Skip to main content
Side panel
Disciplinas »
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
AACCs/FFLCH
Pró-Reitoria de Pós-Graduação
Outros
Suporte »
Acesso
Perfis
Ouvintes
Docentes
Criação de Disciplinas da USP
Documentação
HelpDesk e Contato
Guia de uso
Sobre
English (en)
Deutsch (de)
English (en)
Español - Internacional (es)
Français (fr)
Italiano (it)
Português - Brasil (pt_br)
Search
Close
Search
Toggle search input
Acessar
EDM0417 - Metodologia do Ensino de História I (2022)
Home
Courses
2022
FE
EDM
EDM0417-123-2022
Topic outline
General
Collapse all
Expand all
Fichas para estágio e Roteiro de plano de aulas
Forum
Ficha de estágio - Professor/a
File
Ficha de estágio - currículo
File
Ficha de estágio - Alune
File
Roteiro - Plano de Aulas / Sequência didática
File
Proposta de roteiro de entrevista
File
1ª . Aula (21/03): Que ensino de História tivemos? Que ensino de História temos? E qual pretendemos?
PPT - Aula 1
File
2ª Aula (28/03): História oral: por que entrevistar um/a professor/a de História?
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016. (Capítulos 1 e 2 – “História oral: uma relação dialógica” e “Para além da entrevista: uma autoetnografia da minha prática”)
File
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. (Parte IV - Características da história oral) - pp. 107-147.
File
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. (Unidade III - A prática em história oral) - pp. 43-63.
File
3ª Aula (04/04): Planos de Ensino / Sequências didáticas.
BARCA, Isabel. Aula Oficina: do Projeto à Avaliação: In. Para uma educação de qualidade. Atas da Quarta Jornada de Educação Histórica. Braga, Centro de Investigação em Educação (CIED), Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, 2004.
File
Comentários - Aula 3
Forum
4ª Aula (18/04): A História como disciplinar escolar no Brasil.
BITTENCOURT, Circe. Reflexões sobre o ensino de História. In: Estudos Avançados, n. 93, 2018.
File
5ª. Aula (25/04): Planejamento, seleção e organização de conteúdos de História no currículo.
MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e Educação para o patrimônio. Educação em Revista. Belo Horizonte. FaE/UFMG, n. 47, jun. 2008.
File
Michael Young e o campo do currículo no “conhecimento dos poderosos” à defesa do “conhecimento poderoso”. Educação e Pesquisa. São Paulo: FEUSP, v. 40, n. 04, Out/Dez. 2014.
File
Comentários - Aula 5
Forum
6ª. Aula (02/05): Conceitos históricos na sala de aula
ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar em Revista. Curitiba (PR): Ed. UFPR, Número Especial, p. 151-170, 2006.
File
BNCC - Conteúdos
File
Atividade - fontes históricas - currículo BNCC
Forum
7ª. Aula (09/05): Relações entre o saber histórico científico, o saber histórico escolar e campo político.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Saber escolar e conhecimento histórico. História & Ensino, Londrina, v. 11, p. 35-50, 2005.
File
Comentários - Aula 7
Forum
8ª. Aula (16/05): Ensino e aprendizagem na disciplina de História.
RÜSEN, Jörn. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
File
9ª. Aula (23/05): Por que ensinar História?
Filme "Narradores de Javé"
URL
10ª. Aula (30/05): Relações entre a teoria da História e a formação histórica
SEVCENKO, Nicolau. A cidade metástasis e o urbanismo inflacionário: incursões na entropia paulista. Revista USP. São Paulo: Coordenadoria de Comunicação Social: USP, 63, set/nov. de 2004 (dossiê 450 anos de São Paulo)
File
Comentários - Aula 10
Forum
11ª. Aula (06/06): Atuação do professor de História.
12ª. Aula (20/06): Relações entre História e Gênero
OLIVEIRA, Suzana Rodrigues. Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). In: Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 27(3), 2019.
File
LINS, Beatriz Accioly. MACHADO, Bernardo Fonseca. ESCOURA, Michele. Diferentes, não desiguais: a questão de gênero na escola. São Paulo: Editora Reviravolta, 2016. (Introdução, Capítulo 1 e Como ajudar? Algumas sugestões).
File
13ª. Aula (27/06): História do Tempo Presente e Escola sem Partido
FRANCO, Stella Maris Scatena. Do arco-íris à monocromia: o Movimento Escola Sem Partido e as reações aos debates sobre gênero nas escolas.
File
hooks, bell. Humor na sala de aula. In: Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática.
File
14ª. Aula (04/07): Compartilhamento das experiências de estágio.