Explorar a Matemática Recreativa como recurso didático para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica; - Apresentar um panorama da Matemática Recreativa desde a Antiguidade clássica até os tempos atuais; - Explorar suas possibilidades didáticas para além dos aspectos motivacionais, focando na investigação e nas estratégias de resolução de problemas; - Desenhar sequências didáticas e elaborar projetos intra e interdisciplinares a partir da Matemática Recreativa.
- Aprimorar a habilidade de identificação de emprego correto ou incorreto da Lógica tanto em situações do cotidiano como em textos matemáticos. - Refletir sobre diferentes concepções de lógica e rigor ao longo da história da Matemática a partir do estudo de soluções matemáticas dadas a problemas relevantes que permitam avaliar tanto o tipo de concepção da época em que foram resolvidos como o impulso que proporcionaram para a mudança de concepção sobre lógica e rigor em épocas posteriores. - Refletir sobre o significado (importância, objetivos) do trabalho com Lógica em sala de aula da Educação Básica e sobre estratégias didáticas que possam ser facilitadoras de uma aprendizagem significativa da Lógica pelos alunos, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da capacidade de utilização adequada da Lógica na Matemática e no cotidiano. - Aprofundar os conhecimentos em Lógica Formal (ou Matemática): - propiciar uma familiarização com o emprego de linguagem formal; - trabalhar as noções básicas do Cálculo de Predicados de 1ª ordem, como o substrato lógico para o tratamento de Teorias Axiomáticas (de 1ª ordem) na Matemática; - propiciar o desenvolvimento da capacidade de fazer demonstrações, formais ou não; - propiciar a vivência com literatura especializada, de modo a favorecer a autonomia de textos que tratam de Lógica Matemática; - discutir os limites da Lógica de primeira ordem e, eventualmente, propiciar uma introdução ao significado histórico do teorema da incompletude de Gödel e ao escopo de outras lógicas.
Possibilitar um estudo da resolução de equações algébricas, enfatizando os aspectos históricos. Estudar a necessidade de ampliação do conjunto dos números reais e a construção do conjunto dos números complexos.
O objetivo desta disciplina é propiciar uma reflexão a respeito de conceitos e métodos da epistemologia da matemática.
Aprofundar as discussões sobre questões atuais e relevantes da área de Educação Matemática. Identificar algumas das principais tendências em Educação Matemática e discutir suas implicações pedagógicas para o ensino de matemática. Propiciar o contato com a pesquisa em Educação Matemática por meio da participação de pesquisadores dessa área como conferencistas convidados.
Mostrar a importância de saber trabalhar com a variabilidade e a incerteza, elementos que permeiam a tomada de decisão em qualquer campo do conhecimento. Discutir aspectos cognitivos ligados ao ensino de Probabilidade e Estatística. Fornecer ferramentas estatísticas para que o professor possa fazer com que seus alunos desenvolvam as seguintes competências: saber observar, interpretar e usufruir os aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais disponíveis, saber utilizar diferentes fontes de informação, desenvolver capacidade crítica e realizar projetos interdisciplinares que envolvam quantificação. Discutir como a Estatística pode participar de projetos interdisciplinares no âmbito escolar.
Possibilitar ao aluno graduado, professor de Matemática de diferentes níveis, um estudo mais profundo e crítico de conceitos fundamentais sobre números reais, funções e aproximação de funções, enfatizando aspectos históricos. Em particular, problematizar a representação decimal dos números reais e salientar as diversas definições matemáticas dos números pi e e .