Objetivo: Saber identificar onde há água e suas proporções nos diferentes ambientes
Será realizada uma gincana com os alunos, separando-os em grupos e dando pontuação para cada grupo de acordo com perguntas respondidas ou tarefas realizadas.
A gincana será dividida em duas partes:
1 Parte
5 perguntas para todos os grupos:
1-) Cite 3 locais na sala de aula onde podem ser encontrada água.
2-) Qual a doênça que é relacionada ao acumulo de Água parada?
3-) Quanto % da água do planeta está nos oceanos?
4-) Quantos porcento do corpo humano é água?
5-) Qual a diferença entre água mineral e água destilada?
2 Parte
Game da roleta
No game da roleta cada grupo poderá rodar a roleta. Na roleta haverá as cores brancas amarelo azul e vermelho. Se o grupo parar a roleta no branco passará a vez, no amarelo poderá selecionar um cartão com uma pergunta surpresa, no azul selecionará um cartão com perguntas mais dificeis. E no vermelho poderá estourar uma bexiga e completar uma atividade.
O vaor da pontuação para as atividades serão:
Responder certo a pergunta do cartão amarelo = 1 ponto
Responder certo a pergunta do cartão azul = 2 pontos
Completar a atividade da bexiga = 3 pontos
Atividades das bexigas:
1-)Cante uma musica que contenha água.
2-)Faça uma mímica
Você terá 30 segundos para fazer uma mímica no qual seu grupo terá que adivinhar que você é uma nuvem. E depois respondam a nuvem é água em qual estado físico?
3-) Faça uma mímica
Você terá 30 segundos para fazer uma mímica no qual seu grupo terá que adivinhar que você é um gelo. E depois respondam em qual temperatura a água vira gelo (há condições normais de pressão)?
4-) Desenhe
Você tem 30 segundos para fazer um desenho que contenha 4 lugares na natureza que contenham aguá.
5-) Desenhe
Você tem 30 segundo para desenhar o mosquito da dengue, para seu grupo adivinhar.
6-) Desenhe
Você tem 30 segundo para desenhar uma hidrelétrica, para seu grupo adivinhar.
Conjunto de perguntas amarelas
1- Qual o nome do processo em que as plantas utilizam água e luz
2- No Brasil a maior parte na energia elétrica vem de:
a-) termo elétricas
b-) energia eólica
c-) hidrelétricas
d-)usina nuclear
3- Cite um local em que é encontrada a água doce
4- A água pode ser encontrada em quais estados físicos?
5- Em qual dia é comemorado o dia da água?
Conjunto de perguntas azuis
1- O que é um lençól freático?
2- A quantos gruas celsius a água entra em ebulição?
3- Cite o nome de uma hidrelétrica
4- Quantos % da água doce do mundo o Brasil possui?
5- Porquê o corpo humano flutua na água?
Obs: Os alunos não precisarão entregar nenhum roteiro.