Programação
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Ulpiano Bezerra de Meneses. A História, cativa da memória? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 1992, v. 34, pp. 9-23.
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2.1.1. Seminário 1: J. Ruskin. A Lâmpada da Memória, Cotia, Ateliê, 2008, pp. 51 a 85.; E. E.Viollet-le-Duc. Restauração, Cotia, Ateliê, 2000, pp. 29-70.
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C. Brandi, Teoria da Restauração, Cotia, Ateliê, 2004, Capítulo 1, pp. 25-33.
Ver também:
BASILE, Giuseppe. “A Atualidade da Teoria da Restauração de Cesare Brandi: Alguns Exemplos”, Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, 2004, n. 16, pp. 143-146.
______. Breve perfil de Cesare Brandi, Desígnio, 2006 (2007), n. 6, pp. 49-56.
KÜHL, Beatriz Mugayar. Brandi e a teoria da restauração, Pós. Revista do programa de pós-graduação em arquitetura e urbanismo da FAUUSP, 2007, n. 21, pp. 198-211.
http://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43516/47138
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Ver também:
Kühl, Beatriz Mugayar.
______. Notas sobre a Carta de Veneza. Anais do Museu Paulista, Dez 2010, vol.18, no.2, p.287-320. ISSN 0101-4714
http://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/5539/7069
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2.1.1. Marly Rodrigues. Imagens do passado: a instituição do patrimônio em São Paulo: 1969-1987. São Paulo: Ed. Unesp / Imprensa Oficial / Condephaat / FAPESP, 2000; pp. 30-56.
Opção: versão tese. Link: https://docs.wixstatic.com/ugd/d7ff26_2f29dd6c3de24504a9090d8fd502beee.pdf, pp. 18-38.
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2.1.1. Flavia Brito do Nascimento e Simone Scifoni. A Paisagem Cultural como paradigma para a proteção: a experiência do vale do Ribeira-SP. Revista CPC, n.10, p. 29-48, 2010.
http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15660
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Seminário 3: F. Choay, O Patrimônio em questão, Belo Horizonte, Fino Traço, 2011, pp. 9-43.
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AUH – 412 Técnicas Retrospectivas. Estudo e preservação dos bens culturais
A prova será realizada no dia 27 de abril, das 09:00 às 12:00. O enunciado é o que segue:
Responda a duas das questões enunciadas e desenvolva-as. A questão 1 é obrigatória; a outra, deve ser escolhida entre a 2 e a 3.
Notem que não se exigem respostas factuais, mas, sim, dissertativas, desenvolvendo os temas a partir dos textos estudados e de modo condizente com o tempo da prova.
Os estudantes podem levar 1 página A4 (somente frente) com anotações feitas de próprio punho para utilizar como base para o desenvolvimento das questões. Não serão aceitas folhas fotocopiadas, nem digitadas. Essa folha deverá ser entregue com a prova.
1. Discorra sobre aspectos da preservação de bens culturais como sistematizados no Brasil com a criação do SPHAN em 1937, conforme as análises de Cecília L. Fonseca (2º seminário); evidencie critérios de identificação dos bens culturais e a forma de atuação nos edifícios do passado, ilustrando o problema através de um dos exemplos sugeridos para a visita técnica (item Visita Técnica do programa ).
2. Discuta a diferenciação entre história e memória como explicitada por Ulpiano B. de Meneses em seu texto “A História, cativa da memória?” (Revista do IEB, texto da 1ª leitura programada) e sua repercussão na preservação de bens culturais, evidenciando a forma de estruturação do texto e os argumentos invocados pelo autor.
3. Analise as principais proposições de Viollet-le-Duc para a restauração, contrapondo-as às visões de John Ruskin sobre o tema, usando como referência os respectivos textos (Restauração e A Lâmpada da Memória, 1º seminário), examinando os argumentos utilizados pelos autores.