Programação

  • Atividades de avaliação da disciplina

    ATIVIDADES DE AVALIAÇÃO



    TRABALHO EM GRUPO SOBRE RUAS E PERCURSOS URBANOS

    06 pontos


    Ruas e percursos: movimentos sociais  séculos XIX ao XXI

    Sugestões


    I. fim XIX e primeira metade XX

    Caifazes e abolição 

    As greves de 1917 

    A guerra 1924

    A revolução de 1932

    Carnaval na belle époque 



    II.segunda metade XX

    Flavio de Carvalho e new look de verão

    Marcha com Deus e família 1964 

    Maria Antônia em 1968

    Diretas Já 1984

    Movimentos de moradia



    III.seculo XXI

    Marcha com Jesus

    Parada Gay

    Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013

    monumento marighela 

    Ghost Bikes

    Marchas pro impeachment


    Link para completar os grupos e os movimentoshttps://docs.google.com/spreadsheets/d/1tCR_Due9X-u35WKbczJY8b6ept6E3s2_34dHnV_IBxw/edit?usp=sharing


    Os atendimentos serão oferecidos às quintas-feiras 17h e às sextas-feiras 12h. Enviar email para os monitores para fazer o agendamento (vitoria.hassuani@usp.br / claudia.miranda@usp.br / leandroleaoalves@gmail.com)


    O trabalho deverá apresentar e analisar um dos movimentos sociais indicados ou qualquer outro escolhido pelo grupo e aprovado pela professora. A reflexão deverá articular o movimento, seus objetivos e práticas com os usos e apropriações realizadas nas e pelas ruas. Deverão ser,incluídos como elementos de análise referências à cidade, espaço construído e apropriado assim como problematizar o significado da rua como espaço público.

    Todos os grupos deverão espacializar . Cada grupo terá que indicar as ruas e percursos apropriados pelo movimento estudado e selecionar outras marcações que permitam compreender as práticas e questões associadas ao objeto estudado (edifícios, pontos simbólicos, produzir interferências na base cartográfica, conexões com outros espaços e lugares da cidade, etc, etc)


    Trabalho constará de:

    1 texto de 5 a 10 páginas apresentando o tema, o recorte adotado com discussão bibliográfica, desenvolvimento e conclusão

    2 pelo menos um atendimento com monitores/professor 

    3 produção de cartaz ou lambe

    4 apresentação do trabalho

    5 dois textos com comentários sobre os trabalhos dos grupos que apresentarão nas datas diferentes do grupo e que deverão conter uma avaliação geral e um comentário específico sobre um dos trabalhos apresentados (individual)


    FICHAMENTO Texto Ciladas da Diferença

    2 pontos


    COMENTÁRIO CRÍTICO

    2 ponto

    Comentário crítico de 2 textos obrigatórios da disciplina. 

    Seleção de uma idéia central no argumento do texto selecionado e um comentário sobre ela relacionando com a disciplina texto entre 1 a 2 páginas

  • Tópico 1

    09/03 

    apresentação aula século XIX


    Hobsbawm, E. A era dos impérios, 1875/1914. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, cap 2

    Simmel, G. "A metrópole e a vida mental”

    Hobsbawm, E. "Art nouveau”in: Tempos fraturados.São Paulo, Companhia das Letras,2013 pp 142/157

  • Aula 16/03



    Capitalismo e modernidade xix 

    Hobsbawm, E. A era dos impérios, 1875/1914. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, cap 2

    Simmel, G. "A metrópole e a vida mental”

    Hobsbawm, E. "Art nouveau”in: Tempos fraturados.São Paulo, Companhia das Letras,2013 pp 142/157


  • Aula 23/03

    Capitalismo e modernidade xix 

    Hobsbawm, E. A era dos impérios, 1875/1914. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988, cap 2

    Simmel, G. "A metrópole e a vida mental”

    Hobsbawm, E. "Art nouveau”in: Tempos fraturados.São Paulo, Companhia das Letras,2013 pp 142/157

    Marshall Bermam

  • 30/03

    Nao haverá aula, recesso escolar PASCOA

  • Aula 06/04

    Brasil: crise da escravidão, imigração e urbanização. Reformas urbanas e república


    Chaloub, Sidney. A cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo, Companhia das Letras, 1986 pp.97/164

    Bresciani, M Stella Sanitarismo e configuração do espaço urbano”in: Cordeiro, Simone Lucena(org) Os cortiços de Santa Ifigênia: sanitarismo e urbanização. Arquivo Público, Imprensa Oficial, São Paulo, 2010

  • Aula13/04

     

     Imperialismo, Modernidade e modernização: a geração de 30 e o Brasil 

    Velloso, Monica. História e modernismo. Belo Horizonte, Autêntica, 2010 pp 11/38 e 91/111

    Todorov, S.




  • Aula 20/04

     Apresentação dos trabalhos modulo I


    Cartazes deverão ser afixados antes do início da apresentação

    Sugestão de bibliografia

    Caifazes e abolição 

    AZEVEDO, Célia Marinho de. Onda Negra, medo Branco. SP. Anablume, 2004

    MACHADO, M. H. P. T. . O Plano e o Pânico. Os Movimentos Sociais na Década da Abolição.. 2o.. ed. São Paulo: EDUSP, 2010

    Jornal A Redenção (digital Arquivo Publico do Estado de São Paulo)

    QUINTAO, Antonia Aparecida Irmandades negras. outros espaços de luta e resistência. São Paulo, Anablume, 2002

    FONTES, Alice Aguiar de Barros. A prática abolicionista em São Pulo: os caifazes(1882-1888). Mestrado Historia, 1976


    As greves de 1917 

    PINHEIRO, Paulo Sergio e HALL, Michael. A classe operária no Brasil. Documentos, v II. São Paulo, Brasiliense

    Foot Hardman Nem pátria nem patrão. São Paulo, UNESP, 2002


    A guerra 1924

    CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014 cap I e

    Martins, Jose de Souza. Introdução in CABANAS, João. A coluna da morte. São Paulo, UNESP,2014

    Doria, Pedro. Tenentes: a guerra civil brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2016


    A revolução de 1932

    Santos, Maro Cabral dos. São Paulo 1932: memória, mito, identidade. São Paulo, Alameda, 2010

    artigos de Jose de Souza Martins, Katia Abud

    DUARTE, Paulo, Agora nós, crônicas da revolução paulista São Paulo, Imprensa Oficial 2007

    Carnaval  

    SEVCENKO, Nicolau. Orfeu estático da metrópole.SP, Companhia das letras,

    SIMSON, Olga Carnaval em branco e negro

    SILVA,Zelia Lopes. Os carnavais de rua e de clubs de São Paulo, metamorfoses de uma festa (1923-1938) Livre docência USP, 2008. Ed Unes

    FAUSTO, Boris. O crime do restaurante chines


  • Aula 27/04

     Arquitetura e construção nacional

    Cavalcanti, Lauro. Moderno e brasileiro: a historia de uma nova linguagem na arquitetura. Rio de Janeiro, Zahar, 2006 pp.17/94


  • Aula 04/05

     Espaço e poder capitalismo e espetáculo Mariana exposições universais / espaço e poder nazismo, horror espaço

    Lane, Barbara in Sust, Xavier(org) La arquitetura como simbolo de poder. Barcelona, Tusquets, 1975

    Arendt, Hannah. Eichmann em Jerusalém. São Paulo, Companhia das Letras,1999 pp.13/31 e 128/151

  • Aula 11/05

  • Aula 18/05

    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SECULO XX




    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS SECULO XX

    Os cartazes deverão ser afixados 


    Flavio de Carvalho e new look de verão

    http://mariantonia.prceu.usp.br/celeuma/?q=revista/4/dossie/flávio-de-carvalho-arqueologia-e-contemporaneidade

    CARVALHO, Flavio. A moda e o novo homem

     

    Marcha com Deus e família 1964 

    Solange de Deus Simões.‘Deus, Pátria e Família: As mulheres no golpe de 1964’)

    https://www.youtube.com/watch?v=dzOENN8WiJY

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-87752005000100012 Marchando com a família, com Deus e pela liberdade – O "13 de Março" das direitas Varia Historia 2005

    Revista Estudos Avançados no 80


    Maria Antônia em 1968

    FERRER, Eliete (org) 68 a geração que queria mudar o mundo: relatos. Brasilia, Imprenta, Comissão da Anistia, 2012

    SEVILLANO, Daniel C. Da Maria Antonia a Monte Alegre: movimento estudantil durante o regime militar(1968-1977)

    Os acontecimentos da Rua Maria Antonia (2 e 3 de outubro de 1968). São Paulo, FFCLH, 1988


    Diretas Já 1984

    Henfil Diretas ja. Rio de Janeiro, Record, 1984

    Bertoncelo, Edison. A campanha das diretas e a democratização, São Paulo : Humanitas, 2007



    Movimentos de moradia


    http://www.scielo.br/pdf/op/v18n2/a07v18n2.pdf

    http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n47/v16n47a05.pdf(Maria Gloria GOHN)

    KOWARICK, L. (org.). As lutas sociais e a cidade: São Paulo passado e presente. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1988

    e professores da FAU: Raquel Rolnik, Renato Cymbalista, Paula Santoro,Maria Ruth Amaral de Sampaio, etc, etc




  • Aula 25/05


    Pruitt-Igoe "Trouble in Utopia”, 

    revista espaço e debates NY


    culturas locais, culturas globais 


    Canclini, N A globalização imaginada São Paulo, Iluminuras, 2003 pp.153/166

  • Aula 01/06


    01/06 emenda feriado não haverá aula



     

  • Aula 08/06

    fim das utopias anos 1980

    Pierucci, Antonio Carlos. As ciladas da diferença. São Paulo, editora 34, 2013 pp 14/58 e 104/119





  • 15/06

     APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SECULO XXI



    APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SECULO XXI

    os cartazes deverão ser afixados


    Marcha com Jesus

    José Rogerio Lopes

    Religiões e cidades

    Parada Gay


    Movimento passe livre/ jornadas de junho 2013



    Ghost Bikes


    Marcha das vadias


    Marchas pro impeachment

    runa Mantese de Souza e
    José Guilherme Cantor Magnani
    Jovens na Me-
    trópole: etnogra€as de circuito de lazer, encontro e

    sociabilidade
    runa Mantese de Souza e
    José Guilherme Cantor Magnani
    Jovens na Me-
    trópole: etnogra€as de circuito de lazer, encontro e
    sociabilidade
    Revista Pontourbe http://pontourbe.revues.org
    A cidade no corpo
    Diálogos entre corpografia e etnografia

    Jovens na Metrópole:

  • 22/06

    desafios globalização, deslocamentos e contatos: redes sociais, a imigração e refugiados, terrorismo

    Silva, Regina Helena (org) Ruas e redes: dinâmicas dos protestosBR. Belo Horizonte, Autêntica, 2014 pp39/67 e 141/187

    Bauman, Z video fronteiras do pensamento

  • 29/06

     política hoje texto aula