Aperçu des sections

  • Aula 1 - 29/08/2023

    Apresentação dos estudantes e do Programa da Disciplina.

    Orientações sobre as atividades. 

  • Aula 2 - 12/09/2023

    O conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos

     

    MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto, 2010

     

    MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.11, n.33, set/dez. 2006.

     

    JANNUZZI, G. Algumas concepções de educação do deficiente. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 9-25, maio 2004.


  • Aula 3 - 19/09/2023

    Leitura básica para todos:

    Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.

    1. Texto GARCIA, R. M. C. Educação Especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, Piracicaba, v. 23, nº 3, p. 7-26, 2016.

    Apresentação Professora Cristina:

    1. Convenção Interamericana para eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência. Brasília: UNESCO, 2001.

    2. Declaração Mundial sobre educação para todos – 1990

     Apresentação pela Dupla 1 (Astrid e ....):

    1.                  Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2/2001, de 11 set. 2001. Institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2001

    2.                  Constituição Federal (no que se refere às pessoas com deficiência) 


  • Aula 4 - 26/09/2023

    Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.

    Dupla 2:

    1.                  Lei 9394/96 e Lei 12796/2013 – Artigos 58, 59 e 60 (LDB nas duas versões)

    2.                  Política Nacional de Educação Especial - 1994 

     

    Dupla 3:

    1. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – 2008 

    2. Plano Nacional de Educação – Meta 4


  • Aula 5 - 03/10/2023

    Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.


    Dupla 4:

    1.                  Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.Dupla5:

    2.                  Resolução 4/2009 – Diretrizes Operacionais para o atendimento especializado na Educação Básica, modalidade educação especial


  • Aula 6 - 10/10/2023

    Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: pressupostos teóricos e políticos

    KASSAR, M. C. M. A formação de professores para a Educação Inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, 2014.

    PEDROSO, C. C. A. Os cursos de pedagogia do Estado de São Paulo e a formação do professor na perspectiva da educação inclusiva: o que indicam as matrizes curriculares. In: POKER, R. B.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. (orgs.) Educação Inclusiva: em foco a formação de professores. Marília: Cultura Acadêmica, 2016.


  • Aula 7 - 24/10/2023

    Currículo, educação inclusiva e formas de organização do ensino na educação básica

     

    VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014.

    Currículo, educação inclusiva e formas de organização do ensino na educação básica

     CORTÉS DÍAZ, M.; FERREIRA VILLA, C.; ARIAS GAGO, A. R Fundamentos del Diseño Universal para el Aprendizaje Desde la Perspectiva Internacional CORTÉS DÍAZ, M.; FERREIRA VILLA, C.; ARIAS GAGO, A. R Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0065, p.269-284, Jan.-Dez., 2021

     ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G.; Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, volume 22, número 2, abril - junho 2018


  • Aula 8 - 31/10/2023

    Práticas de Ensino Universalistas

  • Aula 9 - 07/11/2023

    A inclusão de alunos público alvo da Educação Especial no Ensino Superior. 

    CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 57-01-33, 2018.

    CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V. ; MENDES, E. G.. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso? Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 8, p. 111-126, 2018.

    CABRAL, L. S. A.. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, p. 371, 2017.

    LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v. 24, n. esp. 2, 2020.

    CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, v. 33, p. 55-70, 2017.

    OLIVATI, A.G.; LEITE, L.P Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.729-746, Out.-Dez., 2019


  • Aula 10 - 14/11/2023

    Indicadores educacionais brasileiros da escolarização de alunos público alvo da Educação Especial: análise das alterações quantitativas e avaliação das políticas educacionais.

    Pesquisa em Educação Especial e os avanços no campo das políticas públicas, da formação de professores, do ensino e das práticas pedagógicas.

    CASAGRANDE, R.C.; MAINARDES, J. O campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0132, p.119-138, Jan.-Dez., 2021. 

    BUENO, J.G.S.; SOUZA, S.B.A constituição do campo da educação especial expressa na Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE (1992-2017). Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.33-50, 2018.