Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Data:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno W. Ting

Escola:

EMEF Desembargador Amorim Lima

Turma:

8B

Atividade:

Energia dos alimentos e respiração

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

Os alunos serão separados em grupos de duas a quatro pessoas, de acordo com o número total de alunos na sala e também do mateial disponível. Serão entregues os roteiros da experiência, um por pessoa. Inicialmente eles deverão responder as perguntas desse roteiro, que incluem resultados da experiência anterior, de maneira apenas qualitativa.

Enquanto essas perguntas são respondidas, serão distribuidos três velas e dois potes transparentes, um grande e um pequeno, para cada grupo. Quando os grupos terminarem de responder às questões passarei em cada um deles para acender as velas. A partir daí os alunos poderão começar a fazer a experiência em si, que consiste em deixar as velas queimando dentro e fora dos potes e notar qual delas queima por mais tempo. Após a experiência em grupo cada aluno deve responder às questões do roteiro.

Caso haja tempo poderá haver uma discussão entre os resultados dos diferentes grupos.

Roteiro: Documento Word Experimento 4.doc

Nome:

Sofia, Gabriela a Natasha

Escola:

Amorim Lima

Turma:

7º Ano

Atividade:

Quente, frio, movimento e vento

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

Tema: Correntes de Ar

 

Objetivo: Compreender como se dá as correntes de ar em nosso planeta

 

Metodologia: A sala será dividida em dois grupos. Para cada equipe, serão dados os componentes do experimento: uma garrafa com agua quente e corante azul e uma garrafa com água fria e corante verde, além de um pedaço de cartolina e fita adesiva. Pediremos ao primeiro grupo que coloquem a garrafa com água quente por cima da garrafa com água fria e para prender com fita adesiva. Já para o segundo grupo, pediremos que façam o contrário. Compararemos resultados. A seguir, distribuiremos os roteiros para a classe

 

Avaliação: O aluno deve ser capaz de compreender a como se dá as correntes de ar em nosso planeta. Para tanto, deve-se checar as respostas do roteiro, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. É fundamental que ele seja capaz de responder a última parte, "Pensando no peso do ar no nosso planeta” e, para tanto, eles podem contar com o auxílio da educadora.

Roteiro: Documento Word Calor e Movimento.doc

Nome:

Sofia, Gabriela e Natasha

Escola:

Amorim Lima

Turma:

9º Ano

Atividade:

Força Centrípeta

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

Tema: Força Centrípeta

 

Objetivo: Compreender o que é a força centrípeta

 

Metodologia: A sala será dividida em grupos. Para cada equipe, serão dados os componentes do experimento: fio de nylon, uma borracha, um corpo de caneta e um peso. Pediremos aos grupos que realizem o experimento e observem o que ocorre. A seguir, distribuiremos os roteiros para a classe

 

Avaliação: O aluno deve ser capaz de o que é a força centrípeta e quando ela é necessária. Para tanto, deve-se checar as respostas do roteiro, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. É fundamental que ele seja capaz de responder a última parte, "Girando e observando” e, para tanto, eles podem contar com o auxílio da educadora.

Roteiro: Documento Word Força Centrípeta.doc

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Escola:

E.M.E.F. DESEMBARGADOR AMORIM LIMA

Turma:

6ª série

Atividade:

Convecção

Data:
Plano de Aula:

Objetivo: Compreensão do fenômeno de convecção, dando continuidade ao trabalho com calor e temperatura que fizemos nas outras aulas

 

Método:


Apresentar o material utilizado

Discutir situações do dia a dia em que aquecemos água e o que acontece com ela

Distribuir o roteiro

Auxiliar na montagem do experimento

Acompanhar anotações

Reflexão final sobre aquecimento e temperatura

Entrega dos roteiros

 

Possíveis dificuldades:

Dificuldade na montagem do experimento, dado que o material não é de uso comum ao aluno e preenchimento do roteiro.

 

Respostas Esperadas:

Esperamos que o aluno compreenda o aquecimento, dilatação ao aquecer e formule uma teoria a respeito das correntes de convecção a partir do conhecimento que já possui

Roteiro:

Nome:

Ana Carolina Oliveira de Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

Atividade:

Vetores por toda a parte

Data:
Plano de Aula:

Objetivo: O aluno deve entender o que é um vetor e como é feita sua soma

Método:

No início da aula serão explicadas as regras do jogo. Após a explicação das regras iniciaremos uma breve aula de vetores. Será explicado o que é um vetor e como é feita a sua soma.
A explicação levará no máximo 15 minutos

Possíveis dificuldades:

As dificuldades podem ser em relação as regras do jogo e como obter a resultante dos vetores

Respostas Esperadas:

Esperamos que com essa aula os alunos tenham uma idéa do que é o vetor. Para as próximas aulas falaremos sobre grandezas vetoriais

Roteiro: Documento PDF vetores_por_toda_parte.pdf

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

7a e 7b

Atividade:

Respiração

Data:

03/06/2013

Plano de Aula:

Plano de aula – 4

Tema:  Respiração

1.      Embasamento Teórico

1.1 - Respiração:

A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono  (CO2) do organismo, com o meio ambiente.

Sistema Respiratório.

Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório  para fazer as trocas gasosas.

1.2 - Movimentos Respiratórios.

O processo de respiração é dividido em dois movimentos:

-Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo.  O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico.

-Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.

 2.      Procedimento

2.1– Apresentar o conteúdo teórico na forma de discussão, visto que eles já tiveram esta aula com o professor João.

2.2 – Separar os alunos em trios,  entregar um roteiro para cada aluno e explicar o procedimento experimental , em seguida entregar o material a ser utilizado.

2.3 – Auxiliar cada grupo enquanto a experiência é realizada para solucionar  possíveis dúvidas que possam ocorrer durante a montagem dos experimentos.

2.4 – Abrir uma discussão com a sala a respeito dos resultados obtidos, fazendo com que cada grupo exponha a sua conclusão.

2.5 – Após esta discussão, será proposto a resolução do questionário presente no roteiro.

 3.      Estratégia

 Primeiramente faremos uma lembrança dos  conceitos abordados sobre respiração, tanto os gases envolvidos como a importância deste processo para os seres vivos.

Criaremos a discussão direcionada para questionar a importância da respiração, e também como ela acontece dentro dos seres humanos.

Escolhemos dividir em trios, pois o experimento envolve bastante manuseio dos materiais e bastante cuidado para que tudo esteja bem vedado para o bom funcionamento.

Os roteiros deverão ser preenchidos individualmente, pois pela nossa experiência anterior notamos que a eficiência é maior.

Adotamos o atendimento de dúvidas de forma individual, pois foi perceptível o receio dos alunos em tirar dúvidas na frente de todos.

 4.      Avaliação

            A avaliação será feita através da participação e do questionário contido no roteiro, onde avaliaremos se eles conseguiram relacionar o consumo de O2 da vela com o processo de respiração dos seres humanos.

Roteiro: Documento PDF Roteiro 4 - Respiração.pdf

Nome:

Thiago  e Jean

Escola:

EMEF. Desembargador Amorim Lima

Turma:

6A

Atividade:

Quente ou Frio

Data:

04/06/2013

Plano de Aula:

Neste experimento, mostraremos aos alunos como se comportam os fluídos entre si quando em diferentes densidades, devido a temperatura.

Eles encherão quatro garrafas de água, duas quentes e duas frias, as quentes com um corante e as frias com outro corante; depois vedarão uma quente com uma fria, primeiro a quente por cima e depois a fria por cima, para verificar o deslocamento da água de acordo com a densidade.


Feito isso, os alunos analisarão um mapa mundi para responder uma questão relacionada ao tema, afim de verificar o conhecimento adquirido.

 

Roteiro: Documento do Word 2007 Quente, frio.docx

Nome:

Thiago e Jean

Escola:

EMEF Desembargador Amorim Lima

Turma:

7A

Atividade:

Tamanho

Data:

04/06/2013

Plano de Aula:

Neste experimento, os alunos serão introduzidos a comparação e análise de objetos de acordo com sua massa, volume e densidade.

Serão utilizados pequenas esferas de volume e massa variados, onde os alunos aprenderão a utilizar métodos simples porém eficazes de análise e assim identificar, com facilidade, que mesmo tendo um volume maior, um objeto pode ter massa menor, e vice-versa. Para analisar a densidade, será utilizado uma bacia com água onde as bolinhas serão introduzidas para fazer a comparação com a densidade da água.

Roteiro: Documento Word tamnho.doc

Nome:

Mariana De Marchi e Walter Leopoldo

Escola:

Amorim Lima

Turma:

9A

Atividade:

Máquina de Heron

Data:

12/06/2013

Plano de Aula:

Escola: EMEB Desembargador Amorim Lima

Turma: 9º ano A

Professora: Solange

Estagiários: Mariana e Walter

 

Atividade

Máquina de Heron

Objetivos

Fazer com que o aluno relacione os conceitos já estudados de energia e força, utilizando-os para explicar o funcionamento do dispositivo conhecido como Máquina de Heron. A utilização desta “máquina” foi proposta por seu funcionamento ser instigante. A ideia é que a observação do inesperado aguce a curiosidade para sua explicação.

Dinâmica da atividade

- Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: entrega da primeira página do roteiro da atividade e dos dois primeiros textos. Realização das primeiras atividades propostas.

- Segundo momento: entrega do roteiro da atividade experimental e realização de tal atividade.

- Terceiro momento: entrega da terceira página do roteiro de atividades e do último texto. Realização das atividades propostas no material.

Possíveis dificuldades

Entender como força e energia se relacionam no processo de movimentar o dispositivo. Localizar onde agem as forças envolvidas e a direção dos fluxos de energia.

Respostas esperadas

Espera-se que o aluno entenda a diferença entre os movimentos de rotação e translação e que, para o primeiro, consiga identificar facilmente um eixo de rotação. É esperado também que o aluno consiga identificar os fluxos de energia que fazem o movimento do dispositivo acontecer.

Avaliação

Checagem conceitual das respostas, discussão da atividade com os alunos e observação de suas reações ao realizarem o experimento.

Roteiro: