Programação
-
-
ORIENTAÇÕES
Sobre as atividades avaliativas: as entregas devem ser regulares. Serão aceitos trabalhos entregues diretamente para a docente.
Sobre o trabalho final: haverá orientação específica. Valor 6 pontos
Cine Fórum: trata-se de uma atividade integrada com Ciências. Haverá lista de presença. O filme será indicado posteriormente e um roteiro será disponibilizado.
Sobre leituras: textos básicos são obrigatórios. Textos complementares são sugeridos. Outras leituras serão indicadas ao longo do semestre visando ampliar o repertório dos(as) estudantes. Os textos objetivam subsidiar a fundamentação teórica e metodológica em História e Geografia e, também, em API II, a ser oferecida no segundo semestre de 2022.
Sobre a presença nas aulas: haverá lista de presença em todas as aulas para serem assinadas.
Sobre eventuais problemas: PROCURAR SEMPRE A PROFESSORA PARA ESCLARECER DÚVIDAS, COMUNICAR IMPREVISTOS OU OUTROS.
E-mail da professora lastoria@ffclrp.usp.br ou WhatsApp 992121444.
WhatsApp da disciplina: será criado um grupo de WhatsApp da turma da disciplina para facilitar a comunicação regular e constante. A participação é opcional.
-
-
Avaliação diagnóstica
Apresentação da docente, do calendário, do portal E-disciplinas e cronograma de atividades.
Apresentação do Fórum Ibero-americano de Educação, Geografia e Sociedade - GEOFORO.
_______________________________________________________________-
Avaliação processual
Navegação no GEOFORO www.geoforo.com -
Aula Magna do Curso de Pedagogia
Leitura do texto 1: LASTORIA, A. C.; MELLO, R. C. Cotidiano e lugar: categorias teóricas da história e da geografia escolar. Universitas (Fernandópolis), v. 4, p. 27-34, 2008.
http://falagrupoelo.blogspot.com
Música sugerida: https://youtu.be/QD-czGenT8U -
Participação no fórum 31 do GEOFORO com a publicação de, no mínimo, 1 comentário (1 ponto)
Podcast da profa. Thais Azevedo (E-disciplinas)
Leitura do texto 2: AZEVEDO, T. A. C.; LASTÓRIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de Práticas educativas e a formação cidadã no Brasil. In: NUNES, S.C. et al. (Orgs.) Geografia, Educação e Cidadania. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad, 2019, p. 490-505.
-
Categorias teóricas do ensino de Geografia e História
Podcast com professor José Faustino de Almeida
Atividade individual sobre categorias teóricas (1 ponto)
Leitura do texto 3 e 4
LASTORIA, A. C.; FERNANDES, S.A.S. de A Geografia e a linguagem cartográfica: de nada adianta saber ler um mapa se não se sabe aonde quer chegar. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso), v. 19, pp. 323-334, 2012.
http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/viewFile/14939/8437
ZAMBONI, E.;FONSECA, S. G. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.339-353
-
Trabalho em grupo e confecção de cartaz sobre a BNCC de História e Geografia
Apresentação dos grupos (1 ponto)
Leitura do texto 4:
ZAMBONI, E.;FONSECA, S. G. Contribuições da literatura infantil para a aprendizagem de noções do tempo histórico: leituras e indagações. Cad. CEDES [online]. 2010, vol.30, n.82, pp.339-353
-
Educação étnico raciais e o ensino de História e Geografia
Estudo dirigido sobre as diretrizes curriculares nacionais. (1 ponto)
Leitura do texto 5
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasiília, 2004.
-
Ambientes não formais de ensino
-
AVALIAÇÃO PROCESSUAL
Concepções de História e Geografia Escolar
Preencher instrumento avaliativo individual sobre a disciplina (Google Forms)
Leitura do texto 7
FONSECA,S.G. Livros didáticos e paradidáticos de história. Didática e prática de ensino de história. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003.pp.91-110.
https://pt.scribd.com/doc/215865648/GUIMARAES-Selva-Didatica-e-Pratica-de-Ensino-de-Historia
-
A professora Lastória desenvolveu uma oficina de Mapas em sua aula no Laife.
Para essa aula é necessário ter os seguintes materiais:
- Fotografia aérea (disponibilizada em PDF)
- Folha vegetal
- Fita adesiva
- Lápis coloridos
-
Leitura do Texto 6CARVALHO FILHO, O. R. ; GOMES, D. L. N. ; LASTÓRIA, ANDREA COELHO . A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
IBERO- AMERICANA: considerações sobre os marcos do Projeto Nós Propomos!. GIRAMUNDO - REVISTA DE GEOGRAFIA DO COLÉGIO PEDRO II, v. 6, p. 27-37, 2020. -
Livro didáticos e paradidáticos de História e Geografia
FONSECA,S.G. Livros didáticos e paradidáticos de história. Didática e prática de ensino de história. 3. ed. Campinas:
Papirus, 2003.pp.91-110. -
FERIADO MUNICIPAL - NÃO HAVERÁ AULA
Leitura do texto 7 -
Geografia, História e Ciências em espaços não formais de ensino
Conhecer o almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitana de Ribeirão Preto-SP.
Atividade em dupla: ler o roteiro e propor um espaço não formal para potencializar o ensino de Geografia e História (1 ponto)
Leitura do texto 8
LASTORIA, A.C.; ROSA, A.V.; ASSOLINI, F.E.P. (Orgs.) Almanaque de espaços não formais de ensino da região metropolitan de Ribeirão Preto-SP. FFCLRP – USP: Ribeirão Preto, 2019.
https://falagrupoelo.blogspot.com/2019/03/o-grupo-elo-convida-todos-para-o.html