Kursthemen
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Caros alunos
Nesta aula fizemos a apresentação da disciplina LGN 313 quanto ao seu conteúdo programático e forma de avaliação. Iniciamos também o conteúdo teórico com a contextualização do melhoramento genético no agronegócio, sendo que um resumo dos principais temas da aula está disponibilizado.
Recomendamos a leitura:
- Venconvsky, R. e Ramalho, M.A.P. Contribuição do Melhoramento Genético de Plantas no Brasil. In: Paterniani, E. Agricultura Brasileira e Pesquisa Agropecuária. 194 p. Brasília: Embrapa, 2000. Cap. 4, p 57-89.
Recomendamos também o material em anexo
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Caros Alunos,
O conteúdo desta aula se refere a importância da Experimentação Agrícola para os programas de melhoramento de plantas, ou seja, garantir que a seleção de genótipos superiores seja suportada por uma investigação planejada. Isto permite confirmar os resultados obtidos com rigor científico e orientar decisões como o lançamento de uma nova cultivar para os agricultores.
Recomendamos também o material anexo
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Caros alunos,
Nesta aula foi apresentado o tema Recursos Genéticos e sua importância para o melhoramento de plantas, sendo o resumo dos principais temas da aula disponibilizado. Abordou-se tabmém o tema sobre os Centros de Origem das espécies.
Recomendamos também o material anexo
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Caros alunos,
Nesta aula os sistemas reprodutivos das espécies vegetais serão discutidos com o objetivo de fornecer informações que orientem as atividades nos programas de melhoramento, desde a síntese de populações até os métodos de melhoramento utilizados nas principais culturas agrícolas. Esta especificidade está no fato da endogamia e a panmixia (cruzamentos ao acaso) levarem a estruturas genéticas populacionais muito diferentes.
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Nesta aula uma revisão foi feita sobre a herança de caracteres, bem como sua implicação na seleção realizada nos programas de melhoramento de plantas.
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Caros Alunos,
O tema desta aula aborda as estratégias de melhoramento para as espécies com propagação vegetativa. Nestas situações verifica-se que as plantas propagadas são clones da planta-mãe, ou seja, os genótipos podem ser fixados através deste tipo de propagação e reproduzidos em larga escala e indefinidamente.
Disponibilizamos o vídeo sobre melhoramento de cana-de-açúcar apresentado na última aula e também um vídeo adicional sobre o mesmo tema. -
Nesta aula iniciamos a apresentação dos métodos de melhoramento para as espécies autógamas. A teoria de linhas puras foi discutida contextualizando com o sistema reprodutivo e os objetivos dos programas de melhoramento.
Recomendamos a leitura do artigo anexo:
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Prezados alunos,
Nesta aula continuaremos a apresentar os métodos de melhoramento de espécies autógamas, sendo eles: genealógico e de populações.
Segue abaixo o link da pasta no drive que consta os arquivos compactados dos vídeos acerca da história e melhoramento de feijão:
https://drive.google.com/drive/folders/1Bv56ayG9zBjmKgv05GiseJZfuYjArTAN?usp=sharing
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Prezados alunos,
Nesta aula finalizaremos os métodos de melhoramento para espécies autógamas, sendo eles: SSD e Retrocruzamento.
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Prezados alunos,
nesta aula as etapas finais de um programa de melhoramento, a produção de sementes genética e o tema Registro e Proteção de Cultivares foram discutidos
Recomendamos o material complementar.
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Prezados alunos,
hoje iniciaremos com o conteúdo referente ao melhoramento de alógamas apresentando a estrutura de populações e as estratégias de melhoramento.
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Prezados alunos,
hoje continuaremos com o conteúdo referente ao melhoramento de alógamas apresentando o melhoramento de populações e o desenvolvimento de híbridos.
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Prezados alunos,
Esta será a última aula desta disciplina e o conteúdo sobre melhoramento de alógamas será finalizado com a apresentação dos temas envolvendo a obtenção de linhagens e o desenvolvimento de híbridos comerciais, tendo como exemplo a cultura do milho. Recomenda-se a leitura do texto cultivares híbridos em anexo e o vídeo.