Topic outline

    • Bem vindos à disciplina de Metodologias de Pesquisa em Psicologia. As aulas ocorrerão todas as segundas-feiras, das 9:00 às 12:00h, na sala 101 do Centro Didático (CD). Aqui na plataforma você encontrará todos os textos indicados para cada uma das aulas, bem como o acesso às aulas gravadas que são roteiros de estudo desses textos. Aqui você também terá acesso ao cronograma da disciplina que informa, aula a aula, o conteúdo que será discutido. Baixe o cronograma disponibilizado abaixo para acompanhar as datas e atividades da disciplina.

  • Módulo 1: As características do Método Científico

    Olá, bem vindo ao primeiro módulo do nosso curso!

    Nesse módulo estudaremos os seguintes tópicos:

    a) Definição de conhecimento cientifico
    b) Visões de Ciência
    c) Objetivos da ciência
    d) A Psicologia como ciência

    Atividades do módulo, de acordo com o cronograma:

    27/03 - Tipos de conhecimento. A Psicologia é uma ciência? Por que e para que?

    Leia o texto “O que é ciência”, de Silvio Seno Chibeni (2004). Esse texto será discutido na aula presencial.


    10/04 - Para a aula dessa semana você deverá fazer a seguinte leitura:

    Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia – Cap. 1 e 2.

    Além disso, assista às videoaulas: “O método científico”, partes 1 e 2.

    Na aula presencial, discutiremos e ampliaremos a temática estudada nos textos e nas videoaulas.

    Shaughnessy, J. J., Zechmeister, E. B., & Zechmeister, J. S. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia. Porto Alegre: AMG Editora, disponível em formato PDF (acesse o PDF disponível dentro do módulo da disciplina).

    "O método científico - Parte 1"

    "O método científico - Parte 2"


    As tarefas finais do módulo serão responder aos dois questionários disponíveis e participar do fórum, caso ache necessário. Nesse fórum você deve colocar, em forma de perguntas, as suas dúvidas sobre os dois capítulos lidos. Essas perguntas serão respondidas pela professora no próprio fórum. Sugestões são bem vindas!


  • Módulo 2: Métodos Observacionais

    Olá, bem vindos ao módulo 2 da disciplina! Neste módulo veremos:

    a) Enfoques básicos de Metodologia Observacional – naturalística e sistemática.
    b) Problemas e soluções da Metodologia Observacional: interferência, intervenção, edição, seleção, fidedignidade, validade, técnica de registro e de análise de dados, escolha de ambientes e situações.
    c) A Psicologia como ciência observacional.

    Acompanhe as atividades do módulo, de acordo com o cronograma.

    Dia 17/04: Iniciaremos o estudo dos métodos observacionais. Para começar, os alunos devem ler o texto:
    Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia – Cap. 4 (ver link para o texto, logo abaixo). As aulas de apoio para esse capítulo são:

    Abordagem Observacional - parte 1 (clique aqui)
    Abordagem observacional - parte 2 (clique aqui)

    Na aula presencial, ampliaremos a discussão sobre a abordagem observacional à pesquisa.

    Dia 24/04: Ainda sobre métodos observacionais. Leia o texto:

    Danna, M.F., & Matos, M.A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: Edicon, Cap. 6 e 11 (ver textos abaixo).

    As aulas gravadas de apoio para esses textos são:

    Abordagem observacional – Parte 3a (clique aqui)

    Abordagem observacional – Parte 3b (clique aqui)

    Na aula presencial, discutiremos as principais dúvidas sobre formas de registro do comportamento.

    Dia 08/05: Para essa última semana do módulo, assista a videoaula “Abordagem observacional – Parte 4” (clique aqui) e a narrativa de um exemplo de pesquisa observacional realizada pela doutoranda Claudia Bettio (clique aqui).

    Na aula presencial, faremos uma discussão crítica sobre o método e sobre as pesquisas observacionais. Como exemplo, será feita a análise, em classe, de um artigo científico que usa o método observacional e será passado um roteiro que ajuda o aluno a analisar criticamente uma pesquisa científica.

  • Módulo 3: Métodos Experimentais

    Nesse módulo discutiremos as características dos métodos experimentais e quase experimentais. na sequência, você verá os tópicos a serem abordados, os textos a serem lidos e os links para as videoaulas que são roteiros de estudo sobre os textos:

    15/05 - Aspectos gerais da pesquisa experimental

    Para começar, leia o texto: - Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de pesquisa em Psicologia – Cap. 6

    Além disso, nessa semana os alunos deverão assistir à primeira videoaula do módulo (Clique aqui) e à segunda videoaula  (Clique aqui). Estas videoaulas ajudarão a entender alguns aspectos fundamentais da pesquisa experimental.

    O link para a terceira videoaula do módulo está aqui (clique aqui.


    22/05 - Nessa semana vamos discutir os métodos quase-experimentais, com ênfase nos delineamentos de sujeito único. A leitura dessa semana é o texto:

    - Cozby, P. (2003). Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo: Atlas – Capítulo 11.

    Os alunos devem assistir à quarta videoaula do módulo (clique aqui).

    Conteúdo adicional: para aqueles que têm curiosidades sobre como são produzidas as pesquisas sobre medicamentos (assunto pertinente a esse módulo): o artigo "Como e por que testamos medicamentos", do jornalista Carlos Orsi trata de maneira clara e simples sobre os motivos pelos quais a ciência é imprescindível nesse assunto. Clique aqui para acessar o artigo, que foi publicado em 2020 na revista "Questão de Ciência".

  • Módulo 4: Métodos Indiretos

    Nesse módulo estudaremos os métodos para se realizar pesquisas sobre construtos aos quais os pesquisadores só têm acesso via relato verbal dos participantes: as pesquisas que envolvem o uso de entrevistas e de questionários. Esse é um dos métodos mais populares em Psicologia, por várias razões. Mas, como todos os métodos, tem limitações e características específicas, que devem ser levadas em conta na análise dos resultados das pesquisas. O texto base para esse módulo é:

    Shaughnessy, et al. (2012). Metodologia de Pesquisa em Psicologia – Cap. 5 (ver abaixo)

    05/06 - nessa aula, discutiremos os aspectos gerais desse método e a lógica de construção desse tipo de pesquisa. Durante a semana, assista as duas primeiras aulas do módulo

    Clique aqui para acessar a primeira aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a segunda aula do módulo.

    12/06/2022 - nessa aula discutiremos mais algumas características do método, tiraremos dúvidas e discutiremos uma pesquisa que utiliza esse tipo de metodologia. Assista também às outras duas vídeo-aulas do módulo.

    Clique aqui para acessar a terceira aula do módulo.

    Clique aqui para acessar a quarta aula do módulo.

    19/06/2022 - nessa aula vamos discutir especificamente a pesquisa qualitativa e sua diferença em relação à pesquisa de levantamento de abordagem quantitativa. Assista à quinta vídeo-aula do módulo.

     Clique aqui para acessar a quinta aula do módulo.




  • Módulo 5: Práticas baseadas em evidência em Psicologia

    O objetivo desse módulo é discutir o que seriam práticas baseadas em evidência em Psicologia. Inicialmente, vocês devem ler o seguinte texto, que está disponível no portal (ou na própria web):

    Leonardi, J. L., & Meyer, S. B. (2015). Prática baseada em evidências em Psicologia e a história da busca pelas provas empíricas da eficácia das psicoterapias. Psicologia: Ciência e Profissão35(4), 1139-1156. (Acesse o texto aqui)


    Nesse texto os autores descrevem a história pela busca de evidências de eficácia nas psicoterapias, o que o ajudará a compreender porque isso vem sendo discutido. Nas vídeo-aulas, porém, o conteúdo específico desse texto não será tratado, apesar de fazermos referência a alguns conceitos importantes discutidos pelos autores (por isso, é fundamental que você o leia ANTES de assistir às aulas). Ao longo das aulas, discutiremos a importância (ou não) de se buscar essas evidências, quais seriam os fatores responsáveis pela eficácia das práticas psicológicas, as dificuldades de se fazer pesquisa nessa área e qual seria a atual definição de práticas baseadas em evidência.


    Clique aqui para assistir à primeira aula do módulo.

    Clique aqui para assistir à segunda e última aula do módulo.


    • Aqui você pode acessar o artigo utilizado na presente unidade (PDF).

      Leonardi, J. L., & Meyer, S. B. (2015). Prática baseada em evidências em Psicologia e a história da busca pelas provas empíricas da eficácia das psicoterapias. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(4), 1139-1156.


  • Trabalho final da disciplina

    Olá pessoal!

    O trabalho final da disciplina ficou para o dia 10/07/2023. Abaixo, o texto com todas as orientações para realização do trabalho, bem como as situações-problema e os grupos que assumiram cada situação.

    ORIENTAÇÕES PARA TRABALHO EM GRUPO SOBRE A SITUAÇÃO PROBLEMA

    Nesse trabalho vocês deverão propor uma intervenção para solucionar uma situação problema (uma demanda de intervenção) a partir da pesquisa de artigos científicos que testem estratégias de atuação do psicólogo.
    A partir da situação problema recebida o grupo deverá realizar uma busca de artigos científicos a partir de palavras chave relacionadas à situação nas seguintes bases de dados: PsycINFO, Scopus, Web of Science e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC). A busca resultará em um número bastante grande de artigos. A tarefa seguinte será selecionar 10 artigos científicos para fundamentar a proposta de intervenção do grupo.
    Os artigos devem ser revisões sistemáticas, metanálises ou estudos experimentais e quase experimentais. Artigos de revisão e metanálises são artigos que revisam várias intervenções sobre um mesmo tema, definindo o quanto essas intervenções tem se mostrado eficientes para lidar com a situação. São artigos de muito interesse, mas que não descrevem especificamente como cada intervenção é realizada. Os estudos empíricos (experimentais e quase experimentais) costumam descrever em mais detalhes como a intervenção é realizada, o que pode ajuda-los muito na sua proposta. NÃO utilizem artigos de pesquisas observacionais ou pesquisas de levantamento, uma vez que essas pesquisas tentam apenas descrever e explicar possíveis variáveis implicadas no problema em análise, o que será menos útil na proposta de intervenção (MAS, podem ser muito úteis para vocês conhecerem melhor o problema em questão e construírem a introdução do trabalho).
    Ao final do documento vocês verão todas as situações-problema e o grupo ao qual cada situação foi designada.
    A partir das buscas e dos artigos selecionados, a proposta deve ser elaborada e apresentada em um formato que contenha as seguintes seções (não esqueçam de fazer uma capa, é claro...):

    1) Introdução: nessa seção vocês deverão abordar os aspectos de maior relevância para o entendimento da situação-problema. Iniciem a introdução descrevendo a situação problema pela qual vocês ficaram responsáveis. Definam, de acordo com a literatura científica, o problema em questão (por exemplo, o que é depressão, ansiedade, comportamentos auto-lesivos não suicidas, etc.), características, sua prevalência na população em geral e na população específica definida na situação problema, formas de entendimento do problema e aspectos relevantes para se entender sobre o que vocês vão discorrer nas seções seguintes. É importante que a introdução apresente como características concisão, clareza, exatidão e sequência lógica.
    2) Proposta: Nessa seção vocês devem descrever, com base nos artigos selecionados, a proposta de intervenção para lidar com situação-problema que o grupo definiu. Essa proposta de intervenção deve ser descrita em detalhes, informando, por exemplo, a duração, os recursos necessários para a implementação, a forma de aplicação e outros pormenores. NÃO é a cópia de uma intervenção proposta em um dos artigos selecionados. É uma proposta que pode ser fundamentada em mais de um artigo estudado, pode ser uma proposta dirigida especificamente para a população-alvo e para outras pessoas que fazem parte do contexto (por exemplo, uma intervenção voltada para os alunos da escola e também uma intervenção voltada para professores e outra para os pais). Vocês devem demonstrar que entenderam que o problema é multideterminado e que deve ser tratado da melhor forma possível, envolvendo todos aqueles que podem ajudar na solução.
    3) Justificativa: Nessa seção vocês devem apresentar o motivo pelo qual propuseram a intervenção (ou as intervenções) descritas no item anterior. Vocês devem listar os artigos consultados e descrever quais foram utilizados para montar a proposta e quais foram deixados de lado. Devem justificar, primeiro, porque deixaram de lado os artigos descartados (não apresentavam bom nível de eficácia? Tinham problemas de validade interna/externa? Foram conduzidos com grupos muito diferentes daqueles da situação-problema? A proposta, apesar de bom, teria problemas de adaptação para o contexto brasileiro?). Depois, justifiquem a escolha dos artigos que fundamentaram a elaboração da proposta (por exemplo, se os artigos escolhidos possuem um bom nível de eficácia das intervenções, se possuem uma população semelhante e/ou um mesmo contexto, entre outros). Além disso, devem informar quais as bases de dados foram utilizadas, as palavras-chaves utilizadas para as buscas e os critérios de seleção dos artigos.
    4) Referências: As referências devem estar de acordo com as normas APA.
    O trabalho como um todo não deve ultrapassar 12 páginas, excluindo desse número as referências.

    Situações-problema para o trabalho final de Metodologias de Pesquisa em Psicologia

    1) Vocês foram contratados para trabalhar em um hospital público de grande porte e sua chefia lhes informou que há uma demanda muito grande para trabalhar com mulheres com queixa de fibromialgia. Por se tratar de um serviço público, a psicoterapia individual está descartada. Qual a proposta de trabalho que vocês podem fazer ao hospital? (Maria Eduarda, Laura Romão, Sofia Dragan, Larissa e Esther)

    2) Uma instituição de longa permanência para idosos está contratando profissionais para desenvolver uma intervenção no local. A demanda é que os residentes apresentam uma queda muito rápida no funcionamento cognitivo quando ingressam na instituição. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Giovanna Manini, Paola, Giovana Fonseca, Rainele e Millena)

    3) Vocês trabalham em uma escola onde tem ocorrido uma série de episódios de cyberbullying. A escola pediu a vocês uma intervenção junto aos alunos do ensino fundamental para que seja possível lidar com essa situação. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Beatriz de Carvalho, Daiane, Guilherme, João Gabriel e Natália)

    4) Vocês trabalham em uma unidade de saúde e os profissionais médicos têm avaliado um contingente muito grande idosos com demência, cujos cuidadores são familiares. Esses familiares cuidadores têm apresentado muitas queixas de sobrecarga, estresse e depressão. A unidade de saúde pediu uma proposta de intervenção em grupo para esses cuidadores. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Gabi, Giovana Sinhorini, Ralph, Ana Carolina e Giovana Gianotti)

    5) Vocês trabalham em uma empresa privada e há uma queixa generalizada de estresse entre os trabalhadores. Seus chefes pediram a vocês uma intervenção para melhorar essa situação entre os funcionários. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Marina, Ana Elisa, Beatriz, Nicoly e Sofia Duarte)

    6) Vocês trabalham em uma escola onde ocorreu o suicídio de um aluno e boatos de tentativa de suicídio de outros dois. Os pais estão muito preocupados, assim como a escola, que pediu a vocês uma intervenção junto aos alunos do ensino fundamental e médio para prevenir e mitigar essa situação. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Maria Laura, Amanda, Letícia, Sofia Ravazzi e Ana Julia)

    7) Vocês trabalham para a prefeitura de uma grande cidade onde um desastre natural ocorreu (deslizamento de encostas, que deixou uma série de pessoas desabrigadas, pessoas que perderam tudo o que tinham e pessoas que perderam parentes e amigos). Foi-lhes solicitado fazer uma intervenção com as vítimas desse desastre. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam? (Ana Laura, Bianca, Bruno, Filipe e Laura)

    8) Vocês trabalham em uma escola de ensino médio e os alunos têm se queixado muito da dificuldade em estabelecer hábitos de estudo que os ajudem a se organizar para estudar para o ENEM e vestibulares. A escola pediu a vocês uma intervenção para os alunos. Qual a proposta de intervenção que vocês fariam à instituição? (Marina Couteiro, João Pedro Thomazella, João Augusto, Rafael e Nero)

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