Agenda do Curso

  • Aula 1 - 03/08

    Apresentação da matéria e o que é o Direito?



  • Aula 2 - 10/08

    Atos e Fatos Jurídicos e Norma e Ordenamento Jurídico

    Literatura Recomendada: 

    - REALE, Miguel Dos Fatos e Atos Jurídicos em Lições Preliminares de Direito São Paulo: Saraiva, 1983, p. 197-208;

    - BOBBIO, Norberto: 

    - O Direito como regra de conduta em Teoria Geral do Direito São Paulo: Martins Fontes, 2010 {1993] ps 15-36;

    Da norma jurídica ao ordenamento jurídico em Teoria Geral do Direito São Paulo: Martins Fontes, 2010 {1993] ps 185-200 e;

    A unidade do ordenamento jurídico em Teoria Geral do Direito São Paulo: Martins Fontes, 2010 {1993] ps 201-230.


  • Aula 3 - 17/08

    Pessoa física, Pessoa Jurídica e Sujeito de Direito


  • Aula 4 - 24/08

    Pessoa física e reconhecimento

    Bibliografia: 

    FRASER, N. “Reconhecimento sem ética?”. Lua Nova, 70, 2007.

    SILVA, L. B. A Luta por Reconhecimento no Estado Democrático de Direito: perspectivas da filosofia de Habermas para efetividade da Democracia e dos direitos humanos

    Prezadxs, façam a leitura de ao menos um dos textos e preparem um comentário curto sobre uma questão tratada no texto que acharam mais interessante. 

  • Verificação de aprendizagem (VA) - 31/08

    Verificação de aprendizagem (VA)


  • Devolução VA e Entrega P1 - 14/09

    Devolução VA e Entrega P1

  • Aula 5 - 21/09

    Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) 

    Literatura Recomendada:

    LAFER, Celso. “Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948)” in História da Paz. MAGNOLI, Demétrio (org.). São Paulo: Contexto, 2008. ps. 297-331.



  • 28/9 - AULA ESPECIAL - Perspectivas em Gênero e Sexualidade

    Queridxs, essa semana teremos uma aula especial sobre Perspectivas em Gênero e Sexualidade.  Uhuuul!

    ps: Trata-se, portanto, de uma excelente oportunidade praquelxs que não se interessam pelo assunto ou que não desejam se abrir ao debate sobre as atuais PerspectivaS (no plural ululante) em Gênero e Sexualidade, utilizarem melhor seu tempo. 

    Àquelxs que desejarem participar da discussão, peço que leiam as orientações abaixo e se comprometam a ao menos fazer a leitura obrigatória (são apenas 10 páginas, em português) e refletir sobre as questões orientadoras, bem como, é claro, contribuir para a criação de um espaço de discussão acolhedor.  

    ps2: Talvez eu chegue um pouco atrasada (9h40), mas haverá aula!!!!! 

    Coloquei leituras complementares muito interessantes para aquelxs que se interessarem em aprofundar o estudo. 

    Aquelxs que porventura já leram o texto então indicado para essa semana, não se preocupem, a leitura não foi perdida, pois o prof. Guilherme dará sequência às aulas normalmente nas próximas semanas.

    Aqui vão as orientações para a nossa aula: 

    Leituras:

    Obrigatória:

    - Extrato Bodies that matter, J. Butler (10 páginas apenas)

    - Biscoito Sexual

    - Notícias Jornal

    - Tirinha laerte

    Complementares: 

    - Desdiagnosticando o gênero, J. Butler

    - Regulações de Gênero, J. Butler

    - Sobre a relação entre racismo e sexismo, I. Kerner

    Apontamentos Prévios

    - A aula não pretende esgotar o assunto, apenas apresentar uma perspectiva de estudos em gênero e sexualidade e permitir uma reflexão a partir dela.

    - Não se pretende com a aula ensinar nenhuma perspectiva verdadeira a ser necessariamente adotada, apenas apresentar um conjunto de ferramentas teóricas úteis para se trabalhar questões de gênero e sexualidade.

    - A minha função será tão somente a de mediar a construção coletiva do conhecimento em sala, e não de lecionar sobre o assunto. Assim, a participação de todxs é fundamental para que a aula aconteça, daí porque a opção por enviar as questões mobilizadoras de reflexão (abaixo).

    - Espera-se que as questões mobilizadoras nos ajudem a encontrar os conceitos chave tratados no texto e que estes possam ser discutidos em sala. A ideia é que xs estudantes voluntariamente se proponham a apresentar para a classe, em poucas palavras, os conceitos que conseguiram apreender da leitura e as reflexões que tais conceitos evocaram.

    - No fim da aula será solicitado que vocês elaborem um pequeno comentário crítico (1 a 2 páginas), a ser entregue até 04/10, via moodle ou por e-mail (maria.luiza.carvalho@usp.br), sobre o ponto da discussão em sala que lhes pareceu mais profícuo, bem como uma pequena avaliação contendo um aspecto aspecto positivo e um negativo da estruturação da aula.

     Questões mobilizadoras de reflexão a partir das leituras:

    - O que é orientação sexual? 

    - O que é identidade de gênero? E expressão de gênero? Tais conceitos se confundem? 

    - O que é congruência, num modelo heteronormativo, entre sexo-gênero-orientação sexual?

    - Quais as consequências de se problematizar a existência de uma categoria ontológica como a de “sexo biológico”? 

    - Como, para Butler, a materialidade do corpo se relaciona com a noção de performatividade (produção de efeitos materiais através de práticas reiteradas) através da categoria sexo, categoria normativa entendida como ideal regulatório (Foucault)? O que ocorre com o discurso quando a materialização se completa?

    - O que significa a assunção de um sexo como possibilidade de entrada para o campo da inteligibilidade cultural? A inscrição do sujeito no campo da inteligibilidade humana elide a possibilidade de agência humana?

    - O que é a noção de exterior constitutivo? As fronteiras são pacíficas? 

    - Como poderia se dar uma política de resistência através de práticas que enfatizem a desidentificação com as normas regulatórias pelas quais a diferença sexual é materializada?

    - Com base na sessão “Da construção à materialização”, qual o percurso da autora para explicar que o gênero absorve e desloca o sexo? Você concorda que um sexo pré-discursivo é uma ficção e que o gênero produz sua falsidade?




  • Aula 6 - 5/10

    Constituição da República Federativa do Brasil 1988

    TEMER, Michel Elementos de Direito Constitucional São Paulo: Malheiros Editores (23° edição) 2010 ps. 17-43.


  • Aula 7 - 19/10

    Argumentação e Retórica

    Literatura Recomendada

    - REBOUL, Olivier Introdução à Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2004, p. XIII – XXII e p. 47 – 49 (“Os três tipos de argumento: ethos, patos e logos”)

    Literatura Complementar

    - MEYER, Michel “O que é a Retórica?” e “A unidade da Retórica e seus componentes: éthos, pathos, logosin A Retórica. São Paulo: Ática, 2007, Caps. 1 e 2, p. 19-49. (PASTA)


  • 26/10 - Apresentação de Seminários

     Apresentação de Seminários

  • 09/11 - Oficina de Produção

    Oficina de Produção

  • 16/11 - Apresentação de Seminários - Parte III

     Apresentação de Seminários - Parte III

  • 23/11 - Apresentação de Seminários - Parte IV

     Apresentação de Seminários - Parte IV

  • 30/11- Entrega produto final

     Entrega produto final

  • 07/12 - Comentários produto final

    Comentários produto final