Em um mundo cada vez mais dependente da exploração efetiva das tecnologias da informação, esta disciplina equipa os alunos com competências e habilidades analíticas para investigar os desafios tecnológicos em contextos organizacionais dinâmicos. Os alunos pesquisam, avaliam e aplicam soluções inovadoras adequadas para atingir objetivos estratégicos e vantagem competitiva.
O conceito de Sistemas Agroindustriais evoluiu desde a sua criação em 1958, tendo se tornado em ferramenta para a definição de estratégias privadas e políticas públicas. A disciplina cobrirá o avanço da pesquisa e da utilização do conceito nas estratégias privadas e políticas públicas.
A disciplina também irá proporcionar o estudo e entendimento de conceitos correlatos, como complexo agroindustrial, cadeia produtiva, sistemas de inovação, cadeias alimentares, entre outros.
O objetivo da disciplina é apresentar as diversas teorias que utilizadas nos estudos organizacionais, tais como: teoria contingencial, teoria da ecologia organizacional, teoria institucional, teoria da economia organizacional, teoria da aprendizagem organizacional, teoria crítica e teoria pós-moderna, dentre outras teorias mais atuais.

ECONOMIA DAS ORGANIZAÇÕES

•O curso avalia a análise econômica das organizações e instituições.
•O objetivo é familiarizar os alunos com esta abordagem teórica através da leitura e análise de papers clássicos no assunto.
•As principais teorias abordadas são: natureza da firma (abordagem de Coase), custos de transação, especificidade dos ativos, risco moral, teoria do agente/principal, custo de mensuração, instituições e direto de propriedade.
•O objetivo final é proporcionar discussão, reflexão e ativo envolvimento dos alunos em teorias e pesquisas que tratam do comportamento e das relações entre os agentes, indivíduos e organizações empresariais e governamentais, e a sua interação com o ambiente econômico e instituições.
Entre os objetivos da disciplina, buscar-se-á oportunizar aos alunos a compreensão do conceito, da função, do histórico de desenvolvimento, da teoria, do sistema e da operação, assim como as práticas de gerenciamento de organizações internacionais. Serão discutidos aspectos da situação atual e as tendências de desenvolvimento e o papel de organizações internacionais e governança global. Tópicos relacionados ao contexto observado em países de diferentes continentes, como o Brasil e a China, também serão abordados.
Proporcionar ao aluno subsídios para a compreensão da pesquisa qualitativa e suas diferenças em relação à pesquisa quantitativa; Possibilitar a compreensão do aluno sobre os diversos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa; Conceder ao aluno a compreensão sobre as diversas técnicas de análise de dados utilizadas na pesquisa qualitativa; e Permitir com que o aluno entenda a forma de organização, escrita e desenvolvimento das diversas temáticas da pesquisa qualitativa.
Propiciar aos alunos os conceitos fundamentais de finanças e de risco, seus modelos e aplicações, proporcionando visão crítica e compreensão dos mercados financeiro e de capital.