Programação

  • Boas-vindas!

    Hoje, 14 de março, teremos nossa primeira aula, e será presencial! Uma alegria, depois de quase 2 anos de aulas remotas!

    Nos encontramos às 14h no Laboratório de Matemática (sala 8B) da Faculdade de Educação.

    A monitora da disciplina é a Juliana da Silva Oliveira (julianaoliveiraz@usp.br).

    Abraço e bom início de semestre!

    Profª. Raquel (rmilani@usp.br).

    • Slides apresentados em aula sobre as combinações para a disciplina.

    • Este arquivo foi atualizado em 23 de maio de 2022.

  • Aula 2 - 21/03 - Educação Matemática Crítica

    • Texto: Cenários para Investigação

      Referência:

      SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 13, n. 14, p. 66-91, 2000.

    • Poste, neste fórum, até dia 20/03 às 22h, um parágrafo abordando uma ideia relevante trazida pelo autor Ole Skovsmose, no texto "Cenários para investigação". Ao final do parágrafo, apresente uma pergunta que expresse uma reflexão ou dúvida sobre o que foi tratado no texto. 


    • Slides utilizados em aula para apoiar a discussão sobre o texto.

    • Trabalho em grupo.

      Data de entrega: 11/04/2022

      Critérios avaliativos: clareza na escrita, rigor na língua portuguesa e conceitos matemáticos, atendimento ao que foi solicitado.


    • Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.

      Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.

    • Planilha para organização dos grupos do Trabalho 1 de Educação Matemática Crítica

  • Aula 3 - 28/03 - Construção do número pela criança

  • Aula 4 - 04/04 - Frações

  • Aula 5 - 18/04 - Uso do frac-soma

  • Aula 6 - 25/04 - Comunicação nas aulas de Matemática

    • Texto: Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações

      Referência:

      MILANI, Raquel. Diálogo em Educação Matemática e suas Múltiplas Interpretações. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2020, v. 34, n. 68, pp. 1036-1055.

    • Texto: Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental.

      Referência:

      FAUSTINO, A. C. Diálogo e Educação Matemática: o processo de dialogar no terceiro ano do ensino fundamental. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 21, 28 dez. 2016.

    • No arquivo acima, você encontra os objetivos e as perguntas da entrevista.

      Para a realização da entrevista, você precisa se preparar com a elaboração de alguns materiais concretos:

      - Folhas em branco para a criança poder desenhar e escrever, se preciso;

      - Lápis de cor, caneta, lápis grafite;

      - 7 retângulos em papel de apenas uma cor sem divisória nenhuma (2 para questão 4, 3 para a questão 7 e 2 para questão 8);

      - os desenhos da questão 10;

      -  o desenho da questão 6 você pode fazer na hora para a criança, incluindo uma fração ainda não dita pela criança.

      Quem precisar de uma carta de apresentação para mostrar na escola onde a criança estuda, entre em contato com a Juliana (julianaoliveiraz@usp.br ). Mostre à direção/coordenação/professor(a) a folha com as perguntas que você fará a criança. 

      Lembre-se de falar para a criança que não há certo/errado. Não há nota. Queremos saber a opinião dele sobre algumas ideias relativas à fração.

      Você precisará gravar o áudio da entrevista com seu celular ou notebook, por exemplo.

      Qualquer dúvida, escreva para mim ou para a Juliana. Não deixe de fazer a entrevista muito próximo à data de entrega do trabalho. Podem acontecer imprevistos na entrevista.


    • O trabalho escrito em grupo sobre a entrevista a respeito de fração deve conter os seguintes aspectos:

      - Informe pseudônimo, idade e ano escolar das crianças em uma tabela.

      - Para cada uma das perguntas da entrevista, trazer as repostas das crianças de um modo geral, com exemplos característicos, inserindo figuras ou registros que representam o raciocínio elaborado pelas crianças.

      - Reflexão sobre as respostas das crianças, com base nos objetivos da entrevista, discussões dos textos lidos e nas suas experiências com o ensino de frações.

      - Reflexão a respeito de comunicação em educação matemática: escreva sobre como se desenvolveu a comunicação com as crianças, dificuldades para compreender o que as crianças diziam e escreviam, o que vocês faziam quando não entendiam a resposta das crianças e quando a criança não respondia/não sabia responder, quais foram as aprendizagens nessa entrevista, o que fariam de diferente numa próxima entrevista para compreender a criança.

      Trabalho em grupos. Fazer um envio por grupo, identificando os integrantes.

      Enviar o trabalho em formato Word ou pdf.

      Entrega dia 20/05/2022


    • Referência:

      Capítulo I - Comunicação na sala de aula de Matemática

      Capítulo II - Cooperação Investigativa

      ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2006

  • Aula 7 - 02/05 - Operações com Números Naturais

    • Referência do texto:

      ECKHARDT, C. A. Contas de “vai um” e “pedir emprestado”: em busca de um conhecimento-emancipação”. Revista de Educação Matemática – RS, ano 5, n. 5, p. 68-78, 2003.

    • RAHER, David William; SCHLIEMANN, Analúcia Dias; CARRAHER, Terezinha Nunes. Na Vida Dez na Escola Zero. 3 ed. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

  • Aula 8 - 09/05 - Operações com Números Naturais

  • Aula 9 - 16/05 - Geometria - Conceitos e Materiais

  • Aula 10 - 23/05 - Geometria - Conceitos e Materiais

    • Referência

      PASSOS, C. L. B.; NACARATO, A. M. O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.16, n.4, pp. 1147-1168, 2014.

    • Material sobre ensino de Geometria nos anos iniciais.

    • Na próxima quinta-feira, acontecerá o 5° Diálogo "Parceria universidade-escola e o desenvolvimento da docência nos anos iniciais: a geometria em cena", promovido pelo GRUPEMAI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática dos Anos Iniciais, com a presença da Prof. Dra. Cármen Lúcia Brancaglion Passos, autora do texto "O ensino de geometria no ciclo de alfabetização: um olhar a partir da provinha Brasil", trabalhado nas aulas de Geometria.

      O link para acessar é https://linktr.ee/grupemai


      GRUPEMAI - 5° Diálogo: "Parceria universidade-escola e o desenvolvimento da docência nos anos iniciais: a geometria em cena"

  • Aula 11 - 30/05 - Apresentação e discussão das entrevistas sobre frações

  • Aula 12 - 06/06 - Leitura e escrita nas aulas de matemática

    • Referência

      FONSECA, M. C. F. R., CARDOSO, C. A. Educação matemática e letramento: textos para ensinar matemática, matemática para ler o texto. In: NACARATO, A. M., LOPES, C. E. (Orgs.). Escritas e leituras na educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

  • Aula 13 - 13/06 - Apresentação dos Seminários

  • Aula 14 - 27/06 - Apresentação dos Seminários

    • Fazer um envio por grupo

      Entrega dia 04/07/2022

  • Aula 15 - 04/07 - Encerramento da Disciplina

    • Referência:

      SKOVSMOSE, Ole. Um convite à Educação Matemática Crítica. Campinas: Papirus Editora. 2014.


    • Consulte o cronograma de nossa disciplina e suas anotações referentes a cada aula. Com base no texto lido, liste atividades que desenvolvemos e discussões que realizamos que potencializam e outras que despotencializam os/as alunos/as nas aulas de matemática.

      Poste, individualmente, sua lista aqui no moodle até dia 03/07/2022

  • Notas da disciplina