Programação
-
PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II
Licenciatura em Biologia da FFCLRP-USP
Clarice Sumi Kawasaki (docente responsável) e Daniela Cássia Sudan (supervisão de estágios)
A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes temáticas:
1) O Ensino de Biologia e o Currículo Escolar Sociocultural:
A partir de uma perspectiva curricular sociocultural, aborda temas de ensino de Biologia e de formação docente que integram conceitos científicos da Biologia aos conhecimentos biológicos presentes na sociedade e no mundo (biologia mundana, bIOaRTE), promovendo um diálogo inter saberes. A principal meta é a autonomia pedagógica do professor, enquanto um intelectual e protagonista nos processos curriculares e educacionais escolares.
2) O Ensino de Biologia em uma perspectiva histórica, social e educacional
Aborda aspectos históricos e filosóficos da Biologia e as concepções prévias dos alunos sobre temas de ensino de Biologia, visando o planejamento das aulas e atividades em Biologia para o ensino médio.
3) O Ensino de Biologia e a Educação Midiática/Comunicacional:
Aborda e desenvolve uma educação midiática/comunicacional, seja explorando estratégias de ensino presencial, que é o formato de formação docente deste curso de Biologia, seja investigando e explorando estratégias de ensino remoto, fundamentais no mundo de hoje. A partir de toda a crise educacional desencadeada pelo isolamento físico em função da pandemia da Covid-19, foi preciso ressignificar a sala de aula e o papel do professor e dos estágios supervisionados na escola no atual cenário do ensino remoto, que passaram a exigir formas mais diversificadas e novas formas de interação entre professores-alunos e entre alunos. É neste cenário cheio de novos desafios que desenvolvemos a formação docente.
4) O Ensino de Biologia e a Escola:
Por meio do estágio supervisionado nas escolas de Ribeirão Preto-SP (interação universidade-escola), busca colocar em prática os fundamentos e subsídios teóricos abordados até então (na Licenciatura), desenvolvendo atividades de planejamento, produção de materiais de ensino e ações integradoras (feiras de Ciências & Arte, Mostras, Oficinas, Minicursos, etc.) nas escolas-estágio.
Tais temáticas serão abordadas das seguintes formas:
a) Nas aulas teórico-práticas (4ª f, 8h15 às 12h), por meio de exposições dialogadas, discussões em pequenos e grandes grupos, nas oficinas de leitura e de ciência & arte e nas sessões de cinema, vídeos, podcasts e outras atividades;
b) Nas oficinas de planejamento e produção de materiais de ensino para os projetos temáticos de ensino de Biologia;
c) Nas supervisões de estágio (fora do horário das aulas, a agendar c/Daniela Sudan), por meio de reuniões em pequenos e grandes grupos para discussões, dúvidas e reflexões acerca das intervenções feitas na escola;
d) Nos momentos de estágio na escola, por meio de reuniões com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola; intervenções por meio das ações integradoras na escola.
e) Nos momentos extraclasse, por meio de atividades complementares e tarefas de casa.
-
CRONOGRAMA PEBio II 2023
Data
TEMAS
OBJETIVOS
ATIVIDADE
materiais
09/08
PEBio II
Conhecer a disciplina de PEBio II, suas finalidades, estrutura e organização
Definição das duplas das atividades em sala de aula
Definição das duplas de estágio e dos grupos-escola
Escolha do TEMA do PT e elaboração de mapas conceituais (duplas de estágio) sobre o tema
T1
Links dos PT e materiais de ensino de anos anteriores
Estágio Supervisionado nas escolas
Obter orientações sobre o Estágio Supervisionado
Identificar o TEMA do Projeto Temático (PT), sua relevância científica e social e abrangência no EB
16/08
A pesquisa em concepções prévias (CP) dos estudantes e o planejamento do ensino
Conhecer as pesquisas que investigam as CP dos estudantes sobre temas de Biologia para compreender o uso destas pesquisas no EB
Oficina de Leitura I
(dupla 1/Gean e Elis))
Apresentação dos resultados da oficina
T2
O Planejamento do EB
Conhecer a estrutura do PT - objetivos, conteúdos, métodos/estratégias (ênfase às NTDICs) e avaliação no EB
Pesquisa sobre conteúdos, métodos/estratégias de ensino, atividades, recursos/materiais de ensino e instrumentos de avaliação relacionados ao TEMA do PT
T3
P1
P2
23/08
A História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia
Conhecer os aspectos históricos e filosóficos da Biologia e compreender as implicações do uso da História da ciência no EB
Oficina de Leitura II
(dupla 2/Ana Flávia e Maira))
Apresentação dos resultados da oficina
T4
T5
O Planejamento do EB
Desenvolver a estrutura do PT (incorporando os aspectos abordados)
Pesquisa sobre o TEMA do PT e elaboração de mapas conceituais
Pesquisa sobre concepções previas dos alunos sobre os TEMAS dos PT (início)
30/08
O Planejamento do EB
TEMAS dos PT: conteúdos, estratégias de ensino, atividades e avaliação
Elaboração de mapas conceituais dos TEMAS dos PT e elaboração de instrumentos de pesquisa sobre as concepções prévias dos alunos sobre os TEMAS
Supervisões de estágio
Projetos Temáticos e o desenvolvimento nas escolas
Encaminhamentos dos PT nas escolas e revisão da literatura, atividades, materiais de ensino, etc, sobre os TEMAS dos PT
04 a 09/09
Semana da Pátria
Finalização da pesquisa sobre CP dos alunos dos TEMAS
13/09
As atividades de campo (outdoors) no EB - trilhas urbanas, naturalista amador e expedições didáticas e atividades extra sala no EB - exposições e feiras de ciência & arte
Conhecer o potencial pedagógico das atividades de campo e das atividades extra sala
Oficina de produção de atividades e materiais de ensino sobre atividades de campo e extra sala (dupla 4/Gabriel Pontes e Beatriz)
T8
O Planejamento do EB
Idem
Idem
18 a 22/09
Semana de Bio Estudos (?)
Elaboração do PT
25/09
Entrega do PT (até 12h)
27/09
Supervisões para elaboração dos PT
O Planejamento do EB
Aplicar os conhecimentos sobre o planejamento de atividades de campo no ensino de Biologia
Realização de uma trilha na Floresta do Campus da USP-RP (dupla 5/Gabriel Chicória e Italo)
04/10
GREVE
11/10
Supervisões para elaboração dos PT e Oficina de produção de atividades/materiais de ensino
A História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia (mudar o dia
Conhecer os aspectos históricos e filosóficos da Biologia e compreender as implicações do uso da História da ciência no Ensino de Biologia
Oficina de Leitura III
(dupla 3/Marina e Vanessa)
T6
P3
18/10
Biologia de Campo/DB
25/10
PROVA escrita presencial
As atividades experimentais no EB
Entender o que é uma atividade experimental e o seu potencial pedagógico para o EB
Realização de atividades experimentais e discussão
(dupla 6/Guilherme e Naomi)
T9
01/11
Arte e cultura no EB
A ciência Biologia, a Biologia mundana e a BioArte no EB
Compreender arte e cultura como tema transversal do EB
Relacionar o TEMA do PT com os aspectos cotidianos, artísticos e socioculturais
Atividades artísticas, culturais e lúdicas (jogos)
(dupla 7/Luiza Sabiá, Letícia e Mariana)
T10
P5
08/11
Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia
Compreender as questões do racismo estrutural no Brasil e suas implicações no EB
Cine Pipoca
(dupla 8/Thais Kimura e Thais Lacerda)
(dupla 9/Samantha e Gabriel Brasil)
T12
E
15/11
Proclamação da República
22/11
Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia
Compreender as questões de gênero e sexualidade e suas implicações no EB
Sessão de podcasts
(dupla 10/Gabriel Imada e Luiza Seccani)
T13
MOSTRA DE ESTÁGIOS
29/11
MOSTRA DE ESTÁGIOS e AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS
* Temas e atividades a serem incorporados no PT, caso queiram.
** As Oficinas de produção de atividades e materiais de ensino ocorrerão no horário das aulas e fora do horário das aulas (agendamento no Laife).
-
BIBLIOGRAFIA
1
2
SANTOS, S. Evolução biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. São Paulo, Anablume: Fapesp, 2002.
3
4
5
6
MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).
7
(https://www.researchgate.net/publication/272563734_Niquel_Nausea_vai_a_escola_usos_dos_quadrinhos_em_sala_de_aula)
8
VIVEIRO, A.A. e SILVA DINIZ, R.E. Ciência em Tela, v. 2, N. 1, 2009.
9
10
11
11
SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.
12
SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.
-
LINKS dos SITES
Rapidinhas da Ciência:
file:///C:/Users/User/Documents/SUMI%202021/RAPIDINHAS%20DA%20CI%C3%8ANCIA/CAT%C3%81LOGO%20RAPIDINHAS%20da%20Ci%C3%AAncia.pdf
Mini Curso 1
(https://drive.google.com/drive/folders/1scuMAQ-zFwfVcPfPMLHKGqJqFq64bp1p)
Mini Curso 2
(https://minicursos-eugeniavilhena.webnode.com/sobre-a-escola/)
PODCASTS DO DROPS DE HORTELÃ EM CASA
1) Drops 1 – A Covid-19 e o ensino de ciências (Nelio Bizzo)
2) Drops 14 – O prato do mundo no Museu do Amanhã (Rosa Wanda Diez)
3) Drops 2 - Drops 15 – A árvore da vida (Eduardo A.B. Almeida)
4) Drops 23 – O relógio biológico dos seres vivos (Maristela O. Poletini)
5) Drops 17 – A natureza do tempo (Osvaldo Frota Pessoa Jr.)
6) Drops 26 – A questão do lixo (Daniela C. Sudan)
-
n
instrumentos
peso
1
Atividades em sala
2
2
Prova escrita
1
3
Oficinas de produção de atividades e materiais de ensino para o PT
2
4
Supervisão de estágio
2
5
Estágio na escola
2
6
Mostra de estágio
1
-
-
-
-
-