Programação

  • Semana 1 - 10/10: Apresentação da disciplina + Adversidade e desenvolvimento infanto-juvenil

    Objetivos/Resultados esperados: espera‐se que o estudante compreenda a estrutura da disciplina, seus objetivos, estratégias de ensino e critérios de avaliação. Espera‐se que o estudante reconheça as influências do contexto sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes (pobreza crônica, situações de violência, eventos de vida adversos).


    Indicação de Leitura para 17/10: O modelo de educação que desejamos

    (disponível abaixo)


    Estratégias de Avaliação


    Portfólio 1 (20 Pontos)

    Portfólio 2 (20 pontos)

    Auto-avaliação (10 pontos)

    Avaliação final (Plano de Intervenção - 50 pontos)

  • Semana 2 - 17/10: Violência doméstica como situação de risco: o modelo de educação que desejamos

    Objetivos: espera‐se o que o estudante retome os conceitos de risco, vulnerabilidade e resiliência, reconheça a violência doméstica como fator de risco ao desenvolvimento, entenda as diferentes formas, os aspectos ideológicos e os indicadores.

  • Semana 03 - 24/10 Tutoria das práticas: local, população e demandas (AOTA, 2014)

    Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir as diferentes demandas terapêutico‐ ocupacionais a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.

    Os grupos apresentam seus locais de práticas, população atendida e principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa. O arquivo da apresentação deve estar em PPT. 

    A avaliação seguirá os itens: postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem),  análise, síntese e controle do tempo. 

    *Indicação de leitura para 31/10 Raciocínio Clínico Narrativo

  • Semana 04 - 31/10 Raciocínio de intervenção em contextos sociais: raciocínio clínico narrativo

    Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de compreender as premissas do raciocínio clínico narrativo, sejam capazes de transpor a teoria para a elaboração de um plano de intervenção: população, demandas, objetivos, estratégias, materiais, etc.


    Indicação de leitura para 07/11: Novos cenários ensino na comunidade e Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação (textos na pasta)

  • Semana 05 - 07/11: Atuação interprofissional e intersetorial: as redes de atenção à criança e ao adolescente

    Objetivos: que os estudantes sejam capazes de conceituar interprofissionalidade e intersetorialidade retomando a legislação (ECA); espera‐se que os estudantes sejam capazes de analisar a rede de atenção à criança e o papel do TO nos territórios onde estão atuando.
  • Semana 06 - 14/11 Tutoria das práticas: local, população, demandas, objetivos, estratégias e ocupações propostas; Plano de Intervenção

    Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir os diferentes objetivos de intervenção, as estratégias e ocupações utilizadas a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.

    Os grupos apresentam seus locais, população atendida, principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional e esboço de sua proposta de intervenção. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa.

    Seguir os seguintes critérios

    ‐ Apresentação em PPT 

    ‐ Seguir os itens solicitados 

    ‐Divisão das tarefas no grupo 

    ‐ Postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem) 

    ‐ Análise 

    - Síntese, controle do tempo.

  • Semana 07 - 21/11 - Tutoria das práticas: local, população, demandas, objetivos, estratégias e ocupações propostas; Plano de Intervenção

    Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir os diferentes objetivos de intervenção, as estratégias e ocupações utilizadas a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.

    Os grupos apresentam seus locais, população atendida, principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional e esboço de sua proposta de intervenção. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa.

    Seguir os seguintes critérios

    ‐ Apresentação em PPT 

    ‐ Seguir os itens solicitados 

    ‐Divisão das tarefas no grupo 

    ‐ Postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem) 

    ‐ Análise 

    - Síntese, controle do tempo.


  • Semana 08 - 28/11 Avaliação Final; Avaliação da Disciplina

    Avaliação Final - Escrita - 50 pontos

    Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de fazer um plano de intervenção a partir das discussões realizadas nas tutorias

    PROVA ESCRITA: PLANO DE INTERVENÇÃO


  • Recuperação - até 16/12

     Postar até dia 16/12 no Fórum REC as duas tarefas que não foram entregues.

    Portfólios 1 e 2 (20 pontos cada um)


    Veja os critérios abaixo (a nota obtida em cada portfólio será adicionada a sua pontuação total 46).


    Portfólio 1 – Adversidade e desenvolvimento 

    Critérios de avaliação: 

    ●        Escolha do material (3)

    ●        Consistência dos comentários (3)

    ●        Articulação com a T.O e com o conteúdo estudado em aula (3)

    ●        Lógica da Argumentação (3)

    ●        Abordagem de conceitos (3)

    ●        Comentário (adequado e consistente) no portfólio de um colega (5)

     

    Portfólio 2 – Modelo de Educação que desejamos: a palmada educa?

     

    Critérios de avaliação: 

    ●        Pertinência do material: 4 pontos

    ●        Consistência de comentários: 4 pontos

    ●        Articulação teórica: 4 pontos 

    ●        Abordagem de conceitos: 4 pontos 

    ●        Lógica na argumentação: 4 pontos