Aperçu des sections
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Apresentação dos estudantes e do Programa da Disciplina.
Orientações sobre as atividades.
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O conceito de educação inclusiva e seus determinantes históricos, filosóficos, políticos, culturais e econômicos
MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, vol. 22, núm. 57, mayo-agosto, 2010
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação Especial. Marília, v.11, n.33, set/dez. 2006.
JANNUZZI, G. Algumas concepções de educação do deficiente. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, p. 9-25, maio 2004.
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Leitura básica para todos:
Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.
1. Texto GARCIA, R. M. C. Educação Especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações, Piracicaba, v. 23, nº 3, p. 7-26, 2016.
Apresentação Professora Cristina:
1. Convenção Interamericana para eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas com deficiência. Brasília: UNESCO, 2001.
2. Declaração Mundial sobre educação para todos – 1990
Apresentação pela Dupla 1 (Astrid e ....):
1. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB n. 2/2001, de 11 set. 2001. Institui diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: Presidência da República, Casa Civil, 2001
2. Constituição Federal (no que se refere às pessoas com deficiência)
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Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.
Dupla 2:
1. Lei 9394/96 e Lei 12796/2013 – Artigos 58, 59 e 60 (LDB nas duas versões)
2. Política Nacional de Educação Especial - 1994
Dupla 3:
1. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva – 2008
2. Plano Nacional de Educação – Meta 4
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Políticas educacionais na perspectiva da educação inclusiva: tensões no campo da formação de professores, análise do panorama nacional e internacional e o direito à educação dos alunos público alvo da educação especial: construção histórica e política.
Dupla 4:1. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2015.Dupla5:
2. Resolução 4/2009 – Diretrizes Operacionais para o atendimento especializado na Educação Básica, modalidade educação especial
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Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: pressupostos teóricos e políticos
KASSAR, M. C. M. A formação de professores para a Educação Inclusiva e os possíveis impactos na escolarização de alunos com deficiências. Cadernos CEDES, Campinas, v. 34, n. 93, p. 207-224, 2014.
PEDROSO, C. C. A. Os cursos de pedagogia do Estado de São Paulo e a formação do professor na perspectiva da educação inclusiva: o que indicam as matrizes curriculares. In: POKER, R. B.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. (orgs.) Educação Inclusiva: em foco a formação de professores. Marília: Cultura Acadêmica, 2016.
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Currículo, educação inclusiva e formas de organização do ensino na educação básica
Currículo, educação inclusiva e formas de organização do ensino na educação básica
CORTÉS DÍAZ, M.; FERREIRA VILLA, C.; ARIAS GAGO, A. R Fundamentos del Diseño Universal para el Aprendizaje Desde la Perspectiva Internacional CORTÉS DÍAZ, M.; FERREIRA VILLA, C.; ARIAS GAGO, A. R Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0065, p.269-284, Jan.-Dez., 2021
ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G.; Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, volume 22, número 2, abril - junho 2018
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Práticas de Ensino Universalistas
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A inclusão de alunos público alvo da Educação Especial no Ensino Superior.
CABRAL, L. S. A. Políticas de ações afirmativas, pessoas com deficiência e o reconhecimento das identidades e diferenças no ensino superior brasileiro. Archivos Analíticos de Políticas Educativas/Education Policy Analysis Archives, v. 26, p. 57-01-33, 2018.
CABRAL, L. S. A.; SANTOS, V. ; MENDES, E. G.. Educação Especial na Educação Superior: podemos falar em democratização do acesso? Revista Educação e Fronteiras On-Line, v. 8, p. 111-126, 2018.
CABRAL, L. S. A.. Inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior brasileiro: histórico, políticas e práticas. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 22, p. 371, 2017.
LIMA, André Henrique de; CABRAL, Leonardo Santos Amâncio. Gestão democrática na educação superior para a diferenciação e acessibilidade curricular. Revista on line de Política e Gestão Educacional. v. 24, n. esp. 2, 2020.
CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, v. 33, p. 55-70, 2017.
OLIVATI, A.G.; LEITE, L.P Experiências Acadêmicas de Estudantes Universitários com Transtornos do Espectro Autista: uma Análise Interpretativa dos Relatos. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.25, n.4, p.729-746, Out.-Dez., 2019
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Indicadores educacionais brasileiros da escolarização de alunos público alvo da Educação Especial: análise das alterações quantitativas e avaliação das políticas educacionais.
Pesquisa em Educação Especial e os avanços no campo das políticas públicas, da formação de professores, do ensino e das práticas pedagógicas.
CASAGRANDE, R.C.; MAINARDES, J. O campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Rev. Bras. Ed. Esp., Bauru, v.27, e0132, p.119-138, Jan.-Dez., 2021.
BUENO, J.G.S.; SOUZA, S.B.A constituição do campo da educação especial expressa na Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE (1992-2017). Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, p.33-50, 2018.