Programação
-
Apresentação do Programa da Disciplina e do Programa de Estágio.
-
Mesa redonda com coordenadores: implementação da reforma do ensino médio, BNCC e retorno ao ensino presencial.
-
Apresentação do estágio. -
Apresentação do estágio.
-
-
Análise do Projeto Político Pedagógico (PPP)
O PPP será solicitado pelos alunos na escola estagiada, à coordenação pedagógica ou direção. Este documento pode ser solicitado por email e analisado pela dupla fora das dependências da escola.
A atividade consiste na análise deste PPP pela dupla com base no roteiro e textos indicados pela disciplina. A análise do PPP deverá considerar, principalmente, o que está descrito no documento sobre as seguintes questões: a) Dinâmica de elaboração e avaliação do PPP; b) Currículo de referência (com destaque para as áreas de conhecimento priorizadas); c) Ações previstas de formação continuada dos professores; d) Indicadores de ações integradoras (integração de áreas de conhecimento) e e) Avaliação (relação entre avaliação externa e o currículo, relação entre avaliação externa e avaliação da aprendizagem), e outras questões que a dupla identificar como interessantes.
O roteiro disponibilizado não define um percurso rígido de análise, é apenas um norteador, outras questões podem ser acrescentadas considerando as percepções da dupla. A análise do PPP irá compor o relatório.
*ROTEIRO. Projeto Político Pedagógico
-
-
-
Entrevista com coordenador pedagógico e análise com foco nas seguintes questões: currículo; organização do ensino; condições e estratégias de acompanhamento dos estudantes; formação continuada dos professores; planejamento e retorno das aulas presenciais.
· Roteiro para realização da entrevista e os textos.
-
Entrevista com professor (de Biologia/ Artes) e análise para investigar sobre: a organização do ensino e das práticas pedagógicas no contexto da pandemia, condições de trabalho, material didático e recursos pedagógicos, desenvolvimento dos conteúdos teóricos e práticos, estratégias para avaliação do ensino e aprendizagem, estratégias para recuperação paralela, planejamento para o retorno das aulas presenciais (experiências interessantes, dificuldades etc...) e para reparação das perdas acumuladas, dentre outros aspectos.
· Roteiro para realização da entrevista e os textos.
-
Observação de aulas de Biologia/Artes
-
-
Elaboração de Projeto de Unidade Didática seguindo referencial teórico da disciplina e as orientações nas supervisões do estágio.
· Atividade supervisionada.
· O projeto deverá seguir as orientações do texto de Saviani (programa da disciplina)
Atividade de docência
· Ministrar aulas na escola-campo partindo do planejamento realizado no Projeto de Unidade Didática