Plano de aula – 4
Tema: Respiração
1. Embasamento Teórico
1.1 - Respiração:
A respiração é fundamental para vida humana sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo, com o meio ambiente.
Sistema Respiratório.
Para receber o oxigênio (O2) presente na atmosfera e eliminar dióxido de carbono (CO2), os seres humanos precisam de todos os órgãos presentes no sistema respiratório para fazer as trocas gasosas.
1.2 - Movimentos Respiratórios.
O processo de respiração é dividido em dois movimentos:
-Inspiração: Através da contração do diafragma e dos músculos intercostais, a inspiração, promove a entrada de ar dentro do organismo. O ar inspirado contém cerca de 20% de oxigênio e apenas 0,04% de gás carbônico.
-Expiração: Através do relaxamento do diafragma e dos músculos intercostais, a expiração, promove a saída de ar dos pulmões. O ar expirado contém 16% de oxigênio e 4,6 % de gás carbônico.
2. Procedimento
2.1– Apresentar o conteúdo teórico na forma de discussão, visto que eles já tiveram esta aula com o professor João.
2.2 – Separar os alunos em trios, entregar um roteiro para cada aluno e explicar o procedimento experimental , em seguida entregar o material a ser utilizado.
2.3 – Auxiliar cada grupo enquanto a experiência é realizada para solucionar possíveis dúvidas que possam ocorrer durante a montagem dos experimentos.
2.4 – Abrir uma discussão com a sala a respeito dos resultados obtidos, fazendo com que cada grupo exponha a sua conclusão.
2.5 – Após esta discussão, será proposto a resolução do questionário presente no roteiro.
3. Estratégia
Primeiramente faremos uma lembrança dos conceitos abordados sobre respiração, tanto os gases envolvidos como a importância deste processo para os seres vivos.
Criaremos a discussão direcionada para questionar a importância da respiração, e também como ela acontece dentro dos seres humanos.
Escolhemos dividir em trios, pois o experimento envolve bastante manuseio dos materiais e bastante cuidado para que tudo esteja bem vedado para o bom funcionamento.
Os roteiros deverão ser preenchidos individualmente, pois pela nossa experiência anterior notamos que a eficiência é maior.
Adotamos o atendimento de dúvidas de forma individual, pois foi perceptível o receio dos alunos em tirar dúvidas na frente de todos.
4. Avaliação
A avaliação será feita através da participação e do questionário contido no roteiro, onde avaliaremos se eles conseguiram relacionar o consumo de O2 da vela com o processo de respiração dos seres humanos.