Nome:
Escola:
Turma:
Atividade:
Plano de Aula:
Roteiro:
Nome do autor:
Sobrenome do autor:


Nome:

Bruno W. Ting

Escola:

EMEF Amorim Lima

Turma:

8B

Atividade:

Transformações de calor

Plano de Aula:

Inicialmente serão distribuídos os roteiros das experiências. Em seguida serão distribuídos os arames para quatro ou cinco grupos, para que cada grupo o dobre várias vezes no mesmo ponto e depois escreva o que aconteceu em relação à sua sensação térmica.

No segundo experimento os grupos deverão esfregar as mãos e também colocar as mãos no pescoço, anotando qual era a sensação térmica em cada caso.

No terceiro experimento serão distribuídos um pouco de pó de gesso e um copo plástico para cada grupo. Cada grupo deverá então misturar água e o pó de gesso e esperar que ele endureça. Em seguida devem colocar a mão no copo e notar se houve alguma variação de temperatura perceptível.

Para as três experiências são feitas perguntas no roteiro que devem ser respondidas no tempo de aula. 

Roteiro: Documento do Word 2007 Experiência 2.docx

Nome:

Bruno W. Ting

Escola:

EMEF Amorim Lima

Turma:

8B

Atividade:

Transformações de calor

Plano de Aula:

Inicialmente serão distribuídos os roteiros das experiências. Em seguida serão distribuídos os arames para quatro ou cinco grupos, para que cada grupo o dobre várias vezes no mesmo ponto e depois escreva o que aconteceu em relação à sua sensação térmica.

No segundo experimento os grupos deverão esfregar as mãos e também colocar as mãos no pescoço, anotando qual era a sensação térmica em cada caso.

No terceiro experimento serão distribuídos um pouco de pó de gesso e um copo plástico para cada grupo. Cada grupo deverá então misturar água e o pó de gesso e esperar que ele endureça. Em seguida devem colocar a mão no copo e notar se houve alguma variação de temperatura perceptível.

Para as três experiências são feitas perguntas no roteiro que devem ser respondidas no tempo de aula. 

Roteiro: Documento do Word 2007 Experiência 2.docx

Nome:

Bruna Alves e Stevan Olegário

Escola:

E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima

Turma:

7ª A e B

Atividade:

Transformação de Energia

Plano de Aula:

Em anexo com o roteiro.


Bruna e Staven, da próxima vez posta o plando de aula separado do roteiro

Roteiro: Documento PDF Plano de Aula 2 - Bruna e Stevan.pdf

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F. Desembargador Amorim Lima

Turma:

7º ano

Atividade:

Vendo a Temperatura

Plano de Aula:

Tema: Temperatura

 

Objetivo: Compreender o fenômeno da dilatação e como funciona o termômetro

 

Metodologia: A sala será dividida em grupos. Para cada equipe, serão dados uma bexiga e uma garrafa pet. A bexiga será colocada no gargalo da garrafa. Com o auxílio de uma educadora, a garrafa será colocada dentro de uma pote com água quente. Os alunos deverão observar e discutir o que acontece com a bexiga e, a partir da explicação sobre o fenômeno, completar o roteiro.

A segunda parte consiste em fornecer para cada aluno um termômetro para que eles meçam sua temperatura corporal. A educadora deve auxiliá-los a colocar o termômetro adequadamente e a ler a temperatura. Na explicação, deve-se dar ênfase ao fato de que o líquido do tubo dilata assim como ocorreu com a bexiga e perguntar aos alunos em que utilizamos o termômetro.

 

Avaliação:

O aluno deve ser capaz de compreender o que é dilatação e o que é um termômetro. Para tanto, deve-se checar as respostas do roteiro, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. Outra forma de avaliar é através da participação do aluno na aula, como na formulação de hipóteses sobre a bexiga, por exemplo.

Roteiro: Documento Word Vendo a Temperatura - Gabriela, Sofia e Natasha.doc

Nome:

Gabriela, Natasha e Sofia

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

9º ano

Atividade:

Barco a Jato

Plano de Aula:

 

Tema: Terceira Lei de Newton

 

Objetivo: Compreender que para toda ação há uma reação

 

Metodologia: A sala será dividida em grupos. Para cada equipe, serão dados os componentes de um barquinho: uma placa de isopor, um copinho plástico, canudinho e um mastro. O barquinho será montado seguindo as instruções da educadora. O copo será enchido com água, de modo a ser o 'combustível' do barco. Ao colocá-lo na água, os alunos irão observar seu movimento. Depois, os alunos deverão colocar pesos no barco e observar o que ocorre de diferente em seu movimento. Ao fim do experimento, eles devem terminar seus roteiros.

 

Avaliação: O aluno deve ser capaz de compreender a terceira lei de Newton. Para tanto, deve-se checar as respostas do roteiro, principalmente enquanto os alunos estão respondendo-o. É fundamental que ele seja capaz de responder a última pergunta, " Por que o barco se movimenta? Qual é a “regra“ geral para este tipo de movimento?" e, para tanto, eles podem contar com o auxílio da educadora.

 

 

 

Roteiro: Documento Word Barco a jato - Gabriela, Sofia e Natasha.doc

Nome:

Ana Carolina de Oliveira Souza

Mariana Cardoso Menquinelli

Escola:

E.M.E.F Desembargador Amorim Lima

Turma:

¨6°

Atividade:

Gincana sobre a Água

Plano de Aula:

Objetivo:  Saber identificar onde há água e suas proporções nos diferentes ambientes 

Será realizada uma gincana com os alunos, separando-os em grupos e dando pontuação para cada grupo de acordo com perguntas respondidas ou tarefas realizadas.

A gincana será dividida em duas partes:

1 Parte

5 perguntas para todos os grupos:

1-) Cite 3 locais na sala de aula onde podem ser encontrada água.

2-) Qual a doênça que é relacionada ao acumulo de Água parada?

3-) Quanto % da água do planeta está nos oceanos?

4-) Quantos porcento do corpo humano é água?

5-) Qual a diferença entre água mineral e água destilada?

 

2 Parte

Game da roleta

No game da roleta cada grupo poderá rodar a roleta. Na roleta haverá as cores brancas amarelo azul e vermelho. Se o grupo parar a roleta no branco passará a vez, no amarelo poderá selecionar um cartão com uma pergunta surpresa, no azul selecionará um cartão com perguntas mais dificeis. E no vermelho poderá estourar uma bexiga e completar uma atividade.

O vaor da pontuação para as atividades serão:

Responder certo a pergunta do cartão amarelo = 1 ponto

Responder certo a pergunta do cartão azul = 2 pontos

Completar a atividade da bexiga = 3 pontos

Atividades das bexigas:

1-)Cante uma musica que contenha água.

2-)Faça uma mímica

Você terá 30 segundos para fazer uma mímica no qual seu grupo terá que adivinhar que você é uma nuvem. E depois respondam a nuvem é água em qual estado físico?

3-) Faça uma mímica

 Você terá 30 segundos para fazer uma mímica no qual seu grupo terá que adivinhar que você é um gelo. E depois respondam em qual temperatura a água vira gelo (há condições normais de pressão)?

4-) Desenhe

 Você tem 30 segundos para fazer um desenho que contenha 4 lugares na natureza que contenham aguá.

5-) Desenhe

Você tem 30 segundo para desenhar o mosquito da dengue, para seu grupo adivinhar.

6-) Desenhe

Você tem 30 segundo para desenhar uma hidrelétrica, para seu grupo adivinhar.

 

Conjunto de perguntas amarelas

1-    Qual o nome do processo em que as plantas utilizam água e luz

2-    No Brasil a maior parte na energia elétrica vem de:

a-) termo elétricas

b-) energia eólica

c-) hidrelétricas

d-)usina nuclear

3-    Cite um local em que é encontrada a água doce

4-    A água pode ser encontrada em quais estados físicos?

5-    Em qual dia é comemorado o dia da água?

 

 

Conjunto de perguntas azuis

1-    O que é um lençól freático?

2-    A quantos gruas celsius a água entra em ebulição?

3-    Cite o nome de uma hidrelétrica

4-    Quantos % da água doce do mundo o Brasil possui?

5-    Porquê o corpo humano flutua na água?

 

Obs: Os alunos não precisarão entregar nenhum roteiro.

 

 

 

 

 

Roteiro:

Nome:

Ana Carolina O de Souza

Mariana Cardoso Menquinellis

Escola:

E.M.E.F. DESEMBARGADOR AMORIM LIMA

Turma:

8ª série

Atividade:

Pilha de Limão

Plano de Aula:

Objetivo

Apresentar a energia elétrica que vem de fonte química (baterias e pilhas) de maneira didática ao construir a experiência da pilha caseira feita de limão. Com isso, instigar a curiosidade dos alunos sobre as fontes de energia e gerar discussão em sala sobre corrente elétrica e o efeito de corrosão que será notado no material.

 

Pré requisitos

Conhecimentos qualitativos sobre o que é um ácido, noções básicas qualitativas sobre eletricidade(não obrigatória, mas interessante para a discussão)

 

Dinâmica da aula

a) Apresentação

Apresentar o roteiro e explicar que neste dia faremos uma pilha de forma caseira (para tentar instigar a curiosidade dos alunos).

Apresentar o material que será utilizado.

 

b) Organização dos alunos

Separar os alunos em 5 grupos dispostos nas bancadas do laboratório. Cada grupo receberá um kit da experiência que terá um limão, fios, uma placa de cobre, uma placa de zinco e uma calculadora simples (para testar a corrente elétrica ao final do experimento).

Orientar os alunos com possíveis dificuldades na montagem do experimento e fazer questionamentos sobre a montagem, como por que o aluno acha que os fios devem ser dispostos dessa maneira e por que os fios são de cobre.

 

c) Possíveis dificuldades

Dificuldades na montagem do experimento, como conectar os fios de forma errada ou não fechar o circuito.

A calculadora não ligar no final da experiência (tanto por falta de corrente para ligar como para montagem inadequada)

 

d) Respostas (e questionamentos) esperados

Esperamos que os alunos perguntem sobre a diferença entre a pilha de limão e a pilha comum. Também esperamos que saibam responder sobre diferentes fontes de energia elétrica. Ao final da aula, aproveitando a aula anterior sobre cargas, esperamos também já alguma associação do conceito de corrente elétrica, com o elétron.

 

e) Conclusão de aula

Discussão com os alunos sobre o que eles acham que aconteceu no limão para criar a corrente elétrica. A partir desta discussão elaborar o conceito de cátodo e ânodo de uma pilha e corrente elétrica.

Roteiro:

Nome:

Jean e Thiago

Escola:

Amorim Lima

Turma:

7(a) e 6(a)

Atividade:

"Onde está a água" e "Aquecer!"

Plano de Aula:

Neste experimento discutiremos a questão da expansão do ar ao ser aquecido,

por meio de um experimento simples e que mostra muito bem o fenômeno estudado.

Será preso a uma garrafa pet uma bexiga e após isso o aluno segurará a garrafa transmitindo calor da mão

para o ar dentro da garrafa que tende a se expandir. No entanto, o calor transmitido não será grande

o bastante para notarmos uma expansão significativa do ar. A partir daí aqueceremos o ar da garrafa através

da sua imersão em água quente, o que fará o ar expandir-se rapidamente e fluir até a bexiga, que inflará.

Após a observação do fenômeno discutiremos o ocorrido em sala. 

Roteiro: Documento Word Aquecimento.doc

Nome:

Jean/Thiago

Escola:

Amorim Lima

Turma:

7(a) e 6(a)

Atividade:

Onde está a água? e Aquecimento

Plano de Aula:

Neste experimento iremos mostrar aos alunos por que água evapora e o conceito por trás desse fenômeno.

Usaremos um copo plástico com gelo para mostrar a condensação e também termômetros para medir a

temperatura da água, analisando as diferenças encontradas e os questionando sobre circunstâncias no

dia-a-dia que se assemelham ao observado.

Roteiro: Documento Word Onde está a água?.doc

Nome:

Felipe, Mariana e Walter

Escola:

EMEF. Desembargador Amorim Lima

Turma:

9ºA - TARDE (SOLANGE)

Atividade:

Andando de Carrinho

Plano de Aula:

Atividade

Andando de Carrinho

Objetivos

Fazer com que o aluno compreenda fenômenos de ação e reação a partir da discussão dos movimentos observados no experimento.

Dinâmica da atividade

- Organização dos alunos: grupos de 3 ou 4.

- Primeiro momento: entrega dos materiais e montagem seguindo o roteiro do experimento com o auxílio, se necessário, dos estagiários.

- Segundo momento: será iniciado o experimento, subdividido em três partes:

1ª: carrinho de tração no isopor (superfície sobre 8 lápis cilíndricos para diminuir o atrito com a mesa), seguido de questionamento sobre os movimentos ocorridos.

2ª: carrinho na madeira (também sobre os lápis), mas agora comparando com o resultado anterior, discutindo suas diferenças e o porquê delas.

3ª: carrinho diretamente na mesa, para fechar os movimentos com um mais conhecido, porém sendo visto com olhos mais críticos e, portanto mais científicos.

- Terceiro momento: discussão dos resultados obtidos no experimento. Aqui, os alunos são convidados a pensar numa regra geral para os fenômenos observados, com auxílio indireto dos estagiários.

Possíveis dificuldades

A montagem do experimento é um pouco detalhista, mas a foto no roteiro ajudará na visualização do modo correto. A leitura do aluno tem de ser cuidadosa, pois exigimos alguns conceitos de matemática prévios, tais como perpendicular e paralela. A escrita, porém, deve ser a maior das dificuldades, pois o aluno tem de ter domínio da linguagem portuguesa, conhecimento sobre o assunto tratado e saber traduzir o que pensa para o papel.

Respostas esperadas

Espera-se que o aluno relacione alguma ideia prévia do conceito de ação e reação aos movimentos dos corpos: dizendo que o carro segue pra um lado porque a superfície de contato recebe uma força para o outro, para toda ação há uma reação contrária, se conseguir falar em atrito melhor ainda; enfim, o mais importante é a discussão entre eles e suas tentativas de explicação. Por mais que esteja errada, uma resposta contém a reflexão do aluno e nos mostrará o que este aluno sabe ou não para então, posteriormente, podermos reafirmar os conceitos não entendidos. Espera-se, portanto, que as respostas sejam pouco influenciadas pelos estagiários e professores para assim termos uma avaliação da turma.

Avaliação

No decorrer da aula de experimento iremos acompanhar os alunos questionando seus trabalhos e progressos, dando algum auxílio indireto, nunca a resposta. Como dito no tópico anterior, a avaliação também será dada posteriormente ao experimento, já que tomará por base as respostas dadas pelos alunos no roteiro do mesmo. Assim, é uma avaliação oral e escrita.

Roteiro: Documento PDF ANDANDO DE CARRINHO.pdf