Programação

  • Caras alunas e caros alunos,

    Como já deve ser do conhecimento de vocês, desde 2014, por um convênio da USP com a Universidade de Lyon, vocês têm a oportunidade de concluir seu curso de Direito, recebendo ao mesmo tempo um diploma de licence em Droit, francês.

    Trata-se do programa Partenariat International Triangulaire d’Enseignement Supérieur (PITES), que envolve a USP, as Universidades de Lyon que possuem curso de direito – Université Jean Moulin Lyon 3 e Université Lumière Lyon 2 – e a Université Jean Monnet de Saint-Étienne (estas reunidas em uma comunidade de universidades dita Université de Lyon).

    Na prática, o programa se faz com a integração de um bloco de 10 disciplinas das universidades lyonnaises à grade curricular da USP.

    Professores de Lyon virão à USP, como visitantes, dar as aulas em francês e sobre direito francês.

    Essas disciplinas são contadas ao mesmo tempo como créditos da USP e de Lyon. Não se trata, pois, de reconhecimento de “estudos cursados em outra instituição”, mas sim de uma verdadeira integração de currículos, gerando um programa (parcialmente) comum.

    Assim, o aluno da USP que cursar a carga regular de disciplinas obrigatórias e de disciplinas optativas da USP, incluídas – na quota de disciplinas optativas – aquelas que integram o percurso do programa PITES, ao final, terá automaticamente um diploma de “bacharelado” da USP e um diploma de “licence” de Lyon, ambos com ampla validade nacional em seus países (no caso da França, validade mesmo no âmbito europeu).

    Em termos logísticos, os professores é que viajam, sendo acolhidos como professores convidados da universidade parceira. Com isso, um número maior de alunos pode ser atingido, na medida em que não têm que viajar ao exterior (o que acarreta altos custos e possíveis dificuldades familiares ou profissionais).

    Por outro lado, para aqueles alunos que puderem, a hipótese de viajar e cursar parte das disciplinas no exterior não está vedada e é até estimulada.

    A oportunidade para ingresso nesse programa ocorre com a matrícula que vocês farão para o 5º semestre.

    O regulamento do programa está no seguinte endereço: http://www.direito.usp.br

    Para maiores informações, sugiro que procurem a Assistência Acadêmica e também ficamos à disposição.

    Cordialmente,

    A coordenação do programa.

    Fernando Menezes, Camila Duran e Sheila Neder

  • Pites 7

    Data das disciplinas em 2020:

    D. de l'UE - AULAS ADIADAS PARA 2021 - DATAS A SEREM DEFINIDAS


    Introduction - AULAS ADIADAS PARA 2021 - DATAS A SEREM DEFINIDAS


    Lib. Fond. - M. Disant: de 04.02 a 10.02, das 10h às 13h e das 14h às 17h no Auditório do 1º Andar