Trabalho Final - Projeto de Pesquisa - TURMA DE SEXTA-FEIRA
Prezados alunos e alunas,
Chegou a hora de colocarem os conhecimentos que adquiriram durante as aulas em prática! Para isto, vocês precisarão desenvolver a tarefa a seguir, que contará como trabalho final para a nossa parte da disciplina.
Conforme vimos, especialmente nas últimas aulas, o primeiro passo formal para um trabalho acadêmico é a apresentação de um projeto de pesquisa. É isto que vocês terão de fazer! Atentem-se às instruções abaixo:
O trabalho que vocês irão hipoteticamente desenvolver e nos apresentar por meio deste projeto de pesquisa pode se dar em qualquer área do direito de sua preferência. Mas lembrem-se: não basta um tema, é preciso ter clara a questão que vai guiar a sua pesquisa.
Assim, vocês precisarão entregar um projeto de pesquisa com no máximo 3 páginas/laudas, descontada a bibliografia - isto é, a “bibliografia não conta” (portanto, sejam claros e concisos e procurem evitar o “parnasianismo jurídico”!) e que deverá ter, obrigatoriamente as seguintes partes:
I) Tema e problema. Aqui vocês deverão esclarecer a) a questão ou problema que vocês pretendem enfrentar, bem como suas hipóteses; b) o campo em que suas questões se inserem; c) o tratamento que pretendem dar às questões (de lege lata ou de lege ferenda); e (d) se for o caso, os pressupostos teóricos adotados.
II) Sumário preliminar. O sumário deve deixar claro o percurso da exposição. Quanto mais detalhado o sumário, melhor (ainda que, na prática, esse sumário viesse a ser simplificado no curso da pesquisa)
III) Bibliografia preliminar. A bibliografia deverá dar conta do que já vocês já leram e do que pretendem ler para realizar o trabalho. Lembrem-se que para um trabalho de direito, as fontes normativas (leis, decretos, portarias) não são parte da bibliografia, devendo somente ser citados diretamente no corpo do texto (e.g. Lei 6.404/76). É essencial que a bibliografia siga algum método de citação consagrado, tendo os elementos essenciais abordados em aula e a ordem em que eles aparecem.
Nesta altura, não exigiremos “cronograma” e “orçamento”, que, porém, podem ser partes constitutivas de um futuro projeto de pesquisa que fizerem, conforme o caso.
Os requisitos formais serão os seguintes:
Tamanho da Folha: A4
Margens:
superior e esquerda: 3 centímetros
inferior e direita: 2 centímetros
Fonte: Tipo: Times New Roman / Tamanho: 12
Alinhamento: justificado
Espaçamento: 1,5 entre linhas ( excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé e referências que devem ser digitadas em tamanho 10 e espaço simples entre linhas).
Por fim, atentem-se às seguintes normas gerais:
Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira)
- Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados).
- Trabalhos plagiados receberão nota 0.
- Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: projetodepesquisa_nomeesobrenome (exemplo: projetodepesquisa_orlandogomes)
PRAZO: impreterivelmente, os trabalhos deverão ser entregues, via Moodle, até às 23h 55 min do dia 20 de outubro de 2017.