Programação
-
1. Ementa
A disciplina se propõe a discutir a constituição da época moderna, dos primeiros processos de mundialização deslanchados na Europa moderna à formação de um tempo/espaço no qual se insere a estruturação da Ibero América. Tendo como recorte cronológico o período entre os séculos XIV e XIX, elege como eixos preferenciais de discussão: a) a formação do capital e capitalismo em meio aos processos de divisão do trabalho e às transformações sociais e produtivas associadas à expansão das cidades comerciais e manufatureiras; b) a transformação das experiências do tempo e do espaço, e seu rebatimento nas relações do homem com o passado e o progresso, a natureza e a cultura, a civilização e a barbárie; c) a constituição do Estado moderno e da esfera pública burguesa, e suas relações com o novo estatuto da sociedade civil, da cidadania, da propriedade privada e da privacidade; d) o processo de racionalização e autonomização das esferas de valor, no qual se insere um campo laico de produção de idéias na ciência, na filosofia e na arte, e por extensão na arquitetura e no urbanismo.
2. Objetivos- compreender as experiências e significados do espaço e do tempo na sociedade ocidental entre os séculos XIV e meados do século XIX;
- analisar a formação do capitalismo e a chamada acumulação primitiva, articulando as transformações globais do sistema a processos locais, coloniais e nacionais de desenvolvimento, em suas distintas temporalidades;
- Analisar a formação do mercado de trabalho assalariado e da escravidão moderna, bem como o aprofundamento da questão social e dos direitos de cidadania;
- problematizar as transformações nas esferas pública e privada com a consolidação dos Estados nacionais e a formação do sistema colonial;
- Vincular a análise da arquitetura, do urbanismo, da produção do espaço ao entendimento de processos materiais e ideológicos constituintes da sociedade de classes capitalista.
3. Avaliação discente2 seminários de texto em equipe (apresentação e preparação de questões a respeito) - peso 3
1 prova individual intermediária - peso 3
- 1 relatório final em equipe - peso 4
OBS.: Cada equipe discutirá com o professor o respectivo seminário nos primeiros 30 min da aula anterior ao mesmo -
Apresentação do programa, exercícios, avaliação, bibliografia, equipes
Aula expositiva:
Modernidade, transformação dos conceitos e experiências de espaço e tempo
-
Aula expositiva:
Gênese do capital e ética protestante; trabalho, técnica e riqueza na modernidade; arquitetura e divisão do trabalho
Leitura e discussão do texto:
Jacques Le Goff. “O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo Conceito de Idade Média, Lisboa, Estampa, 1980, p.61-73.
-
Aula expositiva
Vida civil e espaço político: dos burgos corporativos ao mercado ampliado; o conceito moderno de cidade; as praças renascentistas
Seminário 1 (Equipes 1 e 5, seminaristas e debatedores respectivamente):
Max Weber. “Conceito e categorias da cidade”. In VELHO, O.G. (org.), O Fenômeno Urbano. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987, pp. 68-89.
-
Exibição e discussão do filme:
A Controvérsia de Valladolid, de Jean-Daniel Verhaeghe (1992, 90min)
-
Aula expositiva:
Mercantilismo, viagens e colonização: o espaço atlântico e a América; a descoberta do outro, a descoberta dos brancos.
Seminário 2 (Equipes 2 e 6):
Fernando Novais, "O Brasil nos quadros do antigo sistema colonial", In MOTA, C.G. (org.), Brasil em Perspectiva. Rio de Janeiro: Difel, 1977, pp. 47-63. -
Aula expositiva
Colonização e escravidão, cidade e território colonial.
Seminário 3 (equipes 3 e 7):
Maurício de Almeida Abreu, "A apropriação do território no Brasil colonial", in Escritos sobre Espaço e História. Rio de Janeiro: Garamond, 2014, pp. 265-298.
-
Aula expositiva
Colonização e escravidão, o público e o privado no Brasil colonial
Seminário 4 (equipes 4 e 8):
Fernando Novais, "Condições da privacidade na colônia", in SOUZA, L. de M. e, História da Vida Privada no Brasil, vol. 1. São Paulo: Companhia das Letras, pp. 14-39.
-
V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Salvador, 13 a 19/10/2018
https://www.enanparq2018.com/ -
Exibição e discussão do filme
"Iauaretê, Cachoeira das Onças", de Vincent Carelli (2006, 48min)
Avaliação da disciplina pela turma -
Aula expositiva
Cultura, cortes e cidades no absolutismo; mercadores e banqueiros, artistas, povo e plebe; mercantilização do luxo e estilos de vida.
Seminário 5 (equipes 5 e 9):
Norbert Elias, "Estruturas e significado do habitat", in A Sociedade de Corte. Lisboa: Estampa, 1995, pp. 13-40.
-
Aula expositiva:
Sociedade e economia entre os séculos XVII e XVIII: do ciclo holandês de acumulação à hegemonia britânica no sistema do livre comércio; da manufatura à indústria.
Seminário 6 (equipes 6 e 1):Robert Darnton, “Os trabalhadores se revoltam: O Grande Massacre de Gatos na Rua Saint-Severin”, in O Grande Massacre de Gatos, Rio de Janeiro, Graal, 1986, pp. 102-139.
-
Realização de prova individual
-
Aula expositiva:
Mudanças na esfera pública: o público e o privado, o social e o íntimo no mundo burguês; o campo da política e o campo da propriedade; o mercado público.
Seminário 7 (equipes 7 e 2):Richard Sennet, “O público e o privado”. In: O Declínio do Homem Público. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, pp. 117-137
-
Aula expositiva:
A economia monetária e a formação da sociedade industrial; questão social e tensões revolucionárias; subúrbios operários e utopias urbanas
Seminário 8 (equipes 8 e 3):
Georg Simmel. “O Dinheiro na cultura moderna”. In Souza, J. e Oelze, B. (orgs). Simmel e a modernidade. Brasília: Ed. UnB, 1998, p. 23-40.
-
Tema
Crise do sistema colonial e movimentos de independência nas Américas; projetos identitários e cidadania na América Latina; transformações e permanências no Brasil independente: terra e trabalho, campo e cidade, escravidão e liberdade
Seminário 9 (equipes 9 e 4)
Sergio Buarque de Holanda, "Nossa revolução", in Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, pp. 169-188.
-
Encontro CorpoCidade6
Salvador, 4 a 7/12/2018
http://www.corpocidade6.dan.ufba.br/index.php/agenda/ -
Realização do Relatório (coletivo, em sala de aula)
Trata-se de uma recapitulação do conteúdo das aulas ministradas e sua conexão com os textos discutidos ao longo do semestre.
O trabalho será elaborado coletivamente a partir das anotações e registros dos componentes da equipe, contemplando:
a) resumo das problemáticas principais tratadas nas aulas e textos, e o fio condutor que as conecta;
b) uma reflexão sobre as questões mais relevantes abordadas no semestre para a formação do arquiteto e urbanista.