado.
O peso total é de 1.550kg e a ordem de marcha de 1180kg, pode levar quatro passageiros mais o motorista, seu porta malas possui volume de 121L, sua tração é dianteira do tipo 4X2
 
              A potencia máxima é de 45 kW, ou 62 cv de equivalente a potência e 15,3 kgfm de torque, sua relação peso x potência é de 26 Kg/kW (19 Kg/Cv). Sua velocidade máxima é limitada em 110 km/h, visando garantir a autonomia anunciada de no máximo 300 km para cada carga de sua bateria de 30,2 kWh, com torque máximo de 150N. m
 
 
              Sua aceleração vai de 0 a 100km/h em 10,7 segundo, atingindo velocidade máxima de 105km/h (limitada a 110km/h).
 
              A rede de alta tensão do veículo opera com voltagens próximas a 400V, então não toque nos componentes de alta tensão e nos chicotes identificados pela cor laranja, sem desativar a rede pelo plugue MSD. Os componentes de alta tensão do veículo incluem: Bateria de energia, motor elétrico de tração, PCU, HVB, OBC, A/C, DC-DC, ar-quente da cabine, aquecedor de bateria, bomba de vácuo, cabos de cor laranja e interface de carregamento.
 
              A autonomia estimada é de 300 km, se não rodar na velocidade máxima, mas se rodar próximo dos 110 km/h (sua velocidade máxima permitida), essa carga é drenada rapidamente, em testes 50% foi embora em um trecho de 50 km.
              Em uma tomada tipo “Wallbox” (7,4 kWh), o tempo de recarga é de 5 horas e, em carregadores rápidos de 380V, raríssimos, por sinal, as baterias de Fosfato Ferro-Lítio são recarregadas em apenas 40 minutos, em tomada caseira, a carga pode levar até 11 horas.
  As Baterias LFP-Fosfato de Ferro-Lítio tem capacidade de energia 30,2 kWh, sendo o fabricante GUOXUAN, usa interface de carregamento, tipo carregamento GB/T. Carregamento AC WALLBOX (lento) (20%-100%)*4h, ou carregamento DC (Rápido) (20%-100%) 22 Kwh* 1h10min, mas o veículo não vem de fabrica com o  Wallbox e adaptador GB/T para CCS2, sendo necessário comprá-los a parte.
  Motores elétricos, quantidade, onde estão instalados (no eixo, na roda, junto ao ICE), tipo (AC, DC, número de fases, número de pólos), topologia (PMSM, BLCD, SRM, e detalhes se possível), velocidade máxima em RPM, velocidade nominal, torque máximo, torque nominal, potência nominal, potência máxima, tipo de refrigeração (ativa, passiva, ar, ou por fluído).
              A tecnologia evoluiu, as baterias atuais evoluíram ainda mais, são de íon-lítio, com   quatro componentes: ânodo, cátodo, separador e eletrólito. Cinco são as matérias-primas principais necessárias para produzir as atuais baterias de íon-lítio: o composto de cobalto, níquel e manganês para o cátodo (estrutura para armazenar o portador de carga de lítio), grafite para o ânodo e, claro, lítio, que está contido no eletrólito. Isso tudo é caro. Bem caro. Então, ninguém quer ter de jogar fora tudo isso caso a bateria estrague. Bem, as coisas andaram evoluindo. O Jac eJS1 emprega uma matriz de acionamento elétrico modular, um sistema de baterias que consiste em diferentes números de módulos, dependendo da faixa desejada, com 12 células de bateria  em cada módulo. Assim, quando apresentar problemas, basta o scanner detectar em qual dos módulos esta a célula defeituosa e substituí-la.       
            Os motores, bem, motores elétricos são dispositivos que transformam energia elétrica em mecânica, de uma enceradeira a um carro, e são iguais desde 1834. O que os difere neste longo tempo são alguns matérias empregados em sua construção, sendo constituídos por uma parte giratória chamada de rotor, uma parte estacionária chamada de estator (com eletroímãs ou imãs permanentes, posicionados no material ferromagnético que constitui o corpo do rotor), e bobinas de cobre enroladas e dispostas em volta do material ferromagnético que constitui o estator. Os demais componentes para acionamento e controles são satélites independentes e, assim como o motor, quando terminam suas vidas úteis, são substituídos por inteiro.
 
              Marcha automática única, os 15,3 kgfm de torque passam unicamente por uma transmissão automática de uma velocidade, ou seja, é quase uma relação 1:1. Fora o superesportivo Koenigsegg, cujo custo ultrapassa o limite do possível, não existe no mundo nenhum veículo à combustão que consiga esta marca. E isso vale para todos os EV/BEV.
 
             Com 302 km de autonomia (norma NEDC), o JAC E-JS1 possui baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem capacidade máxima de 30,2 kWh. Provido de sistema de regeneração de carga, o modelo urbano é extremamente econômico: 10 kWh a cada 100 km.
 
               Direção tipo eletroassistida, suspensão independentes, McPhersons (dianteira), eixo de torção traseira, freios a discos dianteiros e disco sólido traseiro, distância entre eixos de 2.390mm, dimensões 4.650mm de comprimento, 1.670mm de largura e 1.540mm de altura, pneus 175/70 R14 de uso misto, porta malas de 121 litros.
 
      JAC E-JS1  A PARTIR DE R$139.900