Programação

  • 18/05/2022 Aula 1 - Educação Geográfica

    Texto 1a: CASTELLAR, Sonia & VILHENA, Jerusa. Um breve referencial teórico e a educação geográfica. In: Sonia Castellar & Jerusa Vilhena / Ensino de Geografia, 2010, p. 01-22. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4550550/ mod_resource/content/1/texto1A_scastellarjmoares _2010.pdf 

    Texto 1b: CALLAI, Helena Copetti. O estudo do lugar e a pesquisa como princípio da aprendizagem. In: Espaços da Escola, ano 12, n.º 47, jan./mar. 2003, p. 11-14. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.or g.mx/egal9/Ensenanzadelageografia/Investigacion ydesarrolloeducativo/03.pdf 

    Texto 1c: GOMES, Paulo Cesar da Costa. “Versalhes não tem banheiros!” As vocações da Geografia Cultural. Revista Espaço e Cultura, UERJ, RJ, p.175-183, 2008. Disponível em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/articl e/view/6146

  • 25/05/2022 Aula 2 - Cartografia Escolar

    Texto 2a: MARTINELLI, M. O ensino da cartografia temática. In: CASTELLAR, S. M. V. (2006). Educação geográfica: teorias e práticas Cartografia Escolar 2 docentes. São Paulo: Contexto. - Livro Educação e Geografia, teorias e práticas docentes. 

    Texto 2b: ALMEIDA, Rosângela Doin. Cartografia e Infância. In: VI Colóquio de Cartografia para Crianças e II Fórum LatinoAmericano. 2009, p. 01-13. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2798935/ mod_resource/content/1/Cartografia-e-infancia.pdf 

    Videoaula 2a: cartografia e pensamento espacial na educação.  

    Videoaula 2b: Cartografia e pensamento espacial na geografia - Parte II:

  • Aula 3 01/06/2022 - Alfabetização Cartográfica

    Texto 3a: CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Cartografia escolar e o pensamento espacial fortalecendo o conhecimento geográfico. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v.7, n.13, p.207-232, jan./jun., 2017. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/index.php/revist aedugeo/article/download/494/236 

    Texto 3b: MANNING, M, GANSTROM, L. Debaixo da cama (Livro Infantil). 

    Texto 3c: CASTELLAR, S.M.V.; JULIASZ, P.C.S. Educação Geográfica e Pensamento Espacial: Conceitos e Representações. In: ACTA Geográfica, Edição Especial, 2017, p. 160-178. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/4779

  • Aula 4 08/06/2022 - Orientação Espacial

    Texto 4a: SILVA L. G. Jogos e situações problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, S. M. V. (2006). Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Orientação Espacial 3 Contexto. - Livro Educação e Geografia, teorias e práticas docentes. 

    Texto 4b: ALMEIDA, R.D. de. Do desenho ao Mapa: Iniciação Cartográfica na Escola. Localização e Orientação. p 51-57. São Paulo: Contexto, 2019. 

    Texto 4c: CASTELLAR, S.M.V. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: Rosângela Doin de Almeida / Novos rumos da cartografia escolar, 2011, p. 121-137 

    Videoaula 4a: Noção de orientação e ponto de vista.  

    Videoaula 4b: Estações do ano: referencial, movimento e projeção.

  • Aula 5 15/06/2022 - Cidade e Escala

    Texto 5a: LENCIONI, Sandra. Observações sobre o conceito de cidade e urbano. Revista GEOUSP: Espaço e Tempo. São Paulo, n° 24, p. 109 123, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74 098 

    Texto 5b: JACOBS, Jane. Morte e vida de grandes cidades. Capítulo 4. Os usos das calçadas: integrando as crianças. p. 81 a 96. São Paulo, Editora Martins Fontes, 2011.

    Vídeo 5a: Jan Gehl explica o conceito de cidades para pessoas. Disponível em:  

    Videoaula 5b: Cidade e a linguagem cartográfica.  

    Videoaula 5c: Cartografia e pensamento espacial na geografia- Parte III:

  • Aula 6 22/06/2022 - Estudo da Cidade e Relevo

    Texto 6a: ROSS J.L.S. 1999. Relevo Brasileiro: Planaltos, Planícies e depressões. In: Ana Fani a. carlos. org. Novos Caminhos da Geografia. são Paulo, ed.contexto. p.41-63. (col. caminhos da Geografia) 

    Texto 6b: SANTOS, Jader de Oliveira. Relações entre fragilidade ambiental e vulnerabilidade social na susceptibilidade aos riscos. Revista Mercator, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 75 - 90, sep. 2015. ISSN 1984-2201.Disponível em . 

    Videoaula 6a: A importância dos conceitos físicos na cidade.  

    Vídeo 6b: Documentário “Entre Rios” Link:

  • Aula 7 29/06/2022 - Cidade e Território

    Texto 7a: MORENO LACHE, N.; RODRIGUÉZ, A.C. Territorios urbanos, ciudad y educación geográfica. In: PEREIRA GARRIDO, M. (org). El Poder del Territorio: Conocimiento para la transformación de los espacios educativos. Santiago, Ediciones Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2020. Disponível em: http://geopaideia.org/wpcontent/uploads/2020/05/EL-PODER-DELTERRITORIO-.pdf

  • Bibliografia e vídeos complementares

    AB’SABER, Aziz. A originalidade do sítio urbano de São Paulo. In: Aziz Ab’Saber / Geomorfologia do Sítio Urbano de São Paulo, 2007, p. 13-25. 

    CASTELLAR, Sonia & VILHENA, Jerusa. A linguagem e a representação cartográfica. In: Sonia Castellar & Jerusa Vilhena / Ensino de Geografia, 2010, p. 23-42. 

    GREIG, P. Representação dos volumes e organização do espaço. In: P. Greig / A criança e seu desenho o nascimento da arte e da escrita, 2004, p. 93-121. 

    SANTOS, Jader de Oliveira; ROSS, Jurandyr L . S. Fragilidade Ambiental Urbana. Revista da ANPEG, v. 8, ed. 10, p. 124-147, ago./dez. 2012. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6511 

    SANTOS, Milton. Estrutura, Processo, Função e Forma como Categorias do Método Geográfico. In: Milton Santos / Espaço e Método, 1985/2013, p. 67-79. 

    SIMIELLI, Maria Elena. Cartografia no Ensino Fundamental e Médio. In: Ana Fani Alessandri Carlos (org.) / A Geografia na Sala de Aula, 1999, p. 92-108. 

    SOUZA, Vanilton Camilo de CASTELLAR, Sonia. Formação de Professores para ensinar Geografia nos anos iniciais: encaminhamentos didáticos sobre a cidade. 

    VÉLEZ VENEGAS, Claudia Maria. El Estudio Urbano en el Aula y La Conceptualización. In: Revista Educación y Pedagogía, vol. XIV, n.º 34, 2002, p. 167- 177. 

    ZABALA, Antoni. As sequências didáticas e as sequências de conteúdo. In: Antoni Zabala / A prática educativa: como ensinar, 1998, p. 53-87. (Disponível no Stoa). 


    Vídeos complementares: 

    Profa. Dra. Carolina Busch Pereira (6min):  

    Entrevista parte 1: profa. Sonia Castellar e profa. Carolina Busch (19min):  

    Entrevista parte 2. profa. Sonia Castellar e profa. Carolina Busch (20min):

  • Tópico 9

  • Tópico 10