Com este curso pretendemos: - colocar as relações entre natureza, saúde e bem estar humano em um novo espectrum; - estudar os efeitos do stress da vida moderna nas metrópolis e os benéficios da estadia temporária e a vida permanente em proximidade aos ecossistemas naturais; - identificar ferramentas e técnicas que possam facilitar a elaboração de políticas públicas que contribuem para a conservação e na promoção da saúde e bem estar humano; - estudar os valores culturais e espirituais associados às áreas naturais como um serviço ecossistêmico sob a ótica dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao final da disciplina, espera-se que o aluno seja capaz de integrar sua formação como docente do ensino superior à formação de pesquisador, a partir do desenvolvimento de sua autonomia, de sua capacidade reflexiva sobre a docência e de sua compreensão da necessidade de inserção das preocupações socioambientais na prática educativa do ensino superior. Objetivos específicos: - refletir e problematizar a forma de ensino no ensino superior, buscando novas formas de desenvolver a prática educativa; - compreender teoricamente o processo de construção de conhecimentos pelos sujeitos, fundamentando-se na teoria de Piaget; - analisar as transformações necessárias ao ensino e ao papel do professor, identificando o próprio desenvolvimento profissional e sua relação com as mudanças sugeridas pelas perspectivas construtivistas - inserir as questões socioambientais na elaboração da prática docente do ensino superior. Para que estes objetivos sejam atingidos, o aluno (pós-graduando) deverá desenvolver um papel ativo, assumindo a busca do conhecimento. O curso se orientará, em grande parte, pela perspectiva construtivista, em que o foco se desloca do ensino para a aprendizagem e do professor para o aluno.
Concebida com vistas a favorecer a reflexão sobre as múltiplas dimensões que envolvem as relações entre agricultura, sociedade e natureza, a disciplina focaliza estudos sociológicos e antropológicos que permitam percorrer o vasto campo de questões que emergem neste âmbito. Assim, a formatação da disciplina prevê um estudo introdutório de conceitos e debates pertinentes na esfera da sociologia e da antropologia, para examinar processos sociais em torno do desenvolvimento ocidental que possam iluminar o lugar da agricultura em nossa sociedade. A emergência das questões ambientais e suas repercussões sociais será particularmente considerado.
Educar criticamente os alunos nas áreas de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Gestão 4.0 e 5.0 para aplicarem o conhecimento na pós-graduação e vida profissional, incluindo treinamento prático em diversos métodos da Inteligência Artificial.
O objetivo da disciplina é contribuir com o entendimento da distribuição dos elementos químicos nos compartimentos terrestres e sua dinâmica, através do estudo dos minerais e rochas, seus processos de alteração e a consequente liberação de elementos químicos, com possibilidade de formação de minerais secundários. Ao longo do estudo, exercitar a percepção da co-evolução dos sistemas minerais e sistemas celulares no ambiente terrestre.
Oferecer aos estudantes referenciais teóricos a respeito da metodologia da pesquisa científica - Discutir sobre a consolidação de um problema de pesquisa, destacando a diferença entre problema social e pesquisa científica - Apresentar diferentes métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos - Conceitualizar a pesquisa interdisciplinar e suas especificidades
Desenvolver nos estudantes a capacidade de entender os sistemas de produção agrícola enquanto partes da biosfera, sujeitas às mesmas leis que regem os fenômenos ecológicos naturais. - Aprofundar a compreensão dos grandes desafios do sistema agroalimentar atual, e desenvolver a compreensão dos vários aspectos de sua complexidade. - Capacitar os estudantes a analisar sistemas de produção agrícola atuais, e, a partir de suas condições concretas, desenhar e implantar sistemas de produção ecologicamente melhorados.