Programação

  • 30/04 - Aula 1 Apresentação da disciplina

    Apresentação da Disciplina

    Aula expostiva dialogada: Quem é essa criança - Fatores do cliente, habilidades de desempenho, ocupações alteradas. Definição dos objetivos terapêuticos

    Profa. Dra. Luzia Iara Pfeifer

  • 07/05 - Aula 2 Anamnese - Avaliação, perfil ocupacional e análise de desempenho

    Avaliação no processo terapêutico: Perfil ocupacional e análise do desempenho ocupacional [Protocolos de Avaliação na clínica de T.O. infanto-juvenil com enfoque no desempenho (Bottom Up) e com enfoque na ocupação (Top Down)]


    Atividade em grupos (4 pessoas) 

    (1) Realizar a tarefa solicitada a partir do caso clínico (pasta)

    (2) Criar um caso clínico e preencher anamnese (pasta) e guia Portage (arquivo em Excel disponibilizado na aba desta aula), de acordo com caso clínico (escolha uma das área do Portage para simular a avaliação - estimulação, cognição, desenvolvimento motor, linguagem, auto cuidado, socialização).

    Postar nos Fóruns respectivos até 14/05


  • 14/05 - Aula 3 Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - PEDI

    Aula expositiva dialogada  - Apresentação de caso – Preenchimento da Avaliação – Definição de objetivos

    Dra. Renata Lucisano

  • 19/05 - 4a Aula Raciocínio Clínico – Procedimentos na prática de T.O.

    Exercício de Raciocínio Clínico

    Realizar a leitura do Caso Clínico 1, conhecer o CHORES.

    A partir do caso clínico e do CHORES preenchido para o caso, realize o exercício proposto ao final.

    Poste no Fórum 3 a Proposta de Intervenção.

    20 pontos.

  • 21/05 - 5a Aula: Perfil sensorial, Processamento/Integração sensorial.

    Transmissão on line da Aula:  Integração Sensorial de Ayres - da avaliação à intervenção

    Terapeuta Ocupacional Francielly Caroline Silva

  • 26/05 - 6a Aula Perfil Sensorial/ Integração Sensorial

    Exercício para raciocínio clínico (EAD).

    Em grupos de 04 estudantes: baseado nos casos clínicos apresentados realizar o exercício proposto.


  • 28/05 - 7a Aula Paralisia Cerebral e as alterações ocupacionais

    Aula On Line

     Discussão dos Sistemas de classificação/  Vídeos e classificação dos níveis

    Tipos Clínicos/Padrões patológicos

    Classificação da Funcionalidade de crianças com PC – Níveis motores (GMFCS E&R e MACS)/Core Set

    Profa. Dra. Luzia Iara Pfeifer

    Indicação de leitura:

    REBEL, M.F. et al. PROGNÓSTICO MOTOR E PERSPECTIVAS ATUAIS NA PARALISIA CEREBRAL. Rev Bras Crescimento Desenvolvimento Hum, v. 20, n.2, p.342-350, 2010.

     BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes de atenção à pessoa com paralisia cerebral / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 80 p. : il.

     

    Sistema de Classificação da Função Motora Grossa (GMFCS E & R) http://motorgrowth.canchild.ca/en/GMFCS/resources/PORTUGUESE_corrigidoFINALMay12.pdf

     

    Sistema de Classificação da habilidade manual para crianças com PC de 4 a 18 anos (MACS) http://www.macs.nu/files/MACS_Portuguese-Brazil_2010.pdf

  • 02/06 8a Aula - Exercício Raciocínio Clínico

    Caso Clinico - Raciocínio Clínico

    Em grupos realizar o exercício na Pasta Caso Clínico.

    Postar o exercício no Fórum Caso Clínico PC

  • 04/06 - 9a Aula Métodos e Conceitos Terapêuticos da Reabilitação – 2 Teórico e Prático

    - Therasuit/ Theratogs/ Metodo Treini -- - Kinesiotaping -- - Gameterapia (Wii Terapia)

    Aula teórico-prática (dialogada)

    Dra. Michelle Zampar

    Indicação de leitura:

    ADAMOVICH, S. V. et al. Sensorimotor training in virtual reality: a review. Neuro Rehabilitation, Philadel­phia, v. 25, n. 1, p. 1-21, 2009. PMid:19713617.

     

     CAIANA, T L, NOGUEIRA, D. L., LIMA, A. C. D.  .A realidade virtual e seu uso como recurso terapêutico ocupacional: revisão integrativa . .Cad. Ter. Ocup. UFSCar, São Carlos, v. 24, n. 3, p. 575-589, 2016

     

    KOSCIELNY I. Therasuit - Soft Dynamic Proprioceptive Orthotic. Cerebral Palsy Magazine June 2004

  • 09/06 - 10a Aula Métodos e Conceitos Terapêuticos da Reabilitação – 1 Teórico e Prático

    Método neuro-evolutivo – Conceito  Bobath

    Aula Teórico-prática (Dialogada)

    Dra. Mariana Marques

    Indicação de leitura:

    1)       Função do Terapeuta Ocupacional no atendimento de crianças com desordens neuromotoras.

    Desenvolvimento motor – Aspectos biomecânicos e cinesiológicos no bebê de 0 a 12 meses


    20) Desenvolvimento motor – Aspectos biomecânicos e cinesiológicos no bebê de 0 a 12 meses

  • 16/06 11a Aula

    Aula on line sobre Método Bobath

    Dúvidas e questões

    Vídeos

    Dra. Maria Marques

  • 18/06 - 12a Aula Intervenção Essencial/Precoce (motor, visual, auditivo, tátil) e orientação familiar

    Aula invertida

    Assistir à vídeo-aula (ppt) e aos vídeos disponibilizados.

    Entrar para roda de conversa com dúvidas, questões e comentários as 15h30.

    Dra. Renata Lucisano

  • 23/06 - 13a Aula Alterações neurológicas e ortopédicas infantis mais frequentes na clínica da terapia ocupacional -

     Distrofias Musculares: Duchenne; 

    Paralisia Braquial Obstétrica 

    Malformações Congênitas: Mielomeningocele e artrogripose

    Estudos de Caso - Aula teórico-prática (dialogada)


    Indicação de leitura:

    RABONI, T. E. C. R., SILVA, M. F. M., PFEIFER, L. I.. Intervenção Terapêutica Ocupacional junto à criança com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD): um estudo de caso. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. , v.20, p.121 - 127, 2012.

    CASEIRO, G., MANHO, F., SILVA, D. B. R., PFEIFER, L. I.. Intervenção da Terapia Ocupacional na Síndrome de Cri-du-Chat: estudo de caso. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. , v.21, p.141 - 147, 2013.

  • 30/06 - 14a Aula Avaliação Final do Estudante e da Disciplina

    FEedback das tarefas, prova e avaliação final.