Atividade 1
O percurso da disciplina de Didática Geral I parte da discussão do papel da educação no processo de humanização à luz de uma importante produção de Paulo Freire (Papel da educação na humanização) e de outra de Arelaro e Cabral (Paulo Freire: por uma teoria e práxis transformadora) sobre o pensamento e a obra desse autor. Nessa primeira atividade, a partir da articulação entre esses dois textos, escreva sobre as seguintes questões:
Baseando-se nos dois textos (Textos 2 e 3 do Programa da Disciplina), escreva sobre as seguintes questões:
1) Qual o significado para Paulo Freire dos conceitos de: educação e educação bancária; humanização; o papel da escola, dos professores e dos alunos; ensino; educação bancária e educação libertadora; alfabetização e alfabetização política, destacando a relação entre eles.
2) Como a perspectiva teórica de Paulo Freire pode ser orientadora no contexto atual de práticas de ensino organizadas principalmente para o ensino de Biologia ou de Música?
Observação: Essa atividade deve ser realizada em grupo, apresentada na aula de 05/04/2023 e encaminhada no e-disciplina individualmente.