Disciplinas interunidades ESALQ/CENA
Oferecer ao aluno possibilidades de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas das disciplinas de seu curso, com uma visão mais realista da sua profissão. Para alcançar estes objetivos, pretende-se: (i) melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades rotineiras desenvolvidas em laboratórios e no campo, colocando o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão; (ii) desenvolver o espírito crítico do aluno através da análise de problemas práticos inerentes as atividades da área escolhida; (iii) treinar o aluno para planejar e desenvolver atividades profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional; e, (iv) aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Oferecer ao aluno possibilidades de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas das disciplinas de seu curso, com uma visão mais realista da sua profissão. Para alcançar estes objetivos, pretende-se: (i) melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades rotineiras desenvolvidas em laboratórios e no campo, colocando o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão; (ii) desenvolver o espírito crítico do aluno através da análise de problemas práticos inerentes as atividades da área escolhida; (iii) treinar o aluno para planejar e desenvolver atividades profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional; e, (iv) aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Ministrar conhecimentos de Genética essenciais para o entendimento da Biologia. A abordagem se dará em dois níveis: fundamental e avançado. Primeiramente, pretende-se abordar as Leis da herança, as técnicas experimentais e metodologias de análise de dados, populações de estudo e espécies-modelo. Nessa etapa, o conceito de segregação em progênies experimentais (e em famílias de animais ou humanas) será enfatizado.
Em seguida, pretende-se ministrar conhecimentos sobre Variação quantitativa, cujo estudo se dá em nível de famílias (humanas, por ex.) e de populações (silvestres ou experimentais). Inclui-se neste tópico a parte de Genética da Conservação de populações silvestres ameaçadas (calculo da herdabilidade, parâmetros genéticos). O curso finaliza ministrando os fundamentos da Genética de Populações (com e sem Endogamia) e de fatores que alteram a estrutura genética das populações, quais sejam, os Fatores Evolutivos (mutação, deriva, migração e seleção). Esses conhecimentos são fundamentais e devem atender às necessidades dos estudantes de Ciências Biológicas nas áreas principais que constituem o curso da ESALQ/USP. O intuito da disciplina é o de prover ao Biólogo formado na ESALQ/USP uma formação especializada em Genética que o distinguirá no mercado de trabalho.
Em seguida, pretende-se ministrar conhecimentos sobre Variação quantitativa, cujo estudo se dá em nível de famílias (humanas, por ex.) e de populações (silvestres ou experimentais). Inclui-se neste tópico a parte de Genética da Conservação de populações silvestres ameaçadas (calculo da herdabilidade, parâmetros genéticos). O curso finaliza ministrando os fundamentos da Genética de Populações (com e sem Endogamia) e de fatores que alteram a estrutura genética das populações, quais sejam, os Fatores Evolutivos (mutação, deriva, migração e seleção). Esses conhecimentos são fundamentais e devem atender às necessidades dos estudantes de Ciências Biológicas nas áreas principais que constituem o curso da ESALQ/USP. O intuito da disciplina é o de prover ao Biólogo formado na ESALQ/USP uma formação especializada em Genética que o distinguirá no mercado de trabalho.
Ministrar conhecimentos de Genética essenciais para o entendimento da Biologia. A abordagem se dará em dois níveis: fundamental e avançado. Primeiramente, pretende-se abordar as Leis da herança, as técnicas experimentais e metodologias de análise de dados, populações de estudo e espécies-modelo. Nessa etapa, o conceito de segregação em progênies experimentais (e em famílias de animais ou humanas) será enfatizado.
Em seguida, pretende-se ministrar conhecimentos sobre Variação quantitativa, cujo estudo se dá em nível de famílias (humanas, por ex.) e de populações (silvestres ou experimentais). Inclui-se neste tópico a parte de Genética da Conservação de populações silvestres ameaçadas (calculo da herdabilidade, parâmetros genéticos). O curso finaliza ministrando os fundamentos da Genética de Populações (com e sem Endogamia) e de fatores que alteram a estrutura genética das populações, quais sejam, os Fatores Evolutivos (mutação, deriva, migração e seleção). Esses conhecimentos são fundamentais e devem atender às necessidades dos estudantes de Ciências Biológicas nas áreas principais que constituem o curso da ESALQ/USP. O intuito da disciplina é o de prover ao Biólogo formado na ESALQ/USP uma formação especializada em Genética que o distinguirá no mercado de trabalho.
Em seguida, pretende-se ministrar conhecimentos sobre Variação quantitativa, cujo estudo se dá em nível de famílias (humanas, por ex.) e de populações (silvestres ou experimentais). Inclui-se neste tópico a parte de Genética da Conservação de populações silvestres ameaçadas (calculo da herdabilidade, parâmetros genéticos). O curso finaliza ministrando os fundamentos da Genética de Populações (com e sem Endogamia) e de fatores que alteram a estrutura genética das populações, quais sejam, os Fatores Evolutivos (mutação, deriva, migração e seleção). Esses conhecimentos são fundamentais e devem atender às necessidades dos estudantes de Ciências Biológicas nas áreas principais que constituem o curso da ESALQ/USP. O intuito da disciplina é o de prover ao Biólogo formado na ESALQ/USP uma formação especializada em Genética que o distinguirá no mercado de trabalho.
Oferecer ao aluno possibilidades de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas das disciplinas de seu curso, com uma visão mais realista da sua profissão. Para alcançar estes objetivos, pretende-se: (i) melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades rotineiras desenvolvidas em laboratórios e no campo, colocando o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão; (ii) desenvolver o espírito crítico do aluno através da análise de problemas práticos inerentes as atividades da área escolhida; (iii) treinar o aluno para planejar e desenvolver atividades profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional; e, (iv) aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Oferecer ao aluno possibilidades de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas das disciplinas de seu curso, com uma visão mais realista da sua profissão. Para alcançar estes objetivos, pretende-se: (i) melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades rotineiras desenvolvidas em laboratórios e no campo, colocando o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão; (ii) desenvolver o espírito crítico do aluno através da análise de problemas práticos inerentes as atividades da área escolhida; (iii) treinar o aluno para planejar e desenvolver atividades profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional; e, (iv) aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Oferecer ao aluno possibilidades de ampliar e aprofundar os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas e práticas das disciplinas de seu curso, com uma visão mais realista da sua profissão. Para alcançar estes objetivos, pretende-se: (i) melhorar o processo de aprendizagem através do contato direto do aluno com as atividades rotineiras desenvolvidas em laboratórios e no campo, colocando o estudante em sintonia com a prática diária de sua profissão; (ii) desenvolver o espírito crítico do aluno através da análise de problemas práticos inerentes as atividades da área escolhida; (iii) treinar o aluno para planejar e desenvolver atividades profissionais nas diferentes áreas de atuação profissional; e, (iv) aprimorar a formação cultural, social e técnico-científica do estudante.
Capacitar o aluno para a análise, quantificação e simulação computacional de processos físicos e biológicos relacionados com a produção agrícola, através da utilização de recursos computacionais para processamento de dados ambientais.
- Docente: Fabio Ricardo Marin
- Docente: Quirijn de Jong van Lier