Programação
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Objetivos/Resultados esperados: espera‐se que o estudante compreenda a estrutura da disciplina, seus objetivos, estratégias de ensino e critérios de avaliação. Espera‐se que o estudante reconheça as influências do contexto sobre o desenvolvimento de crianças e adolescentes (pobreza crônica, situações de violência, eventos de vida adversos).
Indicação de Leitura para 17/10: O modelo de educação que desejamos
(disponível abaixo)
Estratégias de Avaliação
Portfólio 1 (20 Pontos)
Portfólio 2 (20 pontos)
Auto-avaliação (10 pontos)
Avaliação final (Plano de Intervenção - 50 pontos)
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Objetivos: espera‐se o que o estudante retome os conceitos de risco, vulnerabilidade e resiliência, reconheça a violência doméstica como fator de risco ao desenvolvimento, entenda as diferentes formas, os aspectos ideológicos e os indicadores.
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Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir as diferentes demandas terapêutico‐ ocupacionais a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.
Os grupos apresentam seus locais de práticas, população atendida e principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa. O arquivo da apresentação deve estar em PPT.
A avaliação seguirá os itens: postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem), análise, síntese e controle do tempo.
*Indicação de leitura para 31/10 Raciocínio Clínico Narrativo
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Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de compreender as premissas do raciocínio clínico narrativo, sejam capazes de transpor a teoria para a elaboração de um plano de intervenção: população, demandas, objetivos, estratégias, materiais, etc.
Indicação de leitura para 07/11: Novos cenários ensino na comunidade e Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: bem-estar, saúde mental e participação em educação (textos na pasta)
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Semana 05 - 07/11: Atuação interprofissional e intersetorial: as redes de atenção à criança e ao adolescente
Objetivos: que os estudantes sejam capazes de conceituar interprofissionalidade e intersetorialidade retomando a legislação (ECA); espera‐se que os estudantes sejam capazes de analisar a rede de atenção à criança e o papel do TO nos territórios onde estão atuando. -
Semana 06 - 14/11 Tutoria das práticas: local, população, demandas, objetivos, estratégias e ocupações propostas; Plano de Intervenção
Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir os diferentes objetivos de intervenção, as estratégias e ocupações utilizadas a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.
Os grupos apresentam seus locais, população atendida, principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional e esboço de sua proposta de intervenção. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa.
Seguir os seguintes critérios
‐ Apresentação em PPT
‐ Seguir os itens solicitados
‐Divisão das tarefas no grupo
‐ Postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem)
‐ Análise
- Síntese, controle do tempo.
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Semana 07 - 21/11 - Tutoria das práticas: local, população, demandas, objetivos, estratégias e ocupações propostas; Plano de Intervenção
Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de identificar, apresentar e discutir os diferentes objetivos de intervenção, as estratégias e ocupações utilizadas a partir da apresentação dos diferentes grupos/locais de práticas.
Os grupos apresentam seus locais, população atendida, principais demandas para intervenção terapêutico‐ ocupacional e esboço de sua proposta de intervenção. Também postam no Moodle o arquivo com sua apresentação. O feedback é postado no Moodle após a realização da Tarefa.
Seguir os seguintes critérios
‐ Apresentação em PPT
‐ Seguir os itens solicitados
‐Divisão das tarefas no grupo
‐ Postura (respeito aos colegas, uso da terminologia correta, correção na linguagem)
‐ Análise
- Síntese, controle do tempo.
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Avaliação Final - Escrita - 50 pontos
Objetivos: espera‐se que os estudantes sejam capazes de fazer um plano de intervenção a partir das discussões realizadas nas tutorias
PROVA ESCRITA: PLANO DE INTERVENÇÃO
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Postar até dia 16/12 no Fórum REC as duas tarefas que não foram entregues.
Portfólios 1 e 2 (20 pontos cada um)
Veja os critérios abaixo (a nota obtida em cada portfólio será adicionada a sua pontuação total 46).
Portfólio 1 – Adversidade e desenvolvimento
Critérios de avaliação:
● Escolha do material (3)
● Consistência dos comentários (3)
● Articulação com a T.O e com o conteúdo estudado em aula (3)
● Lógica da Argumentação (3)
● Abordagem de conceitos (3)
● Comentário (adequado e consistente) no portfólio de um colega (5)
Portfólio 2 – Modelo de Educação que desejamos: a palmada educa?
Critérios de avaliação:
● Pertinência do material: 4 pontos
● Consistência de comentários: 4 pontos
● Articulação teórica: 4 pontos
● Abordagem de conceitos: 4 pontos
● Lógica na argumentação: 4 pontos