Programação

  • DIRETRIZES para PEBio II 2023

    PRÁTICA DE ENSINO DE BIOLOGIA II

    Licenciatura em Biologia da FFCLRP-USP

    Clarice Sumi Kawasaki (docente responsável) e Daniela Cássia Sudan (supervisão de estágios)

     A disciplina de PEBio II será desenvolvida por meio das seguintes temáticas:

      1)      O Ensino de Biologia e o Currículo Escolar Sociocultural:

    A partir de uma perspectiva curricular sociocultural, aborda temas de ensino de Biologia e de formação docente que integram conceitos científicos da Biologia aos conhecimentos biológicos presentes na sociedade e no mundo (biologia mundana, bIOaRTE), promovendo um diálogo inter saberes. A principal meta é a autonomia pedagógica do professor, enquanto um intelectual e protagonista nos processos curriculares e educacionais escolares.

     2)      O Ensino de Biologia em uma perspectiva histórica, social e educacional

    Aborda aspectos históricos e filosóficos da Biologia e as concepções prévias dos alunos sobre temas de ensino de Biologia, visando o planejamento das aulas e atividades em Biologia para o ensino médio.

    3)      O Ensino de Biologia e a Educação Midiática/Comunicacional:

    Aborda e desenvolve uma educação midiática/comunicacional, seja explorando estratégias de ensino presencial, que é o formato de formação docente deste curso de Biologia, seja investigando e explorando estratégias de ensino remoto, fundamentais no mundo de hoje. A partir de toda a crise educacional desencadeada pelo isolamento físico em função da pandemia da Covid-19, foi preciso ressignificar a sala de aula e o papel do professor e dos estágios supervisionados na escola no atual cenário do ensino remoto, que passaram a exigir formas mais diversificadas e novas formas de interação entre professores-alunos e entre alunos. É neste cenário cheio de novos desafios que desenvolvemos a formação docente. 

    4)      O Ensino de Biologia e a Escola:

    Por meio do estágio supervisionado nas escolas de Ribeirão Preto-SP (interação universidade-escola), busca colocar em prática os fundamentos e subsídios teóricos abordados até então (na Licenciatura), desenvolvendo atividades de planejamento, produção de materiais de ensino e ações integradoras (feiras de Ciências & Arte, Mostras, Oficinas, Minicursos, etc.) nas escolas-estágio.

    Tais temáticas serão abordadas das seguintes formas:

    a)         Nas aulas teórico-práticas (4ª f, 8h15 às 12h), por meio de exposições dialogadas, discussões em pequenos e grandes grupos, nas oficinas de leitura e de ciência & arte e nas sessões de cinema, vídeos, podcasts e outras atividades;

    b)         Nas oficinas de planejamento e produção de materiais de ensino para os projetos temáticos de ensino de Biologia;

    c)          Nas supervisões de estágio (fora do horário das aulas, a agendar c/Daniela Sudan), por meio de reuniões em pequenos e grandes grupos para discussões, dúvidas e reflexões acerca das intervenções feitas na escola;

    d)         Nos momentos de estágio na escola, por meio de reuniões com professores, diretores, coordenadores pedagógicos e alunos da escola; intervenções por meio das ações integradoras na escola.

    e)         Nos momentos extraclasse, por meio de atividades complementares e tarefas de casa.

     


  • CRONOGRAMA PEBio II 2023

    CRONOGRAMA PEBio II 2023

     

     

     

    Data

    TEMAS

    OBJETIVOS

    ATIVIDADE

    materiais                       

    09/08

    PEBio II

    Conhecer a disciplina de PEBio II, suas finalidades, estrutura e organização

    Definição das duplas das atividades em sala de aula

    Definição das duplas de estágio e dos grupos-escola

    Escolha do TEMA do PT e elaboração de mapas conceituais (duplas de estágio) sobre o tema

    T1

     

    Links dos PT e materiais de ensino de anos anteriores

    Estágio Supervisionado nas escolas

    Obter orientações sobre o Estágio Supervisionado

    Identificar o TEMA do Projeto Temático (PT), sua relevância científica e social e abrangência no EB

    16/08

    A pesquisa em concepções prévias (CP) dos estudantes e o planejamento do ensino

    Conhecer as pesquisas que investigam as CP dos estudantes sobre temas de Biologia para compreender o uso destas pesquisas no EB

    Oficina de Leitura I

    (dupla 1/Gean e Elis))

    Apresentação dos resultados da oficina

     

     

    T2

     

     

    O Planejamento do EB

    Conhecer a estrutura do PT - objetivos, conteúdos, métodos/estratégias (ênfase às NTDICs) e avaliação no EB

    Pesquisa sobre conteúdos, métodos/estratégias de ensino, atividades, recursos/materiais de ensino e instrumentos de avaliação relacionados ao TEMA do PT

    T3

    P1

    P2

     

     

     

     23/08

    A História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia

    Conhecer os aspectos históricos e filosóficos da Biologia e compreender as implicações do uso da História da ciência no EB

    Oficina de Leitura II

    (dupla 2/Ana Flávia e Maira))

    Apresentação dos resultados da oficina

     

    T4

    T5

    O Planejamento do EB

    Desenvolver a estrutura do PT (incorporando os aspectos abordados)

    Pesquisa sobre o TEMA do PT e elaboração de mapas conceituais

    Pesquisa sobre concepções previas dos alunos sobre os TEMAS dos PT (início)

     

    30/08

    O Planejamento do EB

    TEMAS dos PT: conteúdos, estratégias de ensino, atividades e avaliação

    Elaboração de mapas conceituais dos TEMAS dos PT e elaboração de instrumentos de pesquisa sobre as concepções prévias dos alunos sobre os TEMAS

     

    Supervisões de estágio

    Projetos Temáticos e o desenvolvimento nas escolas

    Encaminhamentos dos PT nas escolas e revisão da literatura, atividades, materiais de ensino, etc, sobre os TEMAS dos PT

     

    04 a 09/09

    Semana da Pátria

    Finalização da pesquisa sobre CP dos alunos dos TEMAS

    13/09

    As atividades de campo (outdoors) no EB - trilhas urbanas, naturalista amador e expedições didáticas e atividades extra sala no EB - exposições e feiras de ciência & arte

    Conhecer o potencial pedagógico das atividades de campo e das atividades extra sala

    Oficina de produção de atividades e materiais de ensino sobre atividades de campo e extra sala (dupla 4/Gabriel Pontes e Beatriz)

    T8

     

    O Planejamento do EB

    Idem

    Idem

     

    18 a 22/09

    Semana de Bio Estudos (?)

    Elaboração do PT

    25/09

    Entrega do PT (até 12h)

    27/09

    Supervisões para elaboração dos PT

    O Planejamento do EB

    Aplicar os conhecimentos sobre o planejamento de atividades de campo no ensino de Biologia

    Realização de uma trilha na Floresta do Campus da USP-RP (dupla 5/Gabriel Chicória e Italo)

     

    04/10

    GREVE

    11/10

    Supervisões para elaboração dos PT e Oficina de produção de atividades/materiais de ensino

    A História da Ciência aplicada ao Ensino de Biologia (mudar o dia

    Conhecer os aspectos históricos e filosóficos da Biologia e compreender as implicações do uso da História da ciência no Ensino de Biologia

    Oficina de Leitura III

    (dupla 3/Marina e Vanessa)

    T6

    P3

     18/10

    Biologia de Campo/DB

     

    25/10

    PROVA escrita presencial

    As atividades experimentais no EB

    Entender o que é uma atividade experimental e o seu potencial pedagógico para o EB

    Realização de atividades experimentais e discussão

    (dupla 6/Guilherme e Naomi)

    T9

     

    01/11

    Arte e cultura no EB

    A ciência Biologia, a Biologia mundana e a BioArte no EB

    Compreender arte e cultura como tema transversal do EB

    Relacionar o TEMA do PT com os aspectos cotidianos, artísticos e socioculturais

    Atividades artísticas, culturais e lúdicas (jogos)

    (dupla 7/Luiza Sabiá, Letícia e Mariana)

    T10

    P5

     08/11

    Questões étnico-raciais no Ensino de Biologia

    Compreender as questões do racismo estrutural no Brasil e suas implicações no EB

    Cine Pipoca

    (dupla 8/Thais Kimura e Thais Lacerda)

    (dupla 9/Samantha e Gabriel Brasil)

    T12

    E


     

    15/11

    Proclamação da República

    22/11

    Questões de gênero e sexualidade no Ensino de Biologia

    Compreender as questões de gênero e sexualidade e suas implicações no EB

    Sessão de podcasts

    (dupla 10/Gabriel Imada e Luiza Seccani)

    T13

    MOSTRA DE ESTÁGIOS

    29/11

    MOSTRA DE ESTÁGIOS e AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA E DOS ESTÁGIOS 

     


     * Temas e atividades a serem incorporados no PT, caso queiram.

    ** As Oficinas de produção de atividades e materiais de ensino ocorrerão no horário das aulas e fora do horário das aulas (agendamento no Laife).


  • BIBLIOGRAFIA PEBio II 2023

     

    BIBLIOGRAFIA

    1

    BIZZO, N. e KAWASAKI, C.S. Este artigo não contém colesterol: pelo fim das imposturas intelectuais no ensino de Ciências. Porto Alegre, Projeto – Revista de Educação, v.1, n. 1, 1999, pp. 25-33.

    2

    SANTOS, S. Evolução biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano da sala de aula. São Paulo, Anablume: Fapesp, 2002.

    introdução

    cap 1 

    cap 2 

    cap 3 - parte 1

    cap 3 - parte 2 

    3

    Roteiro do Projeto Temático (PT)

    4

    MARTINS, L.A.C. A história da ciência e o ensino da Biologia. Ciência e Ensino, (5): 18-21, dez. 1998 (a). 

    MARTINS, R.A. A teoria aristotélica da respiração. Caderno de História da Filosofia e Ciência,2(2):165-212,jul-dez.1990 (b).

    5

    BIZZO, N.M.V. A biologia numa perspectiva histórica: o darwinismo em questão. In: SÃO PAULO (Estado) Secretaria de Educação. CENP. Ensino de Biologia: dos fundamentos à prática. São Paulo: SE/CENP, 1988, pp. 27-33.

    6

    MAYR, E. Biologia, ciência única: reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005 (d).

    parte 1

    parte 2 

    parte 3

    parte 4 

    GOULD, S.J. Darwin e os grandes enigmas da vida. Trad. Maria Elizabeth, São Paulo: Martins Fontes, 1982 (e).

    7

    COSTA, A.B. da S. Níquel Náusea vai à escola: uso dos quadrinhos em sala de aula. Comunicação & Educação. Ano XIX. Número 2. Julho a Dez. 2004.                                                                                                                                                                                                     

    (https://www.researchgate.net/publication/272563734_Niquel_Nausea_vai_a_escola_usos_dos_quadrinhos_em_sala_de_aula)

    STRAMBI, M.L. Bioarte e experiências da resistência. 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “ENTRE TERRITÓRIOS”. Cachoeira, Bahia-BR, 20 a 25/09/2010.

    8

    VIVEIRO, A.A. e SILVA DINIZ, R.E. Ciência em Tela, v. 2, N. 1, 2009.

    9

    FRACALANZA, H.  e outros. O ensino de ciências no primeiro grau. São Paulo, Atual, 1986, pp. 101-124 (cap. 6 “Ciência pra que te quero”).

    10

    CHAVES, S.N. Um chão sem fronteiras: ciência e arte na sala de aula. In: FERREIRA et al. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2020, pp. 99-105. (a)

    11

    BRAZ, C.S. e GUIDO, L.E. Os Simpsons – O File: questões ecológicas em foco. In: GUIMARÃES, L.B.  e outros. Cinema, Educação e Ambiente. Uberlândia, EDUFU, 2013, pp. 103-117.

    11

    SANTANA, B. Quando me descobri negra. São Paulo: SESI-SP Editora, 2015.                                                                                          

    12

    SANTOS, S.P.; SILVA, E.P.Q. Experiências de pessoas trans: corpo, gênero, sexualidade e o ensino de Biologia. In: TEIXEIRA, P.P. e outros (org.) Conteúdos cordiais: biologia humanizada para uma escola sem mordaça. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2019, pp. 18-31.

     


  • VIDEOS PODCASTS E OUTROS

     

    LINKS dos SITES

    Rapidinhas da Ciência:

    file:///C:/Users/User/Documents/SUMI%202021/RAPIDINHAS%20DA%20CI%C3%8ANCIA/CAT%C3%81LOGO%20RAPIDINHAS%20da%20Ci%C3%AAncia.pdf

    Mini Curso 1

    (https://drive.google.com/drive/folders/1scuMAQ-zFwfVcPfPMLHKGqJqFq64bp1p)

    Mini Curso 2

    (https://minicursos-eugeniavilhena.webnode.com/sobre-a-escola/)

    PODCASTS DO DROPS DE HORTELÃ EM CASA

    1) Drops 1 – A Covid-19 e o ensino de ciências (Nelio Bizzo)

    2) Drops 14 – O prato do mundo no Museu do Amanhã (Rosa Wanda Diez)

    3) Drops 2 - Drops 15 – A árvore da vida (Eduardo A.B. Almeida)

    4) Drops 23 – O relógio biológico dos seres vivos (Maristela O. Poletini)

    5) Drops 17 – A natureza do tempo (Osvaldo Frota Pessoa Jr.)

    6) Drops 26 – A questão do lixo (Daniela C. Sudan)

     

     


  • AVALIAÇÃO PEBio II 2023

     

    n

    instrumentos

    peso

    1

    Atividades em sala

    2

    2

    Prova escrita

    1

    3

    Oficinas de produção de atividades e materiais de ensino para o PT 

    2

    4

     Supervisão de estágio

    2

    5

    Estágio na escola

    2

    6

    Mostra de estágio

    1

     


  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10