Programação

    • NUT 5710 - Oficina de Projetos Científicos

      16/04 a 21/06/2019

      4 créditos - 60 horas  Teórica 2h/semana; Prática 2h/semana; Estudo 2h/semana 

       

       

       

       

      DATA

      tema

      Conteúdo

      Docente

      16/04/2019

      1.Apresentação e funcionamento da disciplina

      Apresentação e rotina de trabalho.

      Paula e Rosa

      23/04/2019

      2.Qual a pergunta do seu trabalho?

      Porque estudar o tema?; Quais os fundamentos para formular a pergunta?; qual a relevância do problema/tema?

      Rosa

      30/04/2019

      3.Qual o objetivo do projeto?

      Quais os objetivos específicos devo percorrer para responder ao objetivo do estudo?; Qual a importância (justificativa) desse estudo?

      Paula

      07/05/2019

      4.O que farei para responder a pergunta? 

      Desenho do estudo e métodos.

      Paula e Rosa

      14/05/2019

      5.Como pesquisar o tema?

      Biblioteca: descritores, base de dados, citações.

      Paula

      21/05/2019

      6.Introdução

      O que já foi feito sobre o assunto? Quais as perguntas ainda não respondidas? [Originalidade (lacunas), o que fizeram e o que falta fazer]; Apresentação do problema com dados (antecedentes); Articulação da pergunta e dos objetivos com a literatura.

      Rosa

      28/05/2019

      7. Formalização do método

      Detalhamento do método tendo em consideração outros estudos e ajustes realizados entre objetivo e a resposta que o estudo dará. O método responde à pergunta? 

      Paula

      04/06/2019

      8. Título

      Identificação do trabalho nas bases de dados. Palavras chaves; descritores no resumo título e palavras chaves.

      Rosa

      11/06/2019

      9. Apresentação de projetos

      Seminários

      Paula e Rosa

      18/06/2019

      10.Apresentação de projetos e avaliação final

      Seminários e avaliação da disciplina

      Paula e Rosa

       


  • A PERGUNTA

    Qual a pergunta do seu projeto?

    Hulley, Stephen B.; Cummings, Steven R.; Browner, Warren S.; Grady, Deborah G.; Newman, Thomas B. Title: Designing Clinical Research, 3rd Edition. http://www.med.mcgill.ca/epidemiology/courses/EPIB660/2010/EPIB%20660%20-%202010-%20session%202%20-%20pdf%201.pdf

    Faça a pergunta do seu projeto:

     

     

     

    Aplique a “FINER Criteria for a Good Research Question”  


  • COLOCANDO SEU PROJETO NO PAPEL...

  • OBJETIVOS

    • 1. Escrevam os objetivos gerais e específicos do seu projeto.

      2. Exercícios: Leia dois artigos relacionados ao seu projeto e grife os  objetivos. Analise se os resultados responderam os objetivos. Não é necessário enviar o exercício mas leve-o para a próxima aula (artigo, grifos e comentários). 

      Obrigada 

  • Material de apoio complementar

  • ESCREVA SEUS OBJETIVOS

  • ORGANIZANDO A SEÇÃO METODOLOGIA - parte 1

    • Use as suas respostas para as questões abaixo na organização desta seção:

      1. Qual seria seu título para esta seção? Sujeitos/Indivíduos/Pacientes/Material/Animais... 

      2. Quais informações você teria que fornecer para conhecermos quem ou o que você vai estudar? Alguma patologia/ sexo/ idade/ tratamento...

      3. Você terá grupos de estudo? Precisará de grupo controle? Placebo?

      4. Qual será seu tamanho amostral? Precisou ou precisa de auxílio estatístico?

      5. Quais são seus critérios de inclusão/ exclusão 

      6. Como está a situação com relação ao comitê de ética?

    • Gráfico que pode ajudar a visualizar o guideline mais apropriado para o desenho de seu estudo

  • ORGANIZANDO A SEÇÃO METODOLOGIA - parte 2 e 3

  • INTRODUÇÃO - Tópicos essenciais

    • Prepare um texto para a seção Introdução, ou organize um já existente, que seja composto por partes como as descritas abaixo. Nesta tarefa você deverá separar em sua Introdução, os parágrafos que:

      1. Apresentem o problema principal ou um problema mais específico, dentro de um tema maior (apresente o tema; se ele tem importância mundial e/ou local; se existem informações mais locais ou mais detalhadas sobre ele...)

      2. Antecedentes (literatura robusta/ trabalhos que sustentem sua proposta; mostre o que já se fez sobre o problema para preparar a entrada do seu projeto)

      3. Gap (qual será a contribuição diferencial/original do seu trabalho; "o que os outros não fizeram/ou fizeram de um jeito diferente e o meu vai fazer"; aqui você pode ressaltar originalidade e relevância de seu projeto)

      4. Justificativa (use as informações anteriores para explicar o motivo de se realizar este projeto; para que vão servir os resultados de seu projeto?)  

  • PROJETOS PRONTOS

  • APRESENTAÇÕES