Kursthemen
-
POLÍTICA LINGUÍSTICA DA UNIÃO EUROPEIA
a) Documentação referente à Abordagem Comunicativa:- Niveau Seuil- Livello Sogliab) Documentação referente à Perspectiva Acional:- Quadro Europeu (em português)- Cadre Européen (em francês)- Quadro Comune (capítulo em italiano) -
-
Neste semestre os estágios estão organizados nas seguintes modalidades: interagir, investigar e repertoriar. A interação contempla o acompanhamento de professores em suas aulas, as entrevistas e o apoio a professores em suas atividades. A investigação, a análise de documentos reguladores da Educação Básica, a análise de plataformas e materiais didáticos impressos e/ou digitais. E o repertório, seleção e breve análise dos documentos selecionados, objetivos e públicos.
-
-
Tema da semana: concepções de língua, ensino e aprendizagem. Todas e todos foram convidados a indicar num Jamboard suas respectivas definições sobre os três conceitos. Posteriormente, discutimos os conceitos em sala de aula.
-
Concepções de método, metodologia e abordagem.
Nesta semana, discutimos as diferenças nas concepções acima. Método, conjunto de procedimentos. Metodologia, termo adotado por alguns pesquisadores ao se referir aos métodos de ensino de LEs. A título de exemplo, Puren prefere o termo metodologia por considerar que define melhor os procedimentos adotados em determinado período. Para este pesquisador, a metodologia audiovisual abrange os métodos repetitivo e imitativo. Além disso, elaboramos, conjuntamente, o questionário para entrevistas com gestores, professores e alunos das instituições de ensino com as quais os estudantes mantém ou mantiveram contato durantes os respectivos estágios de observação. O roteiro encontra-se disponível no item Orientações dos estágios.
-
SEMANAS 5, 6, 7 e 8 - HISTÓRICO DAS METODOLOGIAS
Nas salas de aula de LEs, podem ser observados objetivos e estratégias das mais diferentes orientações teóricas, o que nem sempre apresenta-se favorável ao aprendizado. Tais situações expressam a influência das diferentes metodologias de ensino de idiomas e que, por terem sido consolidadas, muitas ao longo de séculos, são consideradas como cânones da didática de línguas estrangeiras. Com o intuito de compreender as origens dessas diferentes posturas educacionais, faremos uma breve "viagem no tempo" com intuito de conhecer essa história dos "métodos", do Gramática-Tradução aos Audiovisuais.. Vamos conhecer também aspectos teóricos da Abordagem Comunicativa que propõe novos olhares sobre o aprendizado de idiomas . Para tanto, vamos nos servir de textos, slides e vídeos.
-
Histórico referente ao ensino de línguas estrangeiras no Brasil a partir de documentos oficiais e pesquisadores da área.
-
-