Programação
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O objetivo do curso é apresentar abordagens qualitativas de pesquisa em estudos na área de administração de empresas e promover a necessidade de considerar as diferentes perspectivas epistemológicas presentes na construção do conhecimento científico. Objetiva-se com isso auxiliar os pós-graduandos na escolha do método e possíveis refinamentos para a preparação de seus projetos de pesquisa.
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Aulas
Sexta-feira: 08h30 - 12h00Resenhas/resumos
Individuais
Um texto para cada material - Máx. 2 páginas
Fonte: Times New Roman ou Arial (Tamanho 12)
Margens: Padrão ABNT (3cm para as margens superior e esquerda; 2 cm para as margens inferior e direita);
Alinhamento: Justificado;
Espaçamento entre linhas simples (1), sem espaço entre os parágrafos;
Recuo: 1,25cm na primeira linha de cada parágrafo;Monitora: Luanda (luanda.ganeo@usp.br)
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- 31/03 (situando o campo de pesquisa): William e Luiz
- 14/04 (como fazer pesquisa): Gabriel e Paulo
- 05/05 (conhecendo o campo de pesquisa qualitativo): Alice, Rubens e João
- 12/05 (paradigmas e perspectivas de pesquisa): Ana e Carlos
- 19/05 (abordagem qualitativa e métodos mistos): Sarah e Francisco
- 26/05 (etnografia): Moniele, Brenda e William
- 02/06 (análise de discurso): Rubens e Paulo
- 16/06 (análise de conteúdo): Gabriel e Ana
- 23/06 (história oral e focus group): Brenda e João
- 30/06 (estudo de caso e narrativas): Sarah, Luiz e Carlos
- 07/07 (teoria fundamentada): Francisco, Moniele e Alice
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Apresentação do curso: objetivos, metodologia, avaliação, trabalhos e formação dos seminários.
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▪ KUHN, S. T. A Estrutura das Revoluções Científicas. 5 ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998. (Texto Completo 257 páginas).
▪ COOPER, D. R; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. 7 ed. Porto Alegre: Bookman, 2003. (Capítulos: 1, 2, 3, 4, e 6).
▪ Atividade: (i) seminário sobre o texto e (ii) entrega de resenha (máximo duas páginas) -
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▪ BECKER, H. S. Segredos e Truques da Pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 2008. (Texto Completo).
▪ NAKATA, L. E.; HASHIMOTO, F. O. Definindo o Problema de Pesquisa em Trabalhos Acadêmicos. São Paulo: XI-SemeAD-USP, 2008.
▪ ECO, H. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 13 ed. Editora Presença, 2010. (Texto Completo 235 páginas).
▪ Atividade: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resenha (máximo duas páginas). -
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▪ DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduction: the discipline and practice of qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 1, p.1-21.
▪ LEVIN, M.; GREENWOOD, D. Revitalizing Universities by Reinventing the Social Sciences: building and action research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 2, p.27-42.
▪ CHRISTIANS, C. G. Ethics and Politics in Qualitative Research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 4, p.61-80.
▪ CANNELLA, G. S.; LINCOLN, Y. S. Ethics, Research Regulations, and Critical Social Science. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 5, p.81-90.
▪ Atividade: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resenha crítica (máximo duas páginas). -
▪ LINCOLN, Y. S.; LYNHAM, S. A.; EGON, G. G. Paradigmatic Controversies, Contradictions, and Emerging Confluences. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 6, p.97- 128.
▪ G. BURRELL, G. MORGAN: Sociological paradigms and organisational analysis. Elements of the Sociology of Corporate. Parte 1.
▪ CRESWELL, J. W. Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4ed. Los Angeles: Sage, 2014. Capítulo 1.
▪ Atividade 1: desenvolver uma análise a partir dos cinco paradigmas propostos por Denzin e Lincoln (positivism, postpositivism, critical theories, constructivism, participatory). Para cada paradigma é necessário a discussão sobre um artigo internacional. Observação: os artigos selecionados devem ser da Academy Management Journal ou Qualitative Research Journal.
▪ Atividade 2: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resumo dos textos (máximo duas páginas). -
▪ TEDDLIE, C.; TASHAKKORI, A. Mixed Methods research: contemporary issues in an emerging field. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 16, p.285-301.
▪ CRESWELL, J. W. Research Design: qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 4ed. Los Angeles: Sage, 2014. Capítulos 9 e 10.
▪ VIDICH, A. J.; LYMAN, S. M. Métodos Qualitativos: sua história na sociologia e na antropologia. In: DENZIN, K. N.; LINCOLN, Y. S. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: teorias e abordagens. 2ed. Artmed, 2006. Capítulo 2, p.49-90.
▪ GEPHART, R.P. Jr. From the authors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, v. 47, n. 4, p. 454-462, 2004.
▪ VIEIRA, M. M. F. Por uma boa pesquisa (qualitativa) em administração. 2006.▪ Atividade: (i) Prova Oral sobre os temas; (ii) apresentar um objetivo de pesquisa que contemple os métodos mistos; (iii) seminário; (iv) resenha crítica (máximo duas páginas)
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▪ ANGROSINO, M. Etnografia e a observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. 138p. (Texto Completo)
▪ BEAUD, S.; WEBER, F. O raciocínio etnográfico. In: PAUGAM, S. A pesquisa sociológica. Editora Vozes, 2015. Capítulo 11, p.185-201.
▪ GOTTLIEB, A. Ethnographic Methods. In: PERECMAN, E.; CURRAN, S. R. A Handbook for Social Science Field Research. Sage, 2006. Capítulo 3, p. 47-84.
▪ VENTURA, E. C, F. O rei está nu? Pensando fenomenologicamente A roupa nova do imperador. Cadernos EBAPE. Vol III, n. 1. 2004.
▪ LATOUR, B; WOOLGAR, S. A vida de laboratório. Rio de Janeiro. 1997. Capítulo 1.
▪ Atividade: (i) Prova Oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) trazer a proposição de um estudo etnográfico com fundamentação teórica; (iv) resenha crítica (máximo duas páginas). -
▪ PÊCHEUX, M. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Editora Pontes, 2006. (Texto Completo)
▪ FAIRCLOUGH (2001). Discurso e mudança social (livro completo)
▪ GILL, R. Análise de Discurso. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora Vozes, 2002. Capítulo 10, p. 244-270.
▪ ORLANDI, E. P. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos. Editora Pontes, 2005. (Capítulos 1, 2, 3, 5, 6, 7 e 8).
▪ Atividade: (i) Ensaio teórico (tema livre); (ii) prova oral sobre os temas; (iii) seminário; (iv) resenha crítica (máximo duas páginas). -
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▪ BARDIN, I. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 1997. 226 p
▪ BAUER, M. W. Análise de Conteúdo Clássica: uma revisão. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora Vozes, 2002. Capítulo 8, p. 189-217.
▪ DELLAGNELO, E. H. L; SILVA, R. C. Análise de Conteúdo e sua aplicação em pesquisa na administração. In: VIEIRA, M. M. F.; Pesquisa Qualitativa em Administração: teoria e prática, 2005.
▪ FREITAS, H. M.R. Réplica 1. - Análise de Conteúdo: faça perguntas às respostas obtidas com a sua "Pergunta"! Revista de Administração. 2011.
▪ MOZZATO, A. R. GRZYBOVSKI. D. Tréplica - Análise de Conteúdo como técnica de análise de dados
▪ Atividade: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resenha crítica (máximo duas páginas). -
▪ SHOPES, L. Oral History. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 27, p. 451-466.
▪ GILES-VERNICK, T. Oral Histories. In: PERECMAN, E.; CURRAN, S. R. A Handbook for Social Science Field Research. Sage, 2006. Capítulo 4, p. 85-95.
▪ MEIHY, J. C. S. B. Os novos rumos da história oral: o caso brasileiro.
▪ GASKELL, G. Entrevistas Individuais e Grupais. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora Vozes, 2002. Capítulo 3, p. 64-89.
▪ JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M. W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora Vozes, 2002. Capítulo 4, p. 90-103.
▪ FICLK, U. Entrevista Episódica. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa, com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Editora Vozes, 2002. Capítulo 5, p. 114-136.
▪ PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Editora Artmed, 2010. Capítulo 8, p. 165-197.
▪ KAMBERELIS, G.; DIMITRIADIS, G. Focus Group: contingent articulations of pedagogy, politics, and Inquiry. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 33, p. 545-563.
▪ BARBOUR, R. Grupos Focais. Editora Artmed, 2009. (Capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 9 e 11).
▪ Atividade: (i) trazer uma proposta de estudo de grupo focal e apresentar; (ii) prova oral sobre os temas; (iii) seminário; (iv) resenha (máximo duas páginas). -
▪ FLYVBJERG, B. Case Study. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 17, p.301-316.
▪ YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. (Capítulos 1, 2, 3, 4 e 6).
▪ EISENHARDT, K. M. Building Theories from Case Study Research. Source: The Academy of Management Review, Vol. 14, No. 4, (Oct., 1989), pp. 532-550.
▪ JOVCHELOVITCH, S.; BAUER, M.W. Entrevista Narrativa. In BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis Vozes, 2002, p. 90-113.
▪ Atividade: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resenha crítica (máximo duas páginas). -
▪ GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The Discovery of Grounded Theory: strategies for qualitative research. 1967. (Capítulos 1, 9 e 10).
▪ STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa Qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. (pg. 25- 208)
▪ TARUZZI, M. O que é a Grounded Theory: metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada de dados. 2011. p. 17-90.
▪ Atividade: (i) prova oral sobre os temas; (ii) seminário; (iii) resenha crítica (máximo duas páginas). -
Apresentação do trabalho Final - Pesquisa de Campo/Análise de Discurso
Prova Final - Todo conteúdo. Sem consulta.
Leitura Complementar - O Futuro da Pesquisa Qualitativa
▪ PREISSLE, J. Qualitative Futures: where we might go from where we've been. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 42, p. 685-698.
▪ EISENHART, M.; JUROW, A. S. Teaching Qualitative Research. DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Handbook of Qualitative Research. 4ed. Los Angeles: Sage, 2011. Capítulo 43, p. 699-714.