Programação

  • Ano: 2023 Programa e Cronograma da Disciplina: 5961095 - Teorias do Currículo

    UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

    LICENCIATURA: PEDAGOGIA

    DISCIPLINA 5961095 - TEORIAS DO CURRÍCULOCRÉDITOS: Aula: 04; Créditos Trabalho: 01 Total: 90 horas.

    Docente Responsável: Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas-  (noerivas@ffclrp.usp.br) 

    Sala 204 do Centro Didático – Bloco 16

    Monitora: Paula Maria Lopes Cardeal da Costa - paula.maria.costa@usp.br

    PROGRAMA DA DISCIPLINA E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2º SEMESTRE DE 2023

    1. PROGRAMA RESUMIDO

    Estudo de diferentes concepções de currículo e sua articulação com os aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos. Análise crítica da teoria e a história do currículo; contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica (BNCC e Currículo Paulista)

    2. OBJETIVOS

    Geral: Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.

    b) Específicos:

    -Analisar criticamente as teorias educacionais da organização curricular, no que se refere aos aspectos históricos, políticos e pedagógicos.

    -Compreender o ensino e a complexidade dos fenômenos educativos, bem como as diretrizes orientadoras da política curricular relacionadas aos níveis e modalidades de ensino na educação básica.

    -Discutir a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macro organizativo.

     (Base Nacional Comum Curricular - BNCC e Currículo Paulista).

    -Analisar o contexto de formação dos professores (inicial e continuada) no que concerne ao currículo, no nível da educação básica e educação superior.

    3. CONTEÚDOS

    Eixo 1: A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: Gênese dos estudos sobre currículo (teorias tradicionais, críticas e pós-críticas). O conceito do currículo escolar e as tendências curriculares no Brasil.

    Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.

    Eixo 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressuposto para o Currículo Nacional; o Currículo Paulista; o currículo das demais modalidades da educação.

    4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

    A disciplina será ofertada, de forma presencial. Total de 15 aulas

    Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.

    5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO

    O curso desenvolver-se-á por meio de expositivas orais, discussões de textos, estudo dirigido, mapas conceituais, estudos de caso e atividades coletivas com diversificadas estratégias de ensino.

    6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO

    6.1 Avaliação da Aprendizagem_ Prova Escrita – Data: 24/11/2023 (Atividade Individual)- Valor: Peso – 5.0

    6.2 Atividades Coletivas (Duas) - Valor: Peso 5.0

    PRAZOS: Observar os prazos de inserção de trabalhos na Plataforma E-Disciplinas e no presente Cronograma.

    7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO

    Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).

    9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

    APPLE, Michael. A luta continua -Lições aprendidas e o que pode ser feito. In:  APPLE, Michael; GANDIN, Luis Armando; LIU, Shuning; MESHULAM, Assaf; SCHIRMER, Ekeni. A luta pela democracia na Educação: lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ:  Vozes, 2020.p.227 – 267.

    BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

    BOGATSCHOVi , Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Moreira, Jani Alves da Silva. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1335-1359, jul./set. 2022 

    GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos.  Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.   

    GALIANI, Claúdia Valentina Assuumpção. SILVA, Roberto Rafael Dias. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Estud.Aval.Educ, São Paulo, v,30, n-74, p.508-535, maio/ago. 2019.

    LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Capítuli 01- Currículo- Os: 19 a 42.

    MACEDO, Elizabeth. A base é a base: o que é? In: AGUIAR;Maria Ângela da S; DOURADO, Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perpspectivas.Recife:ANPAE, 2018.

    Disponível: https://profemarli.com/a-base-e-a-base-e-o-curriculo

    MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

    SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte:  Autêntica, 1999.

    RIBEIRO, MÁDEN DE Pádua. Currículo e conhecimento sob diferentes persperctivas teórias. Currículo sem Fronteiras, v.17, nº 3, p.574-599, set/dez.2007.

      SANTOS,  E.  M.;  GONZALEZ,  S. Práticas antirracistas nos processos curriculares com as redes educativas cotidianas das mulheres na bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. x, p. 1-18, 2022.

    10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

    APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade. Petrópolis: Vozes, 2017. APPLE, Michael. W. Educação e poder.Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

    APPLE, Michael. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 1982.

    APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017

    BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática.

    Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp. 91-110, Jul/Dez 2003.

    LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. FORQUIN, Jean C. Escola e Cultura. Aas bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

    FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GIROUX, Henry. Escola crítica e Política cultural. São Paulo: Cortez A. Associados, 1987

    GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986. GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1996.

    LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.38-62 jan/mar.2016.

    MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica dos fundamentos da educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª ed., 1997.

    MOREIRA, A.F. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

    YOUNG, Michael F.D. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Vol.28, nº101, p.1287- 1302, set/dez.2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

    YOUNG, Michael F.D. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.18-37 jan/mar.2016.

    PACHECO, José Augusto. Educação, Formação e Conhecimento. Porto: Porto Editora, 2014. SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.


  • 1º Encontro _ Dia 11/8/2023

    11/08/2023 EIXO I – A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA  

    1º Encontro: Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.

    A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA

    1º Encontro: Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.

    -Discussão dos aspectos relacionados ao campo epistemológico do campo do CURRICULO. Estratégia de Aprendizagem:

    1. Apresentação Oral – Slides sobre a história do Currículo Resp: Docente da Disciplina 2.Organização da 1ª atividade coletiva sobre o Texto 01.



  • 2º e 3º Encontros - Datas :18/8/2023 e 25/8/2023-Texto 01

    2º  e 3º Encontros - Datas :18/8/2023 e 25/8/2023-Texto 01

    Texto 01: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo:  currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

    Temas:

    1. Tema 1:Os estudos de Currículo: desenvolvimento e preocupações.

    2. Tema 2:Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar.

    3. Tema 3:Cultura, diversidade cultural e currículo.

    4. Tema 4.1:Princípios para a construção de currículo multiculturalmente orientados: Item 4.1: A necessidade de uma nova postura.  Tema 4.2 : O currículo como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar.

    5. Tema 4.3: O currículo como um espaço em que se explicita  a ancoragem social dos conteúdos. 7. Temas 4.4 e 4.5: O currículo como espaço de reconhecimento de nossas identidades culturais.

    6. Item 4.5: o currículo como espaço de questionamento de nossas representações sobre os outros. 8. Tema 4.6: O currículo como um espaço de crítica cultural; Tema: 4.7: O currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas. 

    Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado – -Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo se reúne na sala , no horário de 19h00 às 22:30.

    Atividade Coletiva1.

    Atenção: A apresentação dos grupos será no dia 25/8/2023.

    - O coordenador do grupo insere o trabalho do painel integrado no e-disciplinas até o dia 24/08/2023

    25/8/2016 - 3º Encontro Apresentação dos seis Grupos.


  • 4º Encontro - 01/9/2023 - Textos 02

    EIXO 2: CURRÍCULO/ CULTURA/SOCIEDADE

    4º Encontro - Texto 02 - 01/09/2023

    Texto 2: APPLE, Michael. A luta continua -Lições aprendidas e o que pode ser feito. In:  APPLE, Michael; GANDIN, Luis Armando; LIU, Shuning; MESHULAM, Assaf; SCHIRMER, Ekeni. A luta pela democracia na Educação: lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ:  Vozes, 2020.p.227 – 267.

    Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto 02, a partir de estudo dirigido.  (Docente, Monitora e alunos/as).





  • 5º, 6º e 7º Encontros - 15/9/2023; 22/9/2023; 29/9/2023

    5º, 6º e 7º Encontros - 15/9/2023; 22/9/2023; 29/9/2023 3- Texto 01

    Texto 03: SILVA, Tomaz Tadeu da.  Teorias do Currículo: O que é isto? In:______. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 

    5º Encontro - (15/09/2023) : Organização do material.

    Texto 03: SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do Currículo: O que é isto? In: . Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

     6º Encontro (22/09/2023) Apresentação dos Grupos 1,2,3.

    Grupo 1- Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas –p.21 a 44.

    Grupo 2– Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas –

    45 a 64

    Grupo 3– Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas – p.65 a 81

    7º Encontro (29/09/2023): -Apresentação dos Grupos 4,5,6.

    Grupo 4 - As Teorias Pós-Críticas - p.85 a 104

    Grupo 5 - As Teorias Pós-Críticas - p.105 a 124

    Grupo 6 - Depois das Teorias Críticas e Pós-Críticas - p.125 a 150. 

    Estratégia de AprendizagemElaboração do Mapa Conceitual- Atividade Coletiva 2- Presencial-

    15/9/2023- Alunos se reúnem em 6 Grupos, para discutir e preparar o material a ser apresentado.

    22/09/2023- Apresentação dos Grupos 1,2,3- Coordenador insere o trabalho até 21/9/2023

    29/09/2023- Apresentação dos Grupos 4,5,6 -Coordenador insere o trabalho até 28/9/2023


     


  • 8º Encontro: Semana da Educação

    8º Encontro: Semana da Educação - 02 a 6 de outubro de 2023. 



  • 10º Encontro 10/11/2023 - Lopes e Macedo, 2011; Bogatschovi e Ferreira, 2022.


    Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE -10º Encontro  10/11/2023 

    Texto 04: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Capítulo 01- p.19 a 42.

    Texto 05: BOGATSCHOVi , Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Moreira, Jani Alves da Silva. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1335-1359, jul./set. 2022 

    Estratégias de Aprendizagem: 

    Discussão dos textos 04 e 05, a partir de questões centrais e estudo de caso. (Docente, Monitora e alunos/as).





  • Dia 27/10/2023- 9º Encontro - Texto 06: SANTOS, E. M.; GONZALEZ,

    EIXO 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 9º Encontro

    27/10/2023 10º Encontro - Texto 06: SANTOS,  E.  M.;  GONZALEZ,  S. Práticas antirracistas nos processos curriculares com as redes educativas cotidianas das mulheres na bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. x, p. 1-18, 2022.

    Texto 07: GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos.  Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012. 

    Estratégias de Aprendizagem - Discussão dos textos 06 e 07, a partir de questões centrais (Docente, Monitora e alunos/as).






  • 24/11/2023 12º Encontro Avaliação da Aprendizagem- Prova Escrita-Presencial

  • 11º Encontro- 17/11/2023

    !1º Encontro- 17/11/2023 -

    A Base Nacional Comum Curricular- BNCC (fragmentos)

    Texto 10: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf 

    Live: Roda Vica com Claudia V.A.Galian. Como pensar o Currículo e como se apropriar da BNCC.

    Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=tc2JX-3faLc 

    Estratégia de Aprendizagem:  Discussões a partir de um roteiro de questões -Currículo e Legislação. Live


  • 13º Encontro - 24/11/2023 - Avaliação da Aprendizagem

    13º Encontro -  

    2 4/11/2023 -  Avaliação da Aprendizagem



  • 13º e 14º Encontros - 1/12/2023 e 8/12/2023

    1/12/2023 e  8/12/2023 - 13º  e 14º Encontros- A Base Nacional Comum Curricular- BNCC(fragmentos)

    Texto 11: Currículo Paulista – Edicação Infantil e Ensino Fundamental (fragmentos)

    https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/

    1. INTRODUÇÃO.p. 7 

    2. A Base Nacional Comum Curricular.p..7 3.Competências gerais da Educação Básica ...9 

    3. Os marcos legais que embasam a BNCC...10 

    4. Os fundamentos pedagógicos da BNCC p. 13 

    5. O pacto interfederativo e a implementação da BNCC.p. 15 

    6. (2) ESTRUTURA DA BNCC...23 a 34.

    13º Encontro- Online- Reunião por Grupos

    Encerramento da Disciplina : Teorias de Currículo- Estratégia de Aprendizagem:  Discussões a partir de um roteiro de questões  e estudo de casos. Currículo e Legislação.






  • Critérios de Avaliação da Aprendizagem e Recuperação

    Item 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO

    6.1 Avaliação da Aprendizagem_ Prova Escrita – Data: 24/11/2023 (Atividade Individual)- Valor: Peso – 5.0

    6.2 Atividades Coletivas (Duas) - Valor: Peso 5.0

    PRAZOS: Observar os prazos de inserção de trabalhos na Plataforma E-Disciplinas e no presente Cronograma.

    7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO

    Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).