Programação

  • OFICINAS PEDAGÓGICAS- Comissão de Graduação. Faculdade de Direito da USP

    As Oficinas de Intercâmbio de Experiências Pedagógicas são uma iniciativa da Comissão de Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) e de sua Subcomissão Sanfran 190, adotada com o objetivo de fomentar o intercâmbio de experiências e práticas pedagógicas na unidade.

    A premissa é de que tal intercâmbio possa servir ao enriquecimento do repertório de cada participante e, paulatinamente, de toda a unidade, quanto a métodos, técnicas e experiências de ensino do Direito.

    As Oficinas são realizadas em encontros periódicos, nas quais expositor convidado apresenta seu relato de experiência pedagógica, seguindo-se debate com os participantes.

    O público-alvo são docentes da FDUSP e pós-graduandos inscritos no Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE).



  • 25.02.2016 - Oficina Moodle

    Expositor: Professor Doutor Ewout ter Haar, responsável pelo suporte às novas iniciativas educacionais da USP, bem como coordenador do Grupo de Apoio Técnico-Pedagógico

    Local: Sala Científica - 1o. andar do Prédio Anexo I

    Horário: das 14h00 às 18h00

    Objetivo:

    Capacitar os participantes (docentes) na utilização do Moodle como ambiente online de apoio às disciplinas da USP, modelagem e gestão de cursos à distância e/ou semipresenciais, com foco na construção de ambientes virtuais de aprendizagem no Moodle do STOA (http://disciplinas.stoa.usp.br/)

    Registro histórico:

    Embora este encontro de 25 de fevereiro não tenha sido parte das "Oficinas de Intercâmbio de Experiências Pedagógicas" da FDUSP, vai aqui registrado por ter servido de inspiração às Oficinas subsequentes.

    A reunião de professores para fins de aprendizado e aperfeiçoamento relacionados ao uso da ferramenta Moodle, naquela ocasião, serviu de motivação para que novos encontros fossem realizados a partir de então para simples troca de experiências pedagógicas entre os docentes. 

  • 24.05.2016 - Uso do Moodle na Faculdade de Direito: Possibilidades e Limites

    Expositores: Professora Doutora Juliana Krueger Pela (Departamento de Direito Comercial) e Professor Doutor Marcos Augusto Perez (Departamento de Direito do Estado)

    Horário: das 10h00 até às 12h00

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico

    Exposições pelos docentes convidados acerca de suas experiências na utilização do Moodle em suas atividades de ensino e orientação, destacando possibilidades e limites da ferramenta. Em seguida, debate com os participantes.


  • 16.06.2016 - Como ministrar seminários sobre textos conceitualmente complexos

    Expositor: Professor Titular Ronaldo Porto Macedo Junior (Departamento de Filosofia do Direito)

    Horário: das 14h00 até às 16h00.

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico.

    Textos de autoria do expositor sugeridos como leitura prévia:

    • "Como dar seminários sobre textos conceitualmente complexos". In: Revista sobre Enseñanza del Derecho. Buenos Aires, Argentina, año 11, número 22, 2013, pp. 55-73.
    • "O método de leitura estrutural". In: Cadernos Direito GV. São Paulo, Ed. Fundação Getúlio Vargas, vol. 4, n. 2, março 2007, pp. 5-41.

  • 24.08.2016 - 4a feira - Como organizar e ministrar cursos de "Leitura"

    Expositores: Professores Virgílio Afonso da Silva e Conrado Hübner Mendes (Departamento de Direito do Estado)

    Horário: das 14h00 até às 16h00

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico


    Exposição pelos docentes convidados acerca de sua experiência na concepção e execução dos cursos de "Leituras de Direito Constitucional" na graduação, que têm encontrado boa receptividade entre os alunos. A exposição discutirá, ainda, a viabilidade de adoção de formato semelhante noutras disciplinas, relacionadas a outras leituras.

    Debate com os participantes após a exposição.

  • 15.09.2016 - 5a feira - Uso do Moodle na Faculdade de Direito: como empregá-lo em avaliações e outras atividades

    Expositores: Professoras Associadas Maria Paula Dallari Bucci (Departamento de Direito do Estado) e Mariângela Gama de Magalhães Gomes (Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia)

    Horário: das 14h00 até às 16h00

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico


    Exposições pelas docentes convidadas acerca de suas experiências na utilização da plataforma Moodle para fins de avaliação e outras tantas atividades. Identificação, em especial, de como a plataforma pode facilitar o desempenho de professor, monitores e alunos e potencializar as respectivas experiências de ensino e aprendizado.

    Debate com os participantes após as exposições.

  • 05.10.2016 - 4a feira - A experiência de realização de "tribunais simulados"

    Expositor: Professor Titular Luís Eduardo Schoueri (Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário)

    Horário: das 14h00 até às 16h00.

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico.


    Exposição pelo docente convidado acerca de sua experiência na realização de "tribunais simulados" na faculdade, geralmente como seminário em disciplinas de graduação. Debate com os presentes na sequência da exposição.

  • 10.11.2016 - 5a feira - Como dar uma boa aula expositiva?

    Expositor: Professor Titular José Reinaldo de Lima Lopes (Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito)

    Horário: das 14h00 até às 16h00.

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico.

    Exposição pelo docente convidado acerca de métodos e desafios para ministrar uma boa aula expositiva, considerada a importância desse tipo de aula mesmo em contexto de progressiva valorização de técnicas participativas no ensino jurídico.

  • 9.3.2017 - 5a feira - Cinema combina com ensino jurídico?

    Expositor: Professor Associado Jorge Luiz Soutomaior (Departamento de Direito do Trabalho e da Seguridade Social)

    Horário: das 18h00 até às 20h00.

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico.

    Público-alvo: Docentes e Monitores inscritos no PAE.


    Nesta 1a Oficina de 2017, o docente convidado fará uma exposição, seguida de debate com os presentes, acerca de sua experiência em valer-se do cinema para lecionar sobre o Direito. A exposição será intermediada por pequenos trechos de filmes.

    Soutomaior tem a instigante experiência de, há tempos, ministrar na graduação a disciplina Cinema e Direito do Trabalho.

    Vale o registro, por fim e por oportuno, de que esta 1a Oficina do ano é organizada com o apoio da Comissão Organizadora da SEREC - Semana de Recepção aos Calouros na FDUSP. Embora não seja um evento voltado aos calouros - e sim, naturalmente, apenas aos Docentes da casa e aos Monitores inscritos no PAE -, a Oficina será realizada em paralelo com outros eventos da SEREC na mesma 5a feira, consistentes na exibição de filmes em distintas salas, seguindo-se cada exibição de um debate com alunos coordenado por professores.

    A simultaneidade desta 1a Oficina com a SEREC tem o simples sentido simbólico de, aproveitando esse momento de retomada das atividades letivas, ajudar a inspirar docentes e monitores ao melhor exercício de seus ofícios. Compartilhar experiências pedagógicas com os colegas, de maneira amigável e honesta, continua sendo o grande propósito das Oficinas.   


  • 28.3.2017 - 3a feira - The Socratic Method and Beyond: Reflections on Teaching about the Law

    Expositores convidados: Professor Charles Russo (Dayton University, USA), Professor Suzanne Eckes (University of Indiana, USA) e Professor Marius Smit (North-West University, South Africa) 

    Horário: das 16h00 até às 18h00.

    Local: auditório do 1o. andar do prédio histórico.

    Público-alvo: docentes e Monitores PAE.


    Especialistas em Direito e Educação, os três expositores convidados compartilharão com os participantes desta Oficina suas experiências em lecionar sobre o Direito, valendo-se do método socrático, nos distintos contextos em que atuam - quer nos Estados Unidos, quer na África do Sul.

    A organização desta Oficina se deve ao apoio e entusiamo da Professora Associada Nina Ranieri, responsável pelo curso "Aspectos Constitucionais do Direito à Educação - I", no âmbito do Mestrado em Direitos Humanos, no qual os docentes também lecionarão.


  • Março de 2020. Ensino remoto na FD durante a pandemia de covid 19

  • Tutoriais e guias

  • Regramento sobre o uso das ferramentas de EAD e na covid19

  • Materiais de interesse

  • Oficina virtual Ensino romoto na FD. 13 abril 2020

    A Comissão de Graduação está à disposição para realizar uma Oficina Virtual sobre EAD na FD, destinada a apoiar os docentes e esclarecimento de suas dúvidas sobre o uso das metodologias de educação a distância. Caso haja interesse, professoras e professores estão convidados.

    • Colega docente,

      Esse espaço foi criado para que você envie sua dúvida. Sabemos que a maioria dos docentes, mesmo os que já tem alguma experiência com o uso do moodle, têm várias dúvidas sobre a utilização das ferramentas da educação a distância (EAD) para quantidade maior de estudantes. A partir das questões, será possível buscar apoio mais específico para respondê-las e aprendermos todos juntos com esse processo, que tantos desafios nos impõe.

      M.Paula 

  • Maio e junho 2020. Avaliações remotas na covid 19

  • Tutoriais