Programação

  • Tópico 1

  • Tópico 2

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Entrega de fichamento 01

    • Espaço para a entrega do fichamento do texto El juego de los juristas, de Christian Curtis.


      - A ficha deve ser feita identificando adequadamente o texto (como ensinado em sala de aula) e deve limitar-se a três paginas, com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12.

      - A ficha deve ser estrutural. Não se trata de um resumo, nem de uma paráfrase do texto, de acordo com as instruções do texto do prof. Ronaldo Porto Macedo Junior. 

      - A ficha deve dar conta de todos os pontos do texto. 


      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Os fichamentos devem ser feitos em forma de tópicos, conforme o texto "O Método de Leitura Estrutural" do prof. Ronaldo Porto Macedo Jr.

      5 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: fichamentoXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)





    • Espaço para a entrega do fichamento do texto El juego de los juristas, de Christian Curtis.


      - A ficha deve ser feita identificando adequadamente o texto (como ensinado em sala de aula) e deve limitar-se a três paginas, com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12.

      - A ficha deve ser estrutural. Não se trata de um resumo, nem de uma paráfrase do texto, de acordo com as instruções do texto do prof. Ronaldo Porto Macedo Junior. 

      - A ficha deve dar conta de todos os pontos do texto. 


      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Os fichamentos devem ser feitos em forma de tópicos, conforme o texto "O Método de Leitura Estrutural" do prof. Ronaldo Porto Macedo Jr.

      5 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: fichamentoXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)





  • Tópico 6

    • Conforme falado em aula, disponibilizamos espaço para a entrega do fichamento do texto "Régua e Compasso", de José Reinaldo de Lima Lopes.


      - A ficha deve ser feita identificando adequadamente o texto (como ensinado em sala de aula) e deve limitar-se a três paginas, com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12.

      - A ficha deve ser estrutural. Não se trata de um resumo, nem de uma paráfrase do texto, de acordo com as instruções do texto do prof. Ronaldo Porto Macedo Junior. 

      - A ficha deve dar conta de todos os pontos do texto. 


      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Os fichamentos devem ser feitos em forma de tópicos, conforme o texto "O Método de Leitura Estrutural" do prof. Ronaldo Porto Macedo Jr.

      5 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: fichamentoXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)


    • Conforme falado em aula, disponibilizamos espaço para a entrega do fichamento do texto "Régua e Compasso", de José Reinaldo de Lima Lopes.


      - A ficha deve ser feita identificando adequadamente o texto (como ensinado em sala de aula) e deve limitar-se a três paginas, com espaçamento simples, fonte Times New Roman 12.

      - A ficha deve ser estrutural. Não se trata de um resumo, nem de uma paráfrase do texto, de acordo com as instruções do texto do prof. Ronaldo Porto Macedo Junior. 

      - A ficha deve dar conta de todos os pontos do texto. 


      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Os fichamentos devem ser feitos em forma de tópicos, conforme o texto "O Método de Leitura Estrutural" do prof. Ronaldo Porto Macedo Jr.

      5 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: fichamentoXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)


  • Tópico 7

    • Caras alunas e caros alunos:


      Vocês deverão depositar aqui a atividade do próximo encontro de metodologia, que ocorrerá dia 14 de setembro.


      Desta vez o texto-base será a tradução parcial, elaborada pelo prof. José Reinaldo, do texto Michael Oakeshott, “O ensino de política na universidade”.


      Em um mesmo arquivo, vocês deverão apresentar (i) uma síntese do texto, em um parágrafo apenas, e (ii) uma paráfrase de um de seus parágrafos. Por favor, reproduzam no arquivo o parágrafo que vocês parafrasearem.


      A síntese e a paráfrase, cada uma delas em um parágrafo, devem ser apresentadas com espaçamento simples e fonte Times New Roman 12.


      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: atividadeXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)


    • Caras alunas e caros alunos:

       

      Vocês deverão depositar aqui a atividade do próximo encontro de metodologia, que ocorrerá dia 15 de setembro.

       

      Desta vez o texto-base será a tradução parcial, elaborada pelo prof. José Reinaldo, do texto Michael Oakeshott, “O ensino de política na universidade”.

       

      Em um mesmo arquivo, vocês deverão apresentar (i) uma síntese do texto, em um parágrafo apenas, e (ii) uma paráfrase de um de seus parágrafos. Por favor, reproduzam no arquivo o parágrafo que vocês parafrasearem.

       

      A síntese e a paráfrase, cada uma delas em um parágrafo, devem ser apresentadas com espaçamento simples e fonte Times New Roman 12.

       

      ATENÇÃO: 

      1- Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira).

      2 - Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados). 

      3 - Trabalhos plagiados receberão nota 0.

      4 - Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: atividadeXX_nomeesobrenome (exemplo: fichamento01_orlandogomes)

       


  • Tópico 8

    • Prezados alunos e alunas,


      Chegou a hora de colocarem os conhecimentos que adquiriram durante as aulas em prática! Para isto, vocês precisarão desenvolver a tarefa a seguir, que contará como trabalho final para a nossa parte da disciplina.


      Conforme vimos, especialmente nas últimas aulas, o primeiro passo formal para um trabalho acadêmico é a apresentação de um projeto de pesquisa. É isto que vocês terão de fazer! Atentem-se às instruções abaixo:


      O trabalho que vocês irão hipoteticamente desenvolver e nos apresentar por meio deste projeto de pesquisa pode se dar em qualquer área do direito de sua preferência. Mas lembrem-se: não basta um tema, é preciso ter clara a questão que vai guiar a sua pesquisa.


      Assim, vocês precisarão entregar um projeto de pesquisa com no máximo 3 páginas/laudas, descontada a bibliografia - isto é, a “bibliografia não conta” (portanto, sejam claros e concisos e procurem evitar o “parnasianismo jurídico”!) e que deverá ter, obrigatoriamente as seguintes partes:


      I) Tema e problema. Aqui vocês deverão esclarecer a) a questão ou problema que vocês pretendem enfrentar, bem como suas hipóteses; b) o campo em que suas questões se inserem; c) o tratamento que pretendem dar às questões (de lege lata ou de lege ferenda); e (d) se for o caso, os pressupostos teóricos adotados.


      II) Sumário preliminar. O sumário deve deixar claro o percurso da exposição. Quanto mais detalhado o sumário, melhor (ainda que, na prática, esse sumário viesse a ser simplificado no curso da pesquisa)


      III) Bibliografia preliminar. A bibliografia deverá dar conta do que já vocês já leram e do que pretendem ler para realizar o trabalho. Lembrem-se que para um trabalho de direito, as fontes normativas (leis, decretos, portarias) não são parte da bibliografia, devendo somente ser citados diretamente no corpo do texto (e.g. Lei 6.404/76). É essencial que a bibliografia siga algum método de citação consagrado, tendo os elementos essenciais abordados em aula e a ordem em que eles aparecem.


      Nesta altura, não exigiremos “cronograma” e “orçamento”, que, porém, podem ser partes constitutivas de um futuro projeto de pesquisa que fizerem, conforme o caso.


      Os requisitos formais serão os seguintes:


      • Tamanho da Folha: A4

      • Margens:

        • superior e esquerda: 3 centímetros

        • inferior e direita: 2 centímetros

      • Fonte:  Tipo: Times New Roman / Tamanho: 12

      • Alinhamento: justificado

      • Espaçamento: 1,5 entre linhas ( excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé e referências que devem ser digitadas em tamanho 10 e espaço simples entre linhas).


      Por fim, atentem-se às seguintes normas gerais:


      • Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira)

      • Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados).
      • Trabalhos plagiados receberão nota 0.
      • Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: projetodepesquisa_nomeesobrenome (exemplo: projetodepesquisa_orlandogomes)

      PRAZO: impreterivelmente, os trabalhos deverão ser entregues, via Moodle, até às 23h 55 min do dia 20 de outubro de 2017.

    • Prezados alunos e alunas,


      Chegou a hora de colocarem os conhecimentos que adquiriram durante as aulas em prática! Para isto, vocês precisarão desenvolver a tarefa a seguir, que contará como trabalho final para a nossa parte da disciplina.


      Conforme vimos, especialmente nas últimas aulas, o primeiro passo formal para um trabalho acadêmico é a apresentação de um projeto de pesquisa. É isto que vocês terão de fazer! Atentem-se às instruções abaixo:


      O trabalho que vocês irão hipoteticamente desenvolver e nos apresentar por meio deste projeto de pesquisa pode se dar em qualquer área do direito de sua preferência. Mas lembrem-se: não basta um tema, é preciso ter clara a questão que vai guiar a sua pesquisa.


      Assim, vocês precisarão entregar um projeto de pesquisa com no máximo 3 páginas/laudas, descontada a bibliografia - isto é, a “bibliografia não conta” (portanto, sejam claros e concisos e procurem evitar o “parnasianismo jurídico”!) e que deverá ter, obrigatoriamente as seguintes partes:


      I) Tema e problema. Aqui vocês deverão esclarecer a) a questão ou problema que vocês pretendem enfrentar, bem como suas hipóteses; b) o campo em que suas questões se inserem; c) o tratamento que pretendem dar às questões (de lege lata ou de lege ferenda); e (d) se for o caso, os pressupostos teóricos adotados.


      II) Sumário preliminar. O sumário deve deixar claro o percurso da exposição. Quanto mais detalhado o sumário, melhor (ainda que, na prática, esse sumário viesse a ser simplificado no curso da pesquisa)


      III) Bibliografia preliminar. A bibliografia deverá dar conta do que já vocês já leram e do que pretendem ler para realizar o trabalho. Lembrem-se que para um trabalho de direito, as fontes normativas (leis, decretos, portarias) não são parte da bibliografia, devendo somente ser citados diretamente no corpo do texto (e.g. Lei 6.404/76). É essencial que a bibliografia siga algum método de citação consagrado, tendo os elementos essenciais abordados em aula e a ordem em que eles aparecem.


      Nesta altura, não exigiremos “cronograma” e “orçamento”, que, porém, podem ser partes constitutivas de um futuro projeto de pesquisa que fizerem, conforme o caso.


      Os requisitos formais serão os seguintes:


      • Tamanho da Folha: A4

      • Margens:

        • superior e esquerda: 3 centímetros

        • inferior e direita: 2 centímetros

      • Fonte:  Tipo: Times New Roman / Tamanho: 12

      • Alinhamento: justificado

      • Espaçamento: 1,5 entre linhas ( excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé e referências que devem ser digitadas em tamanho 10 e espaço simples entre linhas).


      Por fim, atentem-se às seguintes normas gerais:


      • Entregue o fichamento SOMENTE de acordo com sua turma (quinta-feira ou sexta-feira)

      • Entregue o fichamento no formato ".doc" ou ".docx" (arquivos fora destes formatos serão desconsiderados).
      • Trabalhos plagiados receberão nota 0.
      • Nomeie o seu arquivo de acordo com este modelo: projetodepesquisa_nomeesobrenome (exemplo: projetodepesquisa_orlandogomes)

      PRAZO: impreterivelmente, os trabalhos deverão ser entregues, via Moodle, até às 23h 55 min do dia 20 de outubro de 2017.

  • Tópico 9

  • Tópico 10