Programação
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Apresentação da Disciplina
Aula expostiva dialogada: Quem é essa criança - Fatores do cliente, habilidades de desempenho, ocupações alteradas. Definição dos objetivos terapêuticos
Profa. Dra. Luzia Iara Pfeifer
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Avaliação no processo terapêutico: Perfil ocupacional e análise do desempenho ocupacional [Protocolos de Avaliação na clínica de T.O. infanto-juvenil com enfoque no desempenho (Bottom Up) e com enfoque na ocupação (Top Down)]
Atividade em grupos (4 pessoas)
(1) Realizar a tarefa solicitada a partir do caso clínico (pasta)
(2) Criar um caso clínico e preencher anamnese (pasta) e guia Portage (arquivo em Excel disponibilizado na aba desta aula), de acordo com caso clínico (escolha uma das área do Portage para simular a avaliação - estimulação, cognição, desenvolvimento motor, linguagem, auto cuidado, socialização).
Postar nos Fóruns respectivos até 14/05
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Aula expositiva dialogada - Apresentação de caso – Preenchimento da Avaliação – Definição de objetivos
Dra. Renata Lucisano
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Exercício de Raciocínio Clínico
Realizar a leitura do Caso Clínico 1, conhecer o CHORES.
A partir do caso clínico e do CHORES preenchido para o caso, realize o exercício proposto ao final.
Poste no Fórum 3 a Proposta de Intervenção.
20 pontos.
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Transmissão on line da Aula: Integração Sensorial de Ayres - da avaliação à intervenção
Terapeuta Ocupacional Francielly Caroline Silva
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Exercício para raciocínio clínico (EAD).
Em grupos de 04 estudantes: baseado nos casos clínicos apresentados realizar o exercício proposto.
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Aula On Line
Discussão dos Sistemas de classificação/ Vídeos e classificação dos níveis
Tipos Clínicos/Padrões patológicos
Classificação da Funcionalidade de crianças com PC – Níveis motores (GMFCS E&R e MACS)/Core Set
Profa. Dra. Luzia Iara Pfeifer
Indicação de leitura:
REBEL, M.F. et al. PROGNÓSTICO MOTOR E PERSPECTIVAS ATUAIS NA PARALISIA CEREBRAL. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum, v. 20, n.2, p.342-350, 2010.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 80 p. : il.
Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS E & R) http://motorgrowth.canchild.ca/en/GMFCS/resources/PORTUGUESE_corrigidoFINALMay12.pdf
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Caso Clinico - Raciocínio Clínico
Em grupos realizar o exercício na Pasta Caso Clínico.
Postar o exercício no Fórum Caso Clínico PC
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- Therasuit/ Theratogs/ Metodo Treini -- - Kinesiotaping -- - Gameterapia (Wii Terapia)
Aula teórico-prática (dialogada)
Dra. Michelle Zampar
Indicação de leitura:
ADAMOVICH, S. V. et al. Sensorimotor training in virtual reality: a review. Neuro Rehabilitation, Philadelphia, v. 25, n. 1, p. 1-21, 2009. PMid:19713617.
CAIANA, T L, NOGUEIRA, D. L., LIMA, A. C. D. .A realidade virtual e seu uso como recurso terapêutico ocupacional: revisão integrativa . .Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 24, n. 3, p. 575-589, 2016
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Método neuro-evolutivo – Conceito Bobath
Aula Teórico-prática (Dialogada)
Dra. Mariana Marques
Indicação de leitura:
1) Função do Terapeuta Ocupacional no atendimento de crianças com desordens neuromotoras.
Desenvolvimento motor – Aspectos biomecânicos e cinesiológicos no bebê de 0 a 12 meses20) Desenvolvimento motor – Aspectos biomecânicos e cinesiológicos no bebê de 0 a 12 meses
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Aula on line sobre Método Bobath
Dúvidas e questões
Vídeos
Dra. Maria Marques
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18/06 - 12a Aula Intervenção Essencial/Precoce (motor, visual, auditivo, tátil) e orientação familiar
Aula invertida
Assistir à vídeo-aula (ppt) e aos vídeos disponibilizados.
Entrar para roda de conversa com dúvidas, questões e comentários as 15h30.
Dra. Renata Lucisano
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23/06 - 13a Aula Alterações neurológicas e ortopédicas infantis mais frequentes na clínica da terapia ocupacional -
Distrofias Musculares: Duchenne;
Paralisia Braquial Obstétrica
Malformações Congênitas: Mielomeningocele e artrogripose
Estudos de Caso - Aula teórico-prática (dialogada)
Indicação de leitura:
RABONI, T. E. C. R., SILVA, M. F. M., PFEIFER, L. I.. Intervenção Terapêutica Ocupacional junto à criança com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD): um estudo de caso. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. , v.20, p.121 - 127, 2012.
CASEIRO, G., MANHO, F., SILVA, D. B. R., PFEIFER, L. I.. Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. , v.21, p.141 - 147, 2013.
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FEedback das tarefas, prova e avaliação final.