Programação
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AVISO 26/04/2023: A notas da Prova 01 estão em arquivo EXEL na Seção Prova 01 da página da disciplina. Durante um dos intervalos da aula do dia 26/04, vocês terão o acesso as suas provas e poderão esclarecer dúvidas sobre a correção assim como fazer pedidos de revisão de nota.
23/03/2023 No momento, só o material da seção Geal e da Seção sobre a 1-a aula estão válidos. O resto é o material que foi importado dos anos passados e que ainda requer a minha revisão.Nossa Prova01 foi marcada para a primeira aula após a Semana Santa. Então, a prova será aplicada no início da aula do dia 12/04/2023. A duração da prova é 1 hora. Após a prova, será ministrada aula. O plano é que a aula comece as 15:15 (15 minutos após o término da prova). A Prova abrange Listas 01 e 02.Cada aluno pode trazer para a prova uma COLA OFICIAL que é uma folha A4 (ou menor) preenchida A MÃO (de no máximo, nos dois lados). Não pode usar celular (nem como a calculadora). Pode trazer calculadora, mas saiba que as contas serão simples e poderão ser feitas a mão. -
Válidas para turma FMVZ do ano 2023.
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Em elaboração.
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Válidos para a turma FMVZ de 2023.
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Calculadora de Probabilidades criada por Florência Leonardi
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Esse arquivo contém as notas de todas as 4 provas da disciplina, já coriigidas de acordo com pedidos de revisão de notas e de acordo com a nota da prova substitutiva; onde a substituiva substituiu a nota da correspondente prova, a cor da célula é amarela.
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O conteúdo desta seção voi validado para a turma FMVZ do ano 2023.
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Tudo que você precisa aprender no assunto "Modelos Probabilísticos" está neste texto. Preste a atenção que o texto contém Lista01 do curso (é a Seção 1.5) e o Gabarito à Lista01 (é a Seção 1.6).
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Este playlist foi feito pela monitora da matéria do ano 2021. A monitora é aluna/expositora muito eficiente; muitos dos alunos do curso gostaram de suas explicações. Porém, eu não me responsabiliso por nada que ela postou aqui. Deixei tudo acessível por respeito que tenho ao trabalho dela. Mas você, meu querido aluno, tem que usar este material com muita cautela; havendo dúvidas e/ou divergências com minhas explicações, você deve conversar comigo a respeito. Em outras palavras, este é material complementar.
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Neste arquivo você tem o pdf das transparências que eu usei na aula. Recorde que um boa parte da aula foi apresentada na lousa. Mas tudo que foi lhe apresentado é, na realidade, o comentário para as presentes transparências. Portanto, se você for presente na aula, a leitura das transparências é lhe suficiente para dominar o assunto (na medida que lhe permite fazer os exercícios da Lista 1). Já se você busca as explicações detalhadas que você não entendeu durante a aula, então, talvéz, você deve ler o texto do Capítulo 1 anexo no outro arquivo.
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O conteúdo desta seção foi validada para a turma FMVZ do ano 2023.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquií há a primeira das sérias.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquií há a segunda das sérias.
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Toda a apresentação do assunto "Probabilidade Condicional e Independência" foi dividida em três séries de transparências. Aquí há a terceira das séries.
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Tudo que você precisa aprender no assunto "Probabilidade Condicional e Independência" está neste texto. Observe que o texto contém Lista02 do curso e também seu gabarito. O gabarito não trata de todos os exercícios. O que falta estrá apresentado num arquivo .pdf separado chamado "GabaritoFeitoAmao...".
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Aquí encontra-se o gabarito dos exercícios não solucionados no texto do Capítulo 02.
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É material complementas preparado pela monitora Bruna no ano 2019. Eu não verifiquei todos os detalhes de suas explicações. Sei que alguns alunos gostaram muito da abordagem e da didática da monitora. Por isso estou disponibilizando para vocês agora, em 2023.
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O conteúdo desta seção voi validado para a turma FMVZ do ano 2023. Prova 01 foi corrigida. No dia 26/04 vou colocar as notas em boletim de notas e disponibilizá-lo. Alunos poderão ver suas provas (e solicitar revisão d enota, se for o caso) na aula do dia 26/04, num dos intervalos entre as aulas.
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Aqui tem o exemplo da primeira folha da Prova 01.
Voce vai receber essa folha e mais duas em branco.
Nas folhas brancas você será solicitado e apresnetar a
solução em todos os detalhes. na primeira folha voce só
vai colocar as respostas de acordo com minhas solicitações.
TODAS as folhas serão analisadas por mim quando for corrigir
sua prova. SÓ AS RESPOSTAS colocadas na 1-a folha não são
válidas para eu concluir que você sabe fazer as questões da prova.
Havendo (nas 2-a e 3-a folha da prova) explicações de solução
erradas ou feitas de uma maneira ilegível, toda a solução será anulada.
Tipicamente, dá-se 5 pontos pela Q01 e outros 5 pela Q2 da prova.
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Este tópico foi apresentado nas aulas dos dias 12 e 19 de abril. Não disponibilizei a parte de meu livro que fala sobre o tema, pois o texto daquela parte não está elaborado com a perfeição adequada. Mas isso não deve afetar a aprendizagem por alunos do curso, pois o tema está acompanhado por um video no qual eu explico tudo em detalhes. Se eu conseguir tempo para aperfeiçoar aquela parte de meu livro, então anexarei o texto aperfeiçoado e lhes avisarei sobre isso.
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Video-aula sobre "Variáveis aleatórias: Propriedades Gerais". AS transparências usadas nessa aula estão anexadas.
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As transparências são auto-explicativas, quer dizer, você pode lé-las sem ter assistido video-aula. Em outras palavras, as transparências é um texto cortado e formatado da maneira que permite mostrá-lo na tela.
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Vale lembrar que algumas questões da Prova 02 serão semelhantes aos exercícios da Lista 03. A lista, entretanto, contém exercícios de níveis diferentes. Eu concordarei em retirar alguns deles do elenco que será usado para formar questões da Prova 02. As retiradas serão feitas em resposta aos pedidos de alunos. Se você deseja solicitar a corte de exercício, você deve dar uma justificativa de sua opinião da "excessiva complexidade do exercício".
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Como a aula do tema "Variáveis Aleatórias; noções básicas" a e sua Lista de Exercícios estão bastante extensas, eu decidi fazer uma listinha de habilidades que devem ser adquiridas por você no assunto sobre o qual versam as referidas aula e lista. Essa listinha está aquí; espero que seja útil para, pelo menos, aliviar sue sofrimento causado pela extensão exagerada da aula e da Lista de Exercícios.
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A aula AT3 faz referência à parte teórica visto no assunto 3, enquanto o vídeo A3.1 diz respeito à resolução de um exercício presente na lista 3.
Eu disse que resolveria mais um ex desse assunto no fim do vídeo A3.1, mas apenas o farei em caso de necessidade, pois tem uma estrutura muito parecida com o ex resolvido no vídeo citado, salvo os exercícios C e D; se necessário, posso fazer mais um vídeo
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023.
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Aquí está o texto sobre as variáveis aleatórias de Bernoulli e as variáveis aleatórias Binomiais; neste mesmo texto, há Lista04 e seu gabarito. Recordando: Listas 03 e 04 são a base para Prova 02. Recordo que os exercícios 52-55 da Lista 04 são opcionais.
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Aquí está o arquivo com as transparências sobre a Variável Aleatória de Bernoulli que foram usadas em aula. Devo esclarecer que tudo que eu contei na aula e escrevi na lousa está no texto do Capítulo 4 de meu livro. Pode usar o texto do livro caso você não anotou bem as explicações dadas na aula ou caso você deseja confirmar ou ampliar aquilo que aprendeu na aula.
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Aqui estão as transparências do tema "Variável Aleatória Binomial" que foram usadas em aula. Devo esclarecer que tudo que eu contei na aula e escrevi na lousa está no texto do Capítulo 4 de meu livro. Pode usar o texto do livro caso você não anotou bem as explicações dadas na aula ou caso você deseja confirmar ou ampliar aquilo que aprendeu na aula.
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Aquí está o material usado pela monitora do curso nos anos passados. A responsabilidade pelo conteúdo é da monitora.
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Aquí está o material usado pela monitora do curso nos anos passados. A responsabilidade pelo conteúdo é da monitora.
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023 (turma 2023109). Chamo a atenção dos alunos da turma que na Prova02 será cobrado o conhecimento sobre as Normais Padrão. A segunda parte da presente parte da disciplina será cobrada na Prova03. As variáveis aleatórias Normais Gerais foram apresentadas na aula do dia 10/05/2023. É essencial que os alunos aprendam a fórmula de padronização que é uma ferramenta principal para o cálculo de valores relacionadas às distribuições de variáveis aleatórias normais (esta fórmula está no início da Seção 5.6). Em relação às variáveis Normais Gerais, os alunos devem fazer os exercícios de número 77--82 da Seção 5.6.
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Esse é o texto do Capítulo 5 que apresenta as variáveis aleatórias normais e fala sobre variáveis aleatórias contínuas em geral. De todo o conteúdo do capítulo você precisa saber somente calcular as probabilidades envolvendo a variável aleatória Normal Padrão e as variáveis aleatórias Normais gerias. A técnica desse cálculo pode ser aprendida vi a leitura de exercícios e de suas soluções. Os exercício referente à variável Normal Padrão estão na Seção 5.3 e seus gabaritos estão na Seção 5.4, já os exercícios referente às variáveis aleatórias normais gerais estão na Seção 5.6 com os respectivos gabaritos na Seção 5.7. Comento ainda que no início da Seção 5.6 está apresentado o único método que aplica-se para deduzir perguntas acerca de variáveis aleatórias Normais gerais às correspondentes perguntas envolvendo a variável aleatória Normal Padrão. Esse comentário mostra que a variável aleatória Normal Padrão desempenha o papel central em tudo que você precisa aprender do Capítulo 5. Por essa razão eu gravei aula que trata exclusivamente dessa variável aleatória. A aula toca em assuntos principais. Já todos os detalhes estão apresentados na Seção 5.2 do Capítulo5. Embora tal seção segue a Seção 5.1, a leitura desta não é obrigatória para poder entender a Seção 5.2. Falando sobre as variáveis aleatórias normais gerais, os princípios de sua construção estão explicados pela vídeo-aula anexa, enquanto os detalhes estão na Seção 5.5.
Quanto à Seção5.1, ela fornece os princípios de construção de variáveis aleatórias contínuas e foi acrescido ao Capítulo 5 para poder justificar a construção e as propriedades de variáveis aleatórias normais. Acontece que as propriedades das quais necessitam amparam-se pelo cálculo de derivadas e integrais. Infelizmente, há unidades da USP que não ensinam esse cálculo, ou que adiam tal ensino para depois do ensino de Estatística Básica. A Seção5.1 tenta suprir essa deficiência. Entretanto, a leitura dessa seção não é obrigatória para os alunos que aceitam as variáveis normais sem exigir o rigor matemático.
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Aula sobre a Variável Aleatória Normal Padrão. A aula é introdutória. Os detalhes estão no texto do Capítulo 5
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São as transparências que eu usaei na sala de aula na parte da aula quando falei sobe a Variável Aleatória Normal Padrão.
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Esse video tem caráter introdutório; os detalhes estão no Capítulo 5.
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Estas tabelas são apenas para servir como auxílio, ampliando a forma de vocês analisarem a distribuição normal, dado que no livro já tem uma tabela disponível.
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Para a turms 2023109 (FMVZ o semestre de 2023), a data da Prova 02 é 17 de maio de 2023. Os assuntos da disciplina que entram na Prova02 são: Variáveis Aleatórias, Conceitos Gerais; Variável aleatória de Bernoulli; Variável aleatória Binomial; Variável aleatória Normal Padrão (prestem a atenção, de todos o assunto sobre as variáveis normais, só será cobrado o conhecimento das Normais Padrão).
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Para a turma 2023109 (FMVZ o semestre de 2023), a data da Prova 03 é 31 de maio de 2023. Os assuntos da disciplina que entram na Prova03 serão ainda discutidos; a discussão é planejada a acontecer na aula da semana anterio à prova.
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023 (turma 2023109). Na aula do dia 10/05/2023 foi apresentada a parte dessa seção que versa sobre a construção de histograma para a distribuição de frequencia relativa de uma população. Os alunos devem fazer os Exercícios 1 e 2 da Lista 6, mas somente as partes deles onde se pede construir histogramas.
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As transparências usadas nessa video-aula estão anexas. De toda a informação contida nessa aula, o que você precisa aprender para poder fazer exercícios são dois assuntos: a construção de histogramas para frequencia relativa (em particular, vale prestar a atenção à construção de histogramas com aplitudes de classes diferentes) e a construção de Box-Plot. Entretanto, prestema atenção: a construção de Box-Plot difere-se dependendo de se o faz para dados de população ou para dados de amostra. No meu curso, é precisa aprender a construção correspondente aos dados (observações) de amostra, que está ensinado num outro video.
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Nessa aula eu falo sobre Amostra e sobre suas caraterísticas estatísticas. Preste atenção à parte na qual eu ensino a construção de Box-Plot para amostras. É a parte mais complicada de tudo que você precisa aprender para fazer exercícios referentes ao tema da presente aula.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como identificar os TIPOS de DADOS. (É a aula Nr 1 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre as diferenças entre MÉDIA e MEDIANA. (É a aula Nr 2 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como fazer gráficos de BARRAS, de SETORES e de DISPERSÃO. (É a aula Nr 3 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre como fazer um HISTOGRAMA (É a aula Nr 4 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre quantis, QUARTIS, decis e PERCENTIS (É a aula Nr 5 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre as principais medidas de DISPERSÃO(É a aula Nr 6 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre o BOXPLOT e sobre a sua construção. (É a aula Nr 7 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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Video-aula do Dr Prof Alexandre Patriota sobre Limites Superior e Inferior do BOXPLOT. (É a aula Nr 8 em séria de aulas gravadas pelo Prof. Alexandre). Esse assunto está abordado nas minhas aulas, mas acho que Prof Alexandre fez isso de maneira mais organizada e clara.
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A lista contém somente dois exercícios.
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O gabarito da Lista 6 resolve somente seu exercício Nr 1. A solução do 2-o exercício é semelhante e por isso não está apresentada.
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O conteúdo desta seção foi validado para a turma da FMVZ do 1-o semestre de 2023 (turma 2023109). Na aula do dia 10/05/2023 foi apresentada a parte dessa seção que versa sobre a aproximação de uma distribuição de frequencia relativa de uma população por uma distribuição normal. Portanto, os exercícios da Lista 07 que alunos devem saber fazer são os exercícios de número de 96 a 110.
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As transparências são auto-explicativas; alunos podem estudar o tema TCL seguindo somente essas transparências sem precisar assistir a video-aula.
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Os exercícios sugeridos da presente lista são: 92, 93, 94, 96, 97, 101, 106, 122 - 125.
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Esse é a explicação que fiz para o exercicio 96 da Lista 07. O exercício já veio com seu gabarito, mas aquele gabarito foi feito por meu monitor. Essa é a explicação minha que surgiu em decorrência de diálogo com um dos alunos da turma que pediu explicações adicionais.
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Essa video-aula é muito parecida com a primeira parte da aula que ministrei em classe. Inclusive, as duas amparam-se no mesmo conjunto de transparências.
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A Seção 8.1 ensina toda a técnica de estimação intervalar para a proporção. Seu conteúdo é suficiente para que você aprenda tudo o necessário para fazer os exercícios da Lista 08 (que se encontra na Seção 8.4). Observe que o gabarito completo está na Seção 8.5. A teoria por trás da técnica ensinada está nas Seções 8.3 e 8.4. Os aspectos principais dessa teoria estão apresentados na video-aula.
Observe que o assunto "Estimação intervalar de média" ficou no nível informativo, isto é, essa parte da capítulo não gerou lista de exercícios obrigatórios e não será cobrada nas provas. Você deve somente ler o texto (Seção 8.6), pois ele lhe indica o caminho que você vai seguir se no futuro, na sua prática, você encontrar problemas de estimação de média para populações normais. -
Nossa Lista 08 contém os exercícios 130-133 da Seção de Exercícios do Capítulo 08 anexo.
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A data da prova é 31/04/2023. O conteúdo da prova 03 foi acordado na correspondência entre a responsável da turma e eu. No momento estou recuperando essa correspondência pois pretendo manter o acordo ao qual chegamos no passado. Estou esperando pelo contato (por email, por exemplo) da responsável. Agradeço tudo e qualquer esforço de alunos que apressem esse contato (informação válida para 24/05/2023 as 20:17).
Peço desculpas, pois a responsável pela turma não tem culpa pelo meu atraso na definição do conteúdo da Prova 03 (eu realmente prometi conversar sobre isso na aula de hoje, mas esqueci da promessa). Então, a Prova03 cobrará os tópicos 6, 7 e 8 (6-P&A, 7-TCL, 8-estimação intervalar de proporção) delimitados por conteúdo das respectivas Listas 06, 07, 08 (você deve observar meus comentários sobre os exercícios que entraram nas respectivas listas; as questões da prova serão parecidas com tais exercícios). (Informação válida para 24/05/2023 as 20:42.)
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No presente capítulo, você vai achar:
em sua seção 9.1, o Princípio de Máxima Verossimilhança, que serve de base para a construção dos Testes de Hipóteses apresentados no capítulo;
em sua seção 9.2, a explicação do funcionamento de Teste de Hipóteses no caso quando ambas as hipóteses são precisas; aconselho ler essa seção com atenção pois ela explica a maioria dos conceitos envolvidos em Testes de Hipóteses e também porque muitos exercícios de Lista 09 aproveitam o ambiente do exemplo principal da seção 9.2;
em sua seção 9.3, a Teoria Geral de Teste de Hipóteses;
em sua seção 9.4, a maneira como a Teoria Geral aplica-se ao caso quando uma das hipóteses é precisa e outra não; você precisa ler somente as primeiras 4 linhas desta seção, embora, se desejar, pode ler também o resto da seção (que é basicamente o Exemplo 63);
em sua seção 9.5, a maneira como a Teoria Geral aplica-se ao caso quando ambas as hipóteses são imprecisas; você precisa ler e entender este material, pois a maioria dos exercícios do tema são parecidos com o exemplo tratado nesta seção; entretanto, vale eu notar que os enunciados dos exercícios da Lista 09 que tratam situações nas quais as duas hipóteses são imprecisas, sempre lhe oferecerão uma ajuda significativa: eles vão indicar qual das duas hipóteses imprecisas deve se tornar precisa para que os cálculos de Teste de Hipóteses possam ser feitos;
em sua seção 9.7, há explicação dos conceitos “nível descritivo” e “P-valor”; você precisa ler esta parte pois tais conceitos são frequentemente usados na prática (mas não nas listas de exercício de minha disicplina);
em sua seção 9.8, um exemplo que serve para auto-teste; você precisa ler o exemplo desta seção e responder nas 4 perguntas que seguem o exemplo; o resto da seção 9.8 não é relevante;
em sua seção 9.9, discussão que compara o métodos de teste aqui ensinado com outros métodos; você pode pular esta seção;
em sua seção 9.10, apresentação sobre a forma como toda a teoria ensinada até o momento aplica-se ao Teste de Hipóteses para Média; você precisa ler esta parte para que possa ter um conhecimento geral; problemas de Teste de Hipóteses sobre Média não aparecerão nas listas e nas provas;
suas seções 9.11.1 e 9.11.2 é a nossa Lista 09; os seguintes exercícios dessas seções NÃO precisam ser feitos: 155, 156, 160, 161, 162; ressalto que não fazem parte da Lista 09 os exercícios do capítulo relacionados ao Teste de Hipóteses sobre a Média;
chamo sua atenção ao fato que na seção 9.12 você vai encontrar gabaritos de alguns dos exercícios de nossa Lista 09. -
Nossa Lista 09 tem os seguintes exercícios da Seção de Exercícios do Capítulo 09 (anexo): 142-153, 159, 160 (a-d), 163.
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As transparência são auto-explicativas embora foram preparadas para auxiliar em aulas.
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As transparência são auto-explicativas embora foram preparadas para auxiliar em aulas.
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A presente tabela é mais detalhada (tem mais valores) que a tabela mostrada nas transparências. Prestem a atenção que ".100" significa 10% , que ".010" significa 1%. Isso deve lhes ajudar na interpretação correta dos limiares.
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A numeração das seções e dos exercícios está fora da sequencia de numeração que foi seguida até o momento. Espero que isso não atrapalhe a aprendizagem.
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Nesse texto eu juntei toda a informação principal sobre o tema Correlação Linear e Regressão Linear Simples. Essa informação deve ser suficiente para que você posa fazer os exercícios da correspondente lista. Maiores detalhes e explicações estão nas transparências da aula sobre o tema.
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As transparência são autoexplicativas e possam ser lidas como se fosse um texto. Vale eu avisar que os conceitos e as fórmulas principais estão apresentados no texto suscinto chamado "Sumário"
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Dessa lista, peço que faça os seguintes exercícios: 172, 174, 192, 201, 203, 205
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Aquí, faltam o gabarito para os Exercícios 172 e 174. Eu vou divulgar as soluções me breve.
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A solução do Exc, 172(b) mostra a técnica que se aplica também para os Exercícios 172(a) e 174(a,b). Deviso à semelhança de soluções, as dos Exercícios 172(a) e 174(a,b) não serão fornecidas.
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As transparências são autoexplicativas. Elas são usadas na aula da disciplina "Planejamento de Experimento I" ministrada para alunos de graduação em Estatística; a ministrante e a autora desse material é Profa. Dra. Viviana Giampaoli, mas boa parte do material da aula já tinha sido usada por outros professores do Departamento de Estatística do IME-USP em diversas disicplinas.
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Para a prova substitutiva de MAE0110 (que foi marcada para 21/06) eu reservei o Auditório António Gilioli no Bloco A do IME-USP (fica no ultimo andar do bloco). O horário é das 14 as 16.