Programação

  • Programa da Disciplina 5961149- 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos

    LICENCIATURA: PEDAGOGIA / DISCIPLINA: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos/ CRÉDITOS: Aula: 02. C/A:1 Total: 60 horas. /Docente Responsável:   Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas.

    Sala 206 do Centro Didático - Bloco 16. - Monitora : Yasmin Ribeiro Lourenço - yasminribeirolourenco@usp.br

    PROGRAMA DA DISCIPLINA E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2º SEMESTRE DE 2023

    1. PROGRAMA RESUMIDOA pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea.  Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional. Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino. Coordenação Pedagógica e sua relação com a  BNCC e o Currículo Paulista.

    2. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: De acordo com as Diretrizes Nacionais do Curso de Pedagogia (Res.CNE/CP 01, maio de 2006) a formação do pedagogo deve contemplar consistente formação teórica, diversidade de conhecimentos e de práticas, que se articulam ao longo do curso, sendo composta pelas seguintes dimensões:

    a) docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas disciplinas pedagógicas do curso de Ensino Médio na modalidade Normal, assim como em Educação Profissional, na área de serviços e apoio escolar, além de em outras áreas nas quais conhecimentos pedagógicos sejam previstos.

    b) gestão educacional, entendida numa perspectiva democrática, que integre as diversas atuações e funções do trabalho pedagógico e de processos educativos escolares e não escolares, especialmente no que se refere ao planejamento, à administração, à coordenação, ao acompanhamento, à avaliação de planos e de projetos pedagógicos, bem como análise, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas e institucionais na área de educação.

    c) produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional (RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura). É na perspectiva da gestão pedagógica, que se insere a referida disciplina. 

    Objetivos: Geral: A disciplina pretende oportunizar aos estudantes do Curso de Pedagogia, por meio de análises e discussões de referenciais teórico-metodológicos, conhecimento acerca do campo de atuação do pedagogo (a), permitindo-lhe agir de forma crítico-reflexiva, como supervisor nos sistemas de ensino (Diretorias de Ensino – Rede Estadual e Municipal) e como Coordenador/Pedagógico/Educacional nas Unidades Escolares. Partindo da (re) visão da postura pessoal/ profissional, o fio condutor valorativo desta disciplina está centrado na construção de uma escola pública de qualidade social para todos.

    Específicos: 1. Identificar os princípios e os elementos constitutivos do trabalho de coordenação pedagógica e supervisão pedagógica, em uma perspectiva histórica e processual. 2. Discutir a ordenação do trabalho na unidade escolar e seus desdobramentos no plano de curso e no projeto pedagógico de curso. 3. Oferecer subsídios ao estudante de pedagogia para coordenar o trabalho na unidade escolar e no sistema de ensino, tendo como eixos a construção partilhada do projeto educacional da escola, o desenvolvimento do currículo e o deenvolvimento profissional docente.

    3. CONTEÚDOS 

    UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.

    1. Supervisão Pedagógica e Coordenação Pedagógica: a re (visão necessária): As funções dos supervisores escolares, coordenadores pedagógicos no sistema de ensino:historicidade,  tendências e perspectivas.

    2. O desenvolvimento profissional docente, a formação continuada e a atuação do Coordenador Pedagógico/Professor -Coordenador.

    UNIDADE II: A pedagogia, o pedagogo e a escola: papel do educador na sociedade contemporânea.

    3. Perspectiva de atuação do pedagogo a partir de uma abordagem crítica da educação.

    4. O papel da educação escolar e a questão do conhecimento no mundo contemporâneo.

    UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.

    5. A atuação do pedagogo escolar frente às demandas da escola pública: família, escola, comunidade.

    6. A relação entre currículo e supervisão/coordenação pedagógica. (BNCC e Currículo Paulista)

    7. A Pedagogia como lócus formador do gestor educacional.

    4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA: a) A disciplina será ofertada, de forma presencial. Os materiais estarão  inseridos na plataforma Moodle- E-Disciplinas.  b) Aulas presenciais nas seguintes datas: 11,18,25 de agosto de 2023; 1,15,22,29 de setembro de 2023; 6,20 e 27 de outubro de 2023; 10,17 e 24 de novembro de 2023;  1 e 8 de dezembro de 2023. Total: 15 aulas  c)Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.

    5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO: O curso desenvolver-se-á por meio - ensino presencial,  com aulas expositivas orais, discussões de textos,vídeos, estudo dirigido e atividades coletivas com diversificadas estratégias de ensino. 

        

    6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO

    6.1 Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - (Valor: peso 4).  6.2 Atividades Coletivas : Valor total: peso 6 6.2.1 Elaboração e Apresentação de um Plano de Atuação (Anual) da Coordenação Pedagógica, em uma escola de Educação Básica e ou Secretaria de Educação. Atividade Coletiva 4: (Valor: peso 4). 6.2.2  Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Atividades Coletivas 2-  Valor: peso 2,0 )

    PRAZOS: a) A atividade (individual) que consta no item  6.1  de ser inserida na Plataforma Moodle, E-disciplinas até o  dia 15 de dezembro de 2023.  b) As atividades coletivas  (6.2.1, 6.2.2)  devem ser inseridas na Plataforma Moodle, E-disciplinas, no prazo estipulado de acordo com o Cronograma da Disciplpina.  

    7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO: Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2024.


  • 1º ENCONTRO - 11/8/2023

    1º ENCONTRO - 11/8/2023

    Apresentação do Programa Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos- 32 matriculados Estratégia de Aprendizagem: 

    Apresentação Oral 

    - Apresentação e discussão da Disciplina 


  • 2º ENCONTRO - 18/8/2023

    UNIDADE I: Fundamentos Teóricos da Supervisão e Coordenação Educacional.  2º Encontro: 18/8/2023

    Texto 1: ALMEIDA,Laurinda Ramalho; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souzaa  Placco; SOUZA, Vera Lúcia Trevisan de Souza. Sentidos da coordenação pedagógica: motivos para permanência na função. Psic. da Ed., São Paulo, 42, 1º sem. de 2016, pp. 61-69.

    Texto 2 : ALMEIDA,Laurinda Ramalho. Orientação Educacional e Coordenação pedagógica no Estado de São Paulo: avanços, recuos, contradições. Psic. da Ed., São Paulo, 49, 2º sem. de 2019, pp. 117-121

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto: a partir de um roteiro. (Docente,Monitora e Alunos).


  • 3º ENCONTRO- 25/8/2023 e 01/9/2023- 5º encontro

    3º Encontro: 25/8/2023 e 5° Encontro 1/9/2023 

    Texto 3: FERNANDRES, Maria José da Silva. O trabalho do professor coordenador na rede estadual paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018). Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 38, n. 01 e 112026 – 2022

    Texto 04: FERNANDES, Maria José da Silva. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 38, n. 04, p. 799-814, out./dez. 2012.   

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto: a partir de um roteiro. (Docente, Monitora e Alunos).


  • 6º ENCONTRO - 15/9/2023

    6º ENCONTRO - 15/9/2023


    E-B00K: A coordenação do trabalho pedagógico na escola [e-book] : processos e práticas / Maria Amélia Santoro Franco, Elisabete F. Esteves Campos (Organizadoras). Santos (SP) : Editora Universitária Leopoldianum, 2016. 142 p.

    Texto 6 - FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Capítulo 1 - Da Pedagogia à coordenação pedagógica: um caminho a ser re-desenhado.Cap.1. p.15-32.

    Texto 7 - MACEDO, Sandra Regina Brito de. Coordenação pedagógica: conceito e histórico.Cap.2. p.33-48.

    Texto 8 - FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; NOGUEIRA, Simone do Nascimento. Coordenação pedagógica: marcas que constituem uma identidade. Cap.3.p.49 – 58.

    Estratégia de Aprendizagem:  Discussão do texto:  a partir de um roteiro. (Docentes convidadas 


  • 7º ENCONTRO - 22/9/2023

    7º ENCONTRO - 22/9/2023

    Texto 5: DOMINGUES, Isaneide. O Coordenador Pedagógico e a formação contínua do docente na escola. 1ª ed.São Paulo: Cortez, 2015.

    I - A Coordenação pedagógica, uma trajetória profissional em construção. Apresentação -p.13-19  e Itens 1, 2 e 3: Páginas 22 a 50.(Grupo 1)

    Itens 4, 4.1, 4.2, 4.3 - Páginas 51 a 62 (Grupo 2)

    II- A Escola, o coordenador pedagógico e a formação.

    Itens 1, 2– Páginas 63-84 (Grupo 3 )

    Itens 3, 4, 4.1, 4,2– Páginas 85 a 112 (Grupo 4 )

    III – O Coordenador pedagógico e a formação docentena escola.

    Itens 1, 1.1, 1.2, 1.3 -Páginas 113 a146  (Grupo 5)

    Itens 2 e Conclusão – Páginas 147 a 164 (Grupo 6) 

     Estratégia de Aprendizagem: Mapa Conceitual: -Os alunos serão divididos em seis grupos e  farão o trabalho no dia 01/9/2023.

    -Esta atividade compõe a Atividade Coletiva 1-  

    -Cada grupo faz a postagem de seu trabalho do mapa conceitual na Plataforma Moodle- E disciplinas, até o dia 21/9/2022 (Grupos 1,2,3) ; dia 28/09/2022 (Grupos 4,5,6).


  • 7º ENCONTRO - 22/9/2023

    7º ENCONTRO - 22/9/2023

    Elaboração do Trabalho_ Mapa Conceitual


  • 8º ENCONTRO - 2 a 6 de outubro de 2023 _ Semana da Educação

    8º ENCONTRO -  2 a 6 de outubro de 2023 _ Semana da Educação


  • 9º e 10º ENCONTROS: 20/1 e 27/10/2023.

    9º  e 10º ENCONTROS: 20/10 e 27/10/2023.

    Apresentaçaõ dos grupos 1,2,3,4,5,6.


  • 11º ENCONTRO - 10/11/2023

    11º ENCONTRO- 10/11/2023 - UNIDADE III: Pedagogo Escolar: Vicissitudes e Práticas nas Redes de Ensino.

    Tema 1: A Coordenação Pedagógica na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo: função/atuação na Diretoria de Ensino e na escola (Professor -Coordenador): Texto 9: Edital nº 04 /2023 - Coordenador de Gestão Pedagógica – CGP – SEDUC/SP - Portaria do Coordenador de 27/07/2023. Dispõe sobre o apoio presencial para os professores, em sala de aula, pelo diretor escolar e/ou diretor de escola e/ou coordenador de gestão pedagógica. https://detaubate.educacao.sp.gov.br/edital-no-04-2023-coordenador-de-gestao-pedagogica-cgp/

    Estratégia de Aprendizagem- discussão do texto.


  • 12ª ENCONTRO - 17/11/2023

    12ª ENCONTRO - 17/11/2023

    Tema 2: O professor-coordenador e o processo de ensino-aprendizagem

    Texto 10: SILVA, Jocilania Souza da; FERNANDES, Francisca  Risolene; BRANDENBURG, Cristine. Coordenador pedagógico no processo de formação continuada de professores: perspectivas de melhor qualidade de ensino-aprendizagem. Ensino Em Perspectivas, 2(4), 1–18, 2021. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6352


    Tema 3. A coordenação pedagógica e a uberização

    Texto 11: LEMOS, Michael de Oliveira. A Uberização da Coordenação Pedagógica de Escolas Estaduais de São Paulo: Estratégias para Proletarização Docente? Revista da APG, São Paulo, V. 1 (n. 1), janeiro-junho, 2022 Apresentação dos Grupos: 1,2,3 Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/apg/index

    Tema 4. O coordenador pedagógico e seus fazeres. Texto 12: LIBERATO, Johnathan Moreno; PRADO, Maria Rejane Lino; COSTA, Roberta Liana Damasceno. O fazer Pedagógico do coordenado– entre a teoria e a prática. 

     EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS, POLÍTICAS E INOVAÇÃO Editora Epitaya, Rio de Janeiro, 2021, p. 56-65.



  • 24/11/2023 - 13º ENCONTRO -

    13º ENCONTRO - 24/11/2023

    - Apresentação dos dos trabalhos. Todos os Grupos.

  • 13º ENCONTRO - 24/11/2023

    13º ENCONTRO - 24/11/2023

    Orientações sobre o Planejamento de ações do Coordenador Pedagógico a partir dos eixos: Projeto Político Pedagógico; Formação Continuada, Avaliação da Aprendizagem e Currículo. Pesquisa em sites das Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino. Oficina: Elaboração do Planejamento.

    Estratégia de Aprendizagem: -Oficina - Atividade Coletiva 3. -Roteiro para investigação de questões relacionadas ao planejamento de ações da Coordenação Pedagógica. -A turma será dividida em cinco grupos. 


  • 14ª ENCONTRO- 1/12/2023

     14ª ENCONTRO- 1/12/2023

    Orientações sobre o Planejamento de ações do Coordenador Pedagógico a partir dos eixos: Projeto Político Pedagógico; Formação Continuada, Avaliação da Aprendizagem e Currículo. 

    Pesquisa em sites das Secretarias Municipais e Estaduais de Ensino. Oficina: Elaboração do Planejamento.

    Estratégia de Aprendizagem: 

    O trabalho será feito em grupo (4 membros).

    O encontro dos estudantes será feito por google meet. O texto deve ser inserido no e-disciplinas até o dia 15/12/2023.


  • 15º Encontro -Apresentação dos Trabalhos dos Grupos

    15º Encontro

    - Apresentação dos Trabalhos dos Grupos

    - Encerramento da Disciplina: 5961149 - Supervisão e Coordenação Pedagógica: Fundamentos Teórico-Metodológicos

     

    Não esquecer de postar a atividade individual até 15/12/2023.

     

     

     

     

    Estratégia de Aprendizagem:

    Exposição dos Trabalhos pelos Grupos.


  • Avaliação da Aprendizagem e Trabalho Final

    Avaliação da Aprendizagem e Trabalho Final

    6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO

    6.1 Texto crítico sobre a atuação do Pedagogo na Coordenação Pedagógica (Atividade Individual) - (Valor: peso 4).  

    6. 2 Atividade Coletiva 1- Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Mapa Conceitual Texto 5. (Valor: peso 2,0)

    6.3 Atividade Coletiva 2 - Elaboração e Apresentação de um Plano de Atuação (Anual) da Coordenação Pedagógica, em uma escola de Educação Básica e ou Secretaria de Educação. Atividade Coletiva 2: (Valor: peso 2,0).

    6.4 Atividade Coletiva 3- Participação em atividades coletivas na sala de aula- Apresentação de Seminários: Textos 10, 11, 12 (Valor: peso 2,0)

    PRAZOS:

    a) A atividade (individual) que consta no item 6.1  de ser inserida na Plataforma Moodle, E-disciplinas até o  dia 15 de dezembro de 2023.

    b) As atividades coletivas  (6.2,6.3,6.4)  devem ser inseridas na Plataforma Moodle, E-disciplinas, no prazo estipulado de acordo com o Cronograma da Disciplina.  

    7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO

    Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta, nota igual ou superior a 5 (cinco). Recuperação em janeiro de 2024.