Programação
-
Hoje, 14 de março, teremos nossa primeira aula, e será presencial! Uma alegria, depois de quase 2 anos de aulas remotas!
Nos encontramos às 14h no Laboratório de Matemática (sala 8B) da Faculdade de Educação.
A monitora da disciplina é a Juliana da Silva Oliveira (julianaoliveiraz@usp.br).
Abraço e bom início de semestre!
Profª. Raquel (rmilani@usp.br).
-
Slides apresentados em aula sobre as combinações para a disciplina.
-
Este arquivo foi atualizado em 23 de maio de 2022.
-
-
-
Texto: Cenários para Investigação
Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.
-
Poste, neste fórum, até dia 20/03 às 22h, um parágrafo abordando uma ideia relevante trazida pelo autor Ole Skovsmose, no texto "Cenários para investigação". Ao final do parágrafo, apresente uma pergunta que expresse uma reflexão ou dúvida sobre o que foi tratado no texto.
-
Slides utilizados em aula para apoiar a discussão sobre o texto.
-
Trabalho em grupo.
Data de entrega: 11/04/2022
Critérios avaliativos: clareza na escrita, rigor na língua portuguesa e conceitos matemáticos, atendimento ao que foi solicitado.
-
Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.
Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.
-
Planilha para organização dos grupos do Trabalho 1 de Educação Matemática Crítica
-
-
-
Referência:
RANGEL, A. C. S. Relações entre o desenvolvimento da estrutura numérica e das estruturas lógicas de classificação e seriação. In: RANGEL, A. C. S. Educação Matemática e a Construção do Número pela Criança. Cidade: Editora, 1992. p. 102-132.
-
Atividades investigativas com crianças sobre operações lógicas
-
Atividades com blocos lógicos
-
-
-
Referência
NUNES, Terezinha. Criança pode aprender frações. E gosta! In: GROSSI, E. (Org.) Por que há ainda quem não aprende? A teoria. Petrópolis: Vozes, 2003.
-
Orientações para a construção do frac-soma.
-
-
-
Slides utilizados em aula
-
-
-
Texto: Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações
Referência:
MILANI, Raquel. Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2020, v. 34, n. 68, pp. 1036-1055.
-
Texto: Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental.
Referência:
FAUSTINO, A. C. Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.
-
No arquivo acima, você encontra os objetivos e as perguntas da entrevista.
Para a realização da entrevista, você precisa se preparar com a elaboração de alguns materiais concretos:
- Folhas em branco para a criança poder desenhar e escrever, se preciso;
- Lápis de cor, caneta, lápis grafite;
- 7 retângulos em papel de apenas uma cor sem divisória nenhuma (2 para questão 4, 3 para a questão 7 e 2 para questão 8);
- os desenhos da questão 10;
- o desenho da questão 6 você pode fazer na hora para a criança, incluindo uma fração ainda não dita pela criança.
Quem precisar de uma carta de apresentação para mostrar na escola onde a criança estuda, entre em contato com a Juliana (julianaoliveiraz@usp.br ). Mostre à direção/coordenação/professor(a) a folha com as perguntas que você fará a criança.
Lembre-se de falar para a criança que não há certo/errado. Não há nota. Queremos saber a opinião dele sobre algumas ideias relativas à fração.
Você precisará gravar o áudio da entrevista com seu celular ou notebook, por exemplo.
Qualquer dúvida, escreva para mim ou para a Juliana. Não deixe de fazer a entrevista muito próximo à data de entrega do trabalho. Podem acontecer imprevistos na entrevista.
-
O trabalho escrito em grupo sobre a entrevista a respeito de fração deve conter os seguintes aspectos:
- Informe pseudônimo, idade e ano escolar das crianças em uma tabela.
- Para cada uma das perguntas da entrevista, trazer as repostas das crianças de um modo geral, com exemplos característicos, inserindo figuras ou registros que representam o raciocínio elaborado pelas crianças.
- Reflexão sobre as respostas das crianças, com base nos objetivos da entrevista, discussões dos textos lidos e nas suas experiências com o ensino de frações.
- Reflexão a respeito de comunicação em educação matemática: escreva sobre como se desenvolveu a comunicação com as crianças, dificuldades para compreender o que as crianças diziam e escreviam, o que vocês faziam quando não entendiam a resposta das crianças e quando a criança não respondia/não sabia responder, quais foram as aprendizagens nessa entrevista, o que fariam de diferente numa próxima entrevista para compreender a criança.
Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.
Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.
Entrega dia 20/05/2022
-
Referência:
Capítulo I - Comunicação na sala de aula de Matemática
Capítulo II - Cooperação Investigativa
ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2006
-
-
-
Referência do texto:
ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.
-
RAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias; CARRAHER, Terezinha Nunes. Na Vida Dez na Escola Zero. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
-
-
-
-
Referência
PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.16, n.4, pp. 1147-1168, 2014.
-
Material sobre ensino de Geometria nos anos iniciais.
-
Na próxima quinta-feira, acontecerá o 5° Diálogo "Parceria universidade-escola e o desenvolvimento da docência nos anos iniciais: a geometria em cena", promovido pelo GRUPEMAI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais, com a presença da Prof. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos, autora do texto "O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil", trabalhado nas aulas de Geometria.
O link para acessar é https://linktr.ee/grupemai
-
-
-
-
Referência
FONSECA, M. C. F. R., CARDOSO, C. A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M., LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
-
-
-
Fazer um envio por grupo
Entrega dia 04/07/2022
-
-
Referência:
SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus Editora. 2014.
-
Consulte o cronograma de nossa disciplina e suas anotações referentes a cada aula. Com base no texto lido, liste atividades que desenvolvemos e discussões que realizamos que potencializam e outras que despotencializam os/as alunos/as nas aulas de matemática.
Poste, individualmente, sua lista aqui no moodle até dia 03/07/2022
-
-