Nome:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno Ting

Turma:

8B

Atividade:

A cadeia alimentar

Plano de Aula:

Para esta aula será trabalhado o conceito de cadeia alimentar em ecologia. Uma vez que é difícil fazer uma experiência direta envolvendo este assunto, será feito um jogo entre os alunos. O jogo em si é bastante simples e o material utilizado consiste basicamente de cartas de papel, que representarão diferentes animais, e cartolina, onde serão coladas as cartas. Para que o jogo se desenvolva é necessário que os alunos consigam enxergar a relação de predatismos e herbivorismos entre os diferentes animais e plantas. A intenção do jogo é que aquele que conseguir enxergar mais dessas relações seja o vencedor, mas como qualquer jogo de cartas a sorte também está envolvida.

Após terminado o jogo, com as cartas coladas na cartolina mostrando a teia alimentar que se constituiu, os alunos devem responder às perguntas do roteiro. Uma vez que a teia alimentar formada pode ser diferente para cada grupo, as respostas às perguntas do roteiro que se referem à teia também podem ser diferentes, o que de modo algum invalida as respostas.

Com este jogo espera-se que os alunos sejam capazes de entender a diferença entre teia e cadeia alimentar e o significado das expressões produtor, consumidor primário, consumidor secundário, consumidor terciário e decompositores. 

Roteiro: Documento do Word 2007 Roteiro 8.docx

Nome:

Mariana Cardoso Menquinelli

Ana Carolina Oliveira de Souza

Turma:

Atividade:

Extraindo o DNA

Plano de Aula:

Objetivo: O objetivo é introduzir superficialmente o que é DNA para o aluno.

Avaliação: A avaliação do aprendisado será com base no grau de engajamento dos alunos ao longo do experimento e através das perguntas levantadas.

Procedimento: No início da aula explicaremos brevemente o que é o DNA, acima de tudo é importante que o aluno entenda que o DNA carrega informações sobre como é o ser, como se fosse um RG genético. O tempo estimado para essa primeira etapa é de 15 minutos.

Após a breve explicação começaremos o experimento. Devido ao tempo curto levaremos a solução extratora já pronta, assim os alunos terão apenas que amassar a banana e misturar com a solução.

Se houver tempo, no final do processo experimental colocaremos uma amostra do DNA extraído nos microscópios.

Roteiro: Documento Word Extração de DNA.doc

Nome:

Jean

Turma:

8A

Atividade:

Enchendo o Pulmão

Plano de Aula:

Nesta aula, tentarei mostrar aos alunos os princípios de pressão de ar relacionados ao nosso pulmão. Com este simples experimento, eles terão uma ideia de como o pulmão funciona, inflando e desinflando, o porque é mais difícil inspirar com o pulmão mais cheio e expirar com o pulmão mais vazio, além de todo o trabalho que eles irão desenvolver para montar o "pulmão" artificial.

Roteiro: Documento Word Enchendo o pulmão semana do dia 17-09.doc

Nome:

Jean

Turma:

6A

Atividade:

Estação do ano e os trópicos

Plano de Aula:

Nesta aula, eles montarão um modelo de planeta Terra destacando os trópicos de Câncer de Capricórnio, e a partir daí concluir porque no verão  em um determinado trópico a luz do Sol incide exatamente 90 graus sobre esse trópico. Após essa conclusão, tentarei explicar mais algumas curiosidades sobre as estações relacionadas ao movimento de translação da Terra.

Roteiro: Documento Word Estações do Ano e os Trópicos semana do dia 17-09.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

7º ano

Atividade:

Jogo dos métodos contraceptivos

Plano de Aula:

Objetivos: Verificar se os alunos conseguem identificar os diferentes métodos contracptivos e suas utilizações.

Dinâmica da atividade: A sala será dividida em dois grupos. Entregaremos para eles o tabuleiro do jogo, as fichas e os dados. O tabuleiro (estilizado para o tema sexualidade) é do tipo "Snakes and Ladders", em que há atalhos para subir pelo tabuleiro e para descer também. Caso o aluno caia em alguma casa onde haja um atalho, pediremos que ele responda a um cartão sorteado, que pode ser uma questão ou um desafio (por exemplo, encher uma camisinha com água e observar o quão resistente ela é.). Caso responda corretamente, ele pode ou subir de posição pelo atalho ou evitar que ele caia pelo tabuleiro.

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de ao menos tentar responder às questões, além de agir com naturalidade em respeito ao tema.

Avaliação: Checagem das respostas do aluno e da sua interação com o grupo.

 

OBS: Essa atividade não tem roteiro pois, no jogo passado, os alunos não conseguiram lidar muito bem em responder o roteiro e jogarem ao mesmo tempo. Como a atividade se trata mais de uma conversa sobre sexualidade, julgamos que dessa vez o roteiro não seria necessário. Em anexo, apresentamos os tabuleiros e os cartões utilizados.

Roteiro: Documento do Word 2007 JOGO DOS MÉTODOS CONTRACEPTIVOS.docx

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Turma:

9° ano

Atividade:

Construindo cores

Plano de Aula:

Objetivos: Discutir com os alunos o conceito de cor.

 

Dinâmica da atividade: A sala será dividida em grupos. Na primeira parte, denominada "Como são feitas as cores?" é discutido o fenômeno do arco íris através de um texto simples. Logo em seguida, pede-se que o aluno monte um disco de Newton com um disco colorido já impresso e um palito de churrasco. Para melhor visualização do efeito, disponibilizamos um ventiladorzinho improvisado para o grupo colocar o disco e girar.

Na segunda parte, "Misturando as cores", os grupos irão utilizar uma caixa com 3 lâmpadas (vermelha, azul e verde). Ligando-as aos pares e todas juntas, eles devem observar a mistura de cores e o aparecimento da luz branca.

Na parte III, "Observando as cores", segue-se um texto curto sobre o porquê de percebermos as cores. Logo em seguida, o aluno deve pintar cartões de algumas cores e submetê-los às luzes coloridas, anotando as cores que ele enxergar.

 

Respostas esperadas: Espera-se que o aluno seja capaz de entender que a luz branca é composta pelas outras cores. Também se espera que ele consiga interpretar os textos simples e aplicar os conceitos apresentados em questões sobre seu cotidiano. Algumas perguntas podem trazer dificuldades aos estudantes, que podem contar com o auxílio das estagiárias.

 

Avaliação: Checagem das respostas do aluno nos roteiros e da sua interação com os experimentos.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 8º Roteiro_CONSTRUINDO CORES.docx

Nome:

Thiago

Turma:

7B

Atividade:

Detergente da digestão

Plano de Aula:
Na próxima aula, que voltarei ao esquema normal das aulas, eu preparei um relatório com exercícios simples mas que eu os conseguirei cobra-los com firmeza, devida a simplicidade dos mesmos. É uma experiência que eu não apresenta, aparentemente, relação com o tema porém eu tentarei cobrar isso deles na forma de conversa, visto que eles não se dedicam ao relatório.
Conversei com a monitora e ela me deu algumas "dicas" de como interagir com alguns alunos.
Roteiro: Documento do Word 2007 detergente.docx

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Turma:

9A

Atividade:

Construindo cores

Plano de Aula:

Atividade

Construindo Cores

Objetivos

Mostrar aos alunos como funciona a composição das cores através da mistura de diferentes cores de luz.

Dinâmica da atividade

                - Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: entrega dos roteiros, resposta das primeiras perguntas.

- Segundo momento: montagem das caixas, realização do experimento.

- Terceiro momento: realização da parte final da atividade.

Possíveis dificuldades

Não entender os princípios envolvidos; dificuldades na montagem.

Respostas esperadas

Espera-se que os alunos entendam que as cores que vemos podem ser entendidas como a combinação de outras.

Avaliação

Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.

Roteiro: