Programação
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UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
LICENCIATURA: PEDAGOGIA
DISCIPLINA 5961095 - TEORIAS DO CURRÍCULO / CRÉDITOS: Aula: 04; Créditos Trabalho: 01 Total: 90 horas.
Docente Responsável: Profa. Dra. Noeli Prestes Padilha Rivas- (noerivas@ffclrp.usp.br)
Sala 204 do Centro Didático – Bloco 16
Monitora: Paula Maria Lopes Cardeal da Costa - paula.maria.costa@usp.br
PROGRAMA DA DISCIPLINA E CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – 2º SEMESTRE DE 2023
1. PROGRAMA RESUMIDO
Estudo de diferentes concepções de currículo e sua articulação com os aspectos pedagógicos, políticos, culturais e econômicos. Análise crítica da teoria e a história do currículo; contextualização e discussão das diferentes concepções curriculares e análise da ordenação geral do currículo na educação básica (BNCC e Currículo Paulista)
2. OBJETIVOS
Geral: Possibilitar aos futuros professores (pedagogos) o contato com um corpo organizado de ideias que subsidiam e justificam o processo e o desenvolvimento do campo do currículo na educação básica.
b) Específicos:
-Analisar criticamente as teorias educacionais da organização curricular, no que se refere aos aspectos históricos, políticos e pedagógicos.
-Compreender o ensino e a complexidade dos fenômenos educativos, bem como as diretrizes orientadoras da política curricular relacionadas aos níveis e modalidades de ensino na educação básica.
-Discutir a ordenação geral do currículo na escola, no âmbito político e macro organizativo.
(Base Nacional Comum Curricular - BNCC e Currículo Paulista).
-Analisar o contexto de formação dos professores (inicial e continuada) no que concerne ao currículo, no nível da educação básica e educação superior.
3. CONTEÚDOS
Eixo 1: A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: Gênese dos estudos sobre currículo (teorias tradicionais, críticas e pós-críticas). O conceito do currículo escolar e as tendências curriculares no Brasil.
Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE: A teoria crítica do currículo, a política do conhecimento oficial, a cultura popular e a pedagogia radical crítica; a dupla determinação: escolarização e cultura; o currículo do Curso de Pedagogia.
Eixo 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como pressuposto para o Currículo Nacional; o Currículo Paulista; o currículo das demais modalidades da educação.
4. DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA
A disciplina será ofertada, de forma presencial. Total de 15 aulas
Será criado um grupo no whatsap para facilitar a comunicação entre os participantes.
5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
O curso desenvolver-se-á por meio de expositivas orais, discussões de textos, estudo dirigido, mapas conceituais, estudos de caso e atividades coletivas com diversificadas estratégias de ensino.
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO
6.1 Avaliação da Aprendizagem_ Prova Escrita – Data: 24/11/2023 (Atividade Individual)- Valor: Peso – 5.0
6.2 Atividades Coletivas (Duas) - Valor: Peso 5.0
PRAZOS: Observar os prazos de inserção de trabalhos na Plataforma E-Disciplinas e no presente Cronograma.
7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).
9. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
APPLE, Michael. A luta continua -Lições aprendidas e o que pode ser feito. In: APPLE, Michael; GANDIN, Luis Armando; LIU, Shuning; MESHULAM, Assaf; SCHIRMER, Ekeni. A luta pela democracia na Educação: lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.p.227 – 267.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BOGATSCHOVi , Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Moreira, Jani Alves da Silva. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1335-1359, jul./set. 2022
GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
GALIANI, Claúdia Valentina Assuumpção. SILVA, Roberto Rafael Dias. Apontamentos para uma avaliação de currículos no Brasil: a BNCC em questão. Estud.Aval.Educ, São Paulo, v,30, n-74, p.508-535, maio/ago. 2019.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Capítuli 01- Currículo- Os: 19 a 42.
MACEDO, Elizabeth. A base é a base: o que é? In: AGUIAR;Maria Ângela da S; DOURADO, Luiz Fernandes. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perpspectivas.Recife:ANPAE, 2018.
Disponível: https://profemarli.com/a-base-e-a-base-e-o-curriculo
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
RIBEIRO, MÁDEN DE Pádua. Currículo e conhecimento sob diferentes persperctivas teórias. Currículo sem Fronteiras, v.17, nº 3, p.574-599, set/dez.2007.
SANTOS, E. M.; GONZALEZ, S. Práticas antirracistas nos processos curriculares com as redes educativas cotidianas das mulheres na bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. x, p. 1-18, 2022.
10. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade. Petrópolis: Vozes, 2017. APPLE, Michael. W. Educação e poder.Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
APPLE, Michael. W. Ideologia e currículo. Porto Alegre: Artmed, 1982.
APPLE, Michael W. A luta pela democracia na Educação Crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.4, p. 894 – 926 out./dez. 2017
BEANE, James A. Integração curricular: a essência de uma escola democrática.
Currículo sem Fronteiras, v.3, n.2, pp. 91-110, Jul/Dez 2003.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011. FORQUIN, Jean C. Escola e Cultura. Aas bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia. 48ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. GIROUX, Henry. Escola crítica e Política cultural. São Paulo: Cortez A. Associados, 1987
GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação. Petrópolis: Vozes, 1986. GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1996.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas Educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.38-62 jan/mar.2016.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. Uma introdução à pedagogia crítica dos fundamentos da educação. Porto Alegre, Artes Médicas, 2ª ed., 1997.
MOREIRA, A.F. Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
YOUNG, Michael F.D. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade. Vol.28, nº101, p.1287- 1302, set/dez.2007. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br
YOUNG, Michael F.D. Por que o conhecimento é importante para as escolas do século XXI? Cadernos de Pesquisa. Vol.46 nº159 p.18-37 jan/mar.2016.
PACHECO, José Augusto. Educação, Formação e Conhecimento. Porto: Porto Editora, 2014. SACRISTÁN, J. Gimeno. Currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
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11/08/2023 EIXO I – A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA
1º Encontro: Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.
A HISTORICIDADE DO CURRÍCULO: EPISTEMOLOGIA
1º Encontro: Apresentação do Programa da Disciplina Teorias de Currículo e seu desenvolvimento.
-Discussão dos aspectos relacionados ao campo epistemológico do campo do CURRICULO. Estratégia de Aprendizagem:
1. Apresentação Oral – Slides sobre a história do Currículo Resp: Docente da Disciplina 2.Organização da 1ª atividade coletiva sobre o Texto 01.
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2º e 3º Encontros - Datas :18/8/2023 e 25/8/2023-Texto 01
Texto 01: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
Temas:
1. Tema 1:Os estudos de Currículo: desenvolvimento e preocupações.
2. Tema 2:Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar.
3. Tema 3:Cultura, diversidade cultural e currículo.
4. Tema 4.1:Princípios para a construção de currículo multiculturalmente orientados: Item 4.1: A necessidade de uma nova postura. Tema 4.2 : O currículo como um espaço em que se reescreve o conhecimento escolar.
5. Tema 4.3: O currículo como um espaço em que se explicita a ancoragem social dos conteúdos. 7. Temas 4.4 e 4.5: O currículo como espaço de reconhecimento de nossas identidades culturais.
6. Item 4.5: o currículo como espaço de questionamento de nossas representações sobre os outros. 8. Tema 4.6: O currículo como um espaço de crítica cultural; Tema: 4.7: O currículo como um espaço de desenvolvimento de pesquisas.
Estratégia de Aprendizagem: Painel Integrado – -Os alunos serão divididos em seis grupos. Cada grupo se reúne na sala , no horário de 19h00 às 22:30.
Atividade Coletiva1.
Atenção: A apresentação dos grupos será no dia 25/8/2023.
- O coordenador do grupo insere o trabalho do painel integrado no e-disciplinas até o dia 24/08/2023
25/8/2016 - 3º Encontro Apresentação dos seis Grupos.
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EIXO 2: CURRÍCULO/ CULTURA/SOCIEDADE
4º Encontro - Texto 02 - 01/09/2023
Texto 2: APPLE, Michael. A luta continua -Lições aprendidas e o que pode ser feito. In: APPLE, Michael; GANDIN, Luis Armando; LIU, Shuning; MESHULAM, Assaf; SCHIRMER, Ekeni. A luta pela democracia na Educação: lições de realidades sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.p.227 – 267.
Estratégia de Aprendizagem: Discussão do texto 02, a partir de estudo dirigido. (Docente, Monitora e alunos/as).
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5º, 6º e 7º Encontros - 15/9/2023; 22/9/2023; 29/9/2023 3- Texto 01
Texto 03: SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do Currículo: O que é isto? In:______. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
5º Encontro - (15/09/2023) : Organização do material.
Texto 03: SILVA, Tomaz Tadeu da. Teorias do Currículo: O que é isto? In: . Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
6º Encontro (22/09/2023) Apresentação dos Grupos 1,2,3.
Grupo 1- Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas –p.21 a 44.
Grupo 2– Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas –
45 a 64
Grupo 3– Das Teorias Tradicionais às Teorias Críticas – p.65 a 81
7º Encontro (29/09/2023): -Apresentação dos Grupos 4,5,6.
Grupo 4 - As Teorias Pós-Críticas - p.85 a 104
Grupo 5 - As Teorias Pós-Críticas - p.105 a 124
Grupo 6 - Depois das Teorias Críticas e Pós-Críticas - p.125 a 150.
Estratégia de Aprendizagem: Elaboração do Mapa Conceitual- Atividade Coletiva 2- Presencial-
15/9/2023- Alunos se reúnem em 6 Grupos, para discutir e preparar o material a ser apresentado.
22/09/2023- Apresentação dos Grupos 1,2,3- Coordenador insere o trabalho até 21/9/2023
29/09/2023- Apresentação dos Grupos 4,5,6 -Coordenador insere o trabalho até 28/9/2023
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8º Encontro: Semana da Educação - 02 a 6 de outubro de 2023.
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Eixo 2: CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE -10º Encontro 10/11/2023
Texto 04: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias do Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.Capítulo 01- p.19 a 42.
Texto 05: BOGATSCHOVi , Darlene Novacov; FERREIRA, Gesilaine Mucio. Moreira, Jani Alves da Silva. BNC-Formação: políticas para formação de professores no Brasil e a interlocução com as diretrizes da OCDE Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 3, p. 1335-1359, jul./set. 2022
Estratégias de Aprendizagem:
Discussão dos textos 04 e 05, a partir de questões centrais e estudo de caso. (Docente, Monitora e alunos/as).
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EIXO 3: OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 9º Encontro
27/10/2023 10º Encontro - Texto 06: SANTOS, E. M.; GONZALEZ, S. Práticas antirracistas nos processos curriculares com as redes educativas cotidianas das mulheres na bacia do Rio Formate. Revista Espaço do Currículo, v. 15, n. x, p. 1-18, 2022.
Texto 07: GOMES, Nilma Lino. Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr 2012.
Estratégias de Aprendizagem - Discussão dos textos 06 e 07, a partir de questões centrais (Docente, Monitora e alunos/as).
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24/11/2023 12º Encontro
Avaliação da Aprendizagem- Prova Escrita-Presencial
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!1º Encontro- 17/11/2023 -
A Base Nacional Comum Curricular- BNCC (fragmentos)
Texto 10: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf
Live: Roda Vica com Claudia V.A.Galian. Como pensar o Currículo e como se apropriar da BNCC.
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=tc2JX-3faLc
Estratégia de Aprendizagem: Discussões a partir de um roteiro de questões -Currículo e Legislação. Live
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13º Encontro -
2 4/11/2023 - Avaliação da Aprendizagem -
1/12/2023 e 8/12/2023 - 13º e 14º Encontros- A Base Nacional Comum Curricular- BNCC(fragmentos)
Texto 11: Currículo Paulista – Edicação Infantil e Ensino Fundamental (fragmentos)
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/
1. INTRODUÇÃO.p. 7
2. A Base Nacional Comum Curricular.p..7 3.Competências gerais da Educação Básica ...9
3. Os marcos legais que embasam a BNCC...10
4. Os fundamentos pedagógicos da BNCC p. 13
5. O pacto interfederativo e a implementação da BNCC.p. 15
6. (2) ESTRUTURA DA BNCC...23 a 34.
13º Encontro- Online- Reunião por Grupos
Encerramento da Disciplina : Teorias de Currículo- Estratégia de Aprendizagem: Discussões a partir de um roteiro de questões e estudo de casos. Currículo e Legislação.
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Item 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM TEORIAS DO CURRÍCULO
6.1 Avaliação da Aprendizagem_ Prova Escrita – Data: 24/11/2023 (Atividade Individual)- Valor: Peso – 5.0
6.2 Atividades Coletivas (Duas) - Valor: Peso 5.0
PRAZOS: Observar os prazos de inserção de trabalhos na Plataforma E-Disciplinas e no presente Cronograma.
7. NORMAS DE RECUPERAÇÃO
Os alunos que não conseguirem aprovação, deverão fazer uma nova avaliação escrita, sobre todo o conteúdo visto no curso, e obter nesta nota igual ou superior a 5 (cinco).