Programação
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Programa da Disciplina 5961149- 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos
LICENCIATURA: PEDAGOGIA / DISCIPLINA: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos/ CRÉDITOS: Aula: 02. C/A:1 Total: 60 horas. /Docente Responsável: Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.
Sala 206 do Centro Didático - Bloco 16. - Monitora : Yasmin Ribeiro Lourenço - yasminribeirolourenco@usp.br
PROGRAMA DA DISCIPLINA E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2º SEMESTRE DE 2023
1. PROGRAMA RESUMIDO: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea. Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional. Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino. Coordenação Pedagógica e sua relação com a BNCC e o Currículo Paulista.
2. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (Res.CNE/CP 01, maio de 2006) a formação do pedagogo deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, sendo composta pelas seguintes dimensões:
a) docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.
b) gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.
c) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional (RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura). É na perspectiva da gestão pedagógica, que se insere a referida disciplina.
Objetivos: Geral: A disciplina pretende oportunizar aos estudantes do Curso de Pedagogia, por meio de análises e discussões de referenciais teórico-metodológicos, conhecimento acerca do campo de atuação do pedagogo (a), permitindo-lhe agir de forma crítico-reflexiva, como supervisor nos sistemas de ensino (Diretorias de Ensino – Rede Estadual e Municipal) e como Coordenador/Pedagógico/Educacional nas Unidades Escolares. Partindo da (re) visão da postura pessoal/ profissional, o fio condutor valorativo desta disciplina está centrado na construção de uma escola pública de qualidade social para todos.
Específicos: 1. Identificar os princípios e os elementos constitutivos do trabalho de coordenação pedagógica e supervisão pedagógica, em uma perspectiva histórica e processual. 2. Discutir a ordenação do trabalho na unidade escolar e seus desdobramentos no plano de curso e no projeto pedagógico de curso. 3. Oferecer subsídios ao estudante de pedagogia para coordenar o trabalho na unidade escolar e no sistema de ensino, tendo como eixos a construção partilhada do projeto educacional da escola, o desenvolvimento do currículo e o deenvolvimento profissional docente.
3. CONTEÚDOS
UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.
1. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino:historicidade, tendências e perspectivas.
2. O desenvolvimento profissional docente, a formação continuada e a atuação do Coordenador Pedagógico/Professor -Coordenador.
UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea.
3. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação.
4. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.
UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.
5. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade.
6. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica. (BNCC e Currículo Paulista)
7. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.
4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA: a) A disciplina será ofertada, de forma presencial. Os materiais estarão inseridos na plataforma Moodle- E-Disciplinas. b) Aulas presenciais nas seguintes datas: 11,18,25 de agosto de 2023; 1,15,22,29 de setembro de 2023; 6,20 e 27 de outubro de 2023; 10,17 e 24 de novembro de 2023; 1 e 8 de dezembro de 2023. Total: 15 aulas c)Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.
5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO: O curso desenvolver-se-á por meio - ensino presencial, com aulas expositivas orais, discussões de textos,vídeos, estudo dirigido e atividades coletivas com diversificadas estratégias de ensino.
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO
6.1 Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - (Valor: peso 4). 6.2 Atividades Coletivas : Valor total: peso 6 6.2.1 Elaboração e Apresentação de um Plano de Atuação (Anual) da Coordenação Pedagógica, em uma escola de Educação Básica e ou Secretaria de Educação. Atividade Coletiva 4: (Valor: peso 4). 6.2.2 Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Atividades Coletivas 2- Valor: peso 2,0 )
PRAZOS: a) A atividade (individual) que consta no item 6.1 de ser inserida na Plataforma Moodle, E-disciplinas até o dia 15 de dezembro de 2023. b) As atividades coletivas (6.2.1, 6.2.2) devem ser inseridas na Plataforma Moodle, E-disciplinas, no prazo estipulado de acordo com o Cronograma da Disciplpina.
7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO: Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2024.
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1º ENCONTRO - 11/8/2023
Apresentação do Programa Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos- 32 matriculados Estratégia de Aprendizagem:
Apresentação Oral
- Apresentação e discussão da Disciplina
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UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional. 2º Encontro: 18/8/2023
Texto 1: ALMEIDA,Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souzaa Placco; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de Souza. Sentidos da coordenação pedagógica: motivos para permanência na função. Psic. da Ed., São Paulo, 42, 1º sem. de 2016, pp. 61-69.
Texto 2 : ALMEIDA,Laurinda Ramalho. Orientação Educacional e Coordenação pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições. Psic. da Ed., São Paulo, 49, 2º sem. de 2019, pp. 117-121
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto: a partir de um roteiro. (Docente,Monitora e Alunos).
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3º Encontro: 25/8/2023 e 5° Encontro 1/9/2023
Texto 3: FERNANDRES, Maria José da Silva. O trabalho do professor coordenador na rede estadual paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018). Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 38, n. 01 e 112026 – 2022
Texto 04: FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 799-814, out./dez. 2012.
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto: a partir de um roteiro. (Docente, Monitora e Alunos).
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6º ENCONTRO - 15/9/2023
E-B00K: A coordenação do trabalho pedagógico na escola [e-book] : processos e práticas / Maria Amélia Santoro Franco, Elisabete F. Esteves Campos (Organizadoras). Santos (SP) : Editora Universitária Leopoldianum, 2016. 142 p.
Texto 6 - FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Capítulo 1 - Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado.Cap.1. p.15-32.
Texto 7 - MACEDO, Sandra Regina Brito de. Coordenação pedagógica: conceito e histórico.Cap.2. p.33-48.
Texto 8 - FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: marcas que constituem uma identidade. Cap.3.p.49 – 58.
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto: a partir de um roteiro. (Docentes convidadas
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7º ENCONTRO - 22/9/2023
Texto 5: DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador Pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1ª ed.São Paulo: Cortez, 2015.
I - A Coordenação pedagógica, uma trajetória profissional em construção. Apresentação -p.13-19 e Itens 1, 2 e 3: Páginas 22 a 50.(Grupo 1)
Itens 4, 4.1, 4.2, 4.3 - Páginas 51 a 62 (Grupo 2)
II- A Escola, o coordenador pedagógico e a formação.
Itens 1, 2– Páginas 63-84 (Grupo 3 )
Itens 3, 4, 4.1, 4,2– Páginas 85 a 112 (Grupo 4 )
III – O Coordenador pedagógico e a formação docentena escola.
Itens 1, 1.1, 1.2, 1.3 -Páginas 113 a146 (Grupo 5)
Itens 2 e Conclusão – Páginas 147 a 164 (Grupo 6)
Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual: -Os alunos serão divididos em seis grupos e farão o trabalho no dia 01/9/2023.
-Esta atividade compõe a Atividade Coletiva 1-
-Cada grupo faz a postagem de seu trabalho do mapa conceitual na Plataforma Moodle- E disciplinas, até o dia 21/9/2022 (Grupos 1,2,3) ; dia 28/09/2022 (Grupos 4,5,6).
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7º ENCONTRO - 22/9/2023
Elaboração do Trabalho_ Mapa Conceitual
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8º ENCONTRO - 2 a 6 de outubro de 2023 _ Semana da Educação
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9º e 10º ENCONTROS: 20/10 e 27/10/2023.
Apresentaçaõ dos grupos 1,2,3,4,5,6.
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11º ENCONTRO- 10/11/2023 - UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.
Tema 1: A Coordenação Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: função/atuação na Diretoria de Ensino e na escola (Professor -Coordenador): Texto 9: Edital nº 04 /2023 - Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP – SEDUC/SP - Portaria do Coordenador de 27/07/2023. Dispõe sobre o apoio presencial para os professores, em sala de aula, pelo diretor escolar e/ou diretor de escola e/ou coordenador de gestão pedagógica. https://detaubate.educacao.sp.gov.br/edital-no-04-2023-coordenador-de-gestao-pedagogica-cgp/
Estratégia de Aprendizagem- discussão do texto.
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12ª ENCONTRO - 17/11/2023
Tema 2: O professor-coordenador e o processo de ensino-aprendizagem
Texto 10: SILVA, Jocilania Souza da; FERNANDES, Francisca Risolene; BRANDENBURG, Cristine. Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–18, 2021. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352
Tema 3. A coordenação pedagógica e a uberização
Texto 11: LEMOS, Michael de Oliveira. A Uberização da Coordenação Pedagógica de Escolas Estaduais de São Paulo: Estratégias para Proletarização Docente? Revista da APG, São Paulo, V. 1 (n. 1), janeiro-junho, 2022 Apresentação dos Grupos: 1,2,3 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/apg/index
Tema 4. O coordenador pedagógico e seus fazeres. Texto 12: LIBERATO, Johnathan Moreno; PRADO, Maria Rejane Lino; COSTA, Roberta Liana Damasceno. O fazer Pedagógico do coordenado– entre a teoria e a prática.
EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS, POLÍTICAS E INOVAÇÃO Editora Epitaya, Rio de Janeiro, 2021, p. 56-65.
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13º ENCONTRO - 24/11/2023
- Apresentação dos dos trabalhos. Todos os Grupos.
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13º ENCONTRO - 24/11/2023
Orientações sobre o Planejamento de ações do Coordenador Pedagógico a partir dos eixos: Projeto Político Pedagógico; Formação Continuada, Avaliação da Aprendizagem e Currículo. Pesquisa em sites das Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino. Oficina: Elaboração do Planejamento.
Estratégia de Aprendizagem: -Oficina - Atividade Coletiva 3. -Roteiro para investigação de questões relacionadas ao planejamento de ações da Coordenação Pedagógica. -A turma será dividida em cinco grupos.
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14ª ENCONTRO- 1/12/2023
Orientações sobre o Planejamento de ações do Coordenador Pedagógico a partir dos eixos: Projeto Político Pedagógico; Formação Continuada, Avaliação da Aprendizagem e Currículo.
Pesquisa em sites das Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino. Oficina: Elaboração do Planejamento.
Estratégia de Aprendizagem:
O trabalho será feito em grupo (4 membros).
O encontro dos estudantes será feito por google meet. O texto deve ser inserido no e-disciplinas até o dia 15/12/2023.
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15º Encontro
- Apresentação dos Trabalhos dos Grupos
- Encerramento da Disciplina: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos
Não esquecer de postar a atividade individual até 15/12/2023.
Estratégia de Aprendizagem:
Exposição dos Trabalhos pelos Grupos.
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Avaliação da Aprendizagem e Trabalho Final
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO
6.1 Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - (Valor: peso 4).
6. 2 Atividade Coletiva 1- Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Mapa Conceitual Texto 5. (Valor: peso 2,0)
6.3 Atividade Coletiva 2 - Elaboração e Apresentação de um Plano de Atuação (Anual) da Coordenação Pedagógica, em uma escola de Educação Básica e ou Secretaria de Educação. Atividade Coletiva 2: (Valor: peso 2,0).
6.4 Atividade Coletiva 3- Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Textos 10, 11, 12 (Valor: peso 2,0)
PRAZOS:
a) A atividade (individual) que consta no item 6.1 de ser inserida na Plataforma Moodle, E-disciplinas até o dia 15 de dezembro de 2023.
b) As atividades coletivas (6.2,6.3,6.4) devem ser inseridas na Plataforma Moodle, E-disciplinas, no prazo estipulado de acordo com o Cronograma da Disciplina.
7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2024.