Curso: RCB0300 – Tópicos em Biotecnologia III - 2022 | e-Disciplinas
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Bem Vindos à Disciplina RCB0300 - Tópicos em Biotecnologia III 2022
- AlternarEssa é a 6ª edição da disciplina de Tópicos em Biotecnologia III - Genética - com carga horária de 60 h e com o retorno das aulas presenciais a disciplina será oferecida utilizando as duas modalidades: virtual e presencial. O módulo I será virtual por meio da plataforma google meeting. As provas e o módulo II serão presenciais. Outras inovações na disciplina foram: 1) o acréscimo de 4 aulas práticas no módulo I envolvendo as diferentes etapas para análises in silico de transcriptomas e 2) mudança das aulas práticas do módulo II.
Convém ainda ressaltar, excepcionalmente esse ano, a disciplina tem início tardio, praticamente na terceira semana de março e será oferecida no formato condensado com uma duração de 6 semanas. Terá inicio dia 21 de Março e término dia 4 de Maio. Para tanto, nas três primeiras semanas as aulas serão três vezes por semana: às segundas, quartas e sextas-feiras das 8:00 as 12:00 h e nas três últimas semanas as aulas serão duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras das 8:00 as 12:00 h. Isso irá exigir muita dedicação e compromisso de cada estudante durante esse período para melhor proveito de todo o conteúdo que a disciplina: Tópicos em Biotecnologia - Genética proporciona.
A disciplina é organizada em 2 módulos contendo aulas teóricas, práticas e seminários tendo como objetivo introduzir as metodologias das análises de transcriptomas e uma visão das técnicas genômicas aplicadas a saúde humana (Módulo I) e conceitos sobre vacina de mRNA para COVID-19 visando a compreensão das pesquisas nessa área (Módulo II).
Lembramos ainda que mesmo que o módulo I seja virtual é importante a presença de todos os alunos, uma vez que podem ocorrer situações em que não será possível realizar a gravação da respectiva aula, problemas inerentes das plataformas virtuais.
Utilizaremos dois ambientes virtuais distintos.
Ambiente 1: Sala para Aula Teórica - para o primeiro dia e todas as aulas teóricas ao longo do curso (na aba Programa e Apresentação).
Ambiente 2: Sala para Seminários - será o mesmo para todas as apresentações de seminários (na aba Seminários).
Contaremos com o auxílio do Bioinformata: Dr. Pablo Sanches que irá orientar os trabalhos de análise de transcriptomas.
Contaremos ainda com o auxilio de dois alunos PAE: Marcos Lopes e Mariane Tirapelle.
Bom curso a todos!
Aparecida M. Fontes ( aparecidamfontes@usp.br )
Nilce M. Martinez rossi ( nmmrossi@usp.br )
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Programa e Apresentação
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Seminários
- AlternarOutra inovação na disciplina diz respeito aos seminários. Foram selecionados artigos científicos que darão embasamento teórico sobre os dois grupos gênicos que serão investigados nas análises de transcriptoma: fatores de transcrição e genes de reparo de DNA.
A nota do Seminário de cada aluno levará em conta o preparo, apresentação e discussão de seu próprio Seminário, bem como o aprendizado dos alunos que o assistem.
Após cada seminário TODOS os alunos responderão questões relacionadas ao seminário assistido.
Textos para Seminários:
1***. Transcriptome-wide survey of gene expression changes and alternative splicing in Trichophyton rubrum
2***. Transcription factors in fungi: Tfome dynamics, Three major families and dual specificity TFs
3. A label-free impedance biosensing assay based on CRISPR/Cas12a collateral activity for bacterial DNA detection
4. Exosomal RNAs: Novel Potential Biomarkers for Diseases—A Review
5***. Homologous recombination DNA repair deficiency and PARP inhibition activity in breast cancer
6. Propolis and its potential against SARS-CoV-2 infection mechanisms and COVID-19 disease
7. Computational identification of host genomic biomarkers highlighting their functions, pathways and regulators that influence SARS‑CoV‑2 infections and drug repurposing
8. Nucleic Acid Testing of SARS-CoV-2
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Aberto: sexta-feira, 1 abr. 2022, 18:00Fechado: sexta-feira, 1 abr. 2022, 22:00
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T1. Genômica e os avanços da genética na compreensão das respostas transcricionais.
- AlternarData: 21 de Março (9:00-10:45)
Professora: Nilce Maria Martinez Rossi
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de compreender:
- Revisão do controle da expressão gênica em procariotos e eucariotos
- Conceito de fatores de transcrição
- Tecnologias de sequenciamento
- Relevância da Genômica para compreensão da variabilidade genética na resposta a drogas.
- A atuação de genes que codificam fatores de transcrição na resposta a drogas.
- Mecanismos moleculares de
resistência a antifúngicos
Questões relevantes:
O que é a tecnologia do RNA-seq?
Organismos modelo de estudo para entender a tecnologia do RNA-seq.
Quais serão as perguntas biológicas que deverão ser respondidas com o uso do RNA-seq? -
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T2.Conceitos Fundamentais sobre a metodologia para análises de bancos de RNAseq
- AlternarData: 23 de Março (8:00-10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer os passos para análise dos RNAs-seq;
- Conhecer os programas disponíveis para análises online dos mesmos.
Principais tópicos abordados:
- Tipos de sequenciamento (single-end e paired-end)
- Pipeline do RNA-seq
- Análise da qualidade do sequenciamento
- Processo de trimagem das reads
- Alinhamento das reads
- Expressão diferencial
- Enriquecimento funcional (identificar classes de genes que estão super-representadas em um grande conjunto de genes)
- Principais softwares utilizados
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P1.Análises in silico: apresentação do desenho experimental do estudo e montagem do ambiente de bioinformática para análises dos dados
- AlternarData: 23 de Março (10:10-12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer a linhagem de dermatófito utilizado - Trichophyton rubrum CBS 118892, condições de cultivo com e sem UDA (0, 3, 12h), extração de RNA, sequenciamento.
- Criação de conta no software online Galaxy (tutorial anexado abaixo).
- Conhecer os bancos de dados que serão usados
- Instalar os programas que serão utilizados;
- Definir o número de amostras em cada biblioteca;
- Conhecer
os principais comandos para buscar informações sobre as características das
sequências depositadas
Etapa 1: Análise da qualidade do sequenciamento
1. FASTQC – 1ª rodada (análise de qualidade “pré-trimagem”)
2. Trimmomatic (“trimagem” de adaptadores e regiões de má qualidade)
3. FASTQC – 2ª rodada (análise de qualidade “pós-trimagem”)
4. Comparação dos resultados obtidos nas 1ª e 2ª rodadas 5. Desenvolvimento da tabela de resultados
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P2. Análises in silico: análise de qualidade do sequenciamento.
- AlternarData: 25 de Março (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Demonstrar os relatórios de qualidade do sequenciamento;
- Aplicar algoritmos para filtro e remoção de adaptadores;
- Criar uma tabela contendo a identificação das amostras, a quantidade de reads (leituras) antes e após aplicação do processo.
Etapas para análise da qualidade do sequenciamento:- Dados brutos no formato fastq.
- Pré-trimagem: identificar contaminantes e análise do relatório de qualidade gerado
- Trimmomatic: Retirar regiões similares as sequências de adaptadores; retirar regiões com escore mínimo de qualidade e eliminar reads de tamanho mínimo
- FASTQC: Comparar a qualidade do sequenciamento após processo de trimagem.
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P3. Análises in silico: mapeamento das leituras no genoma de referência – Parte 1.
- AlternarData: 25 de Março (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar algoritmos para indexação do genoma de referência e mapeamento das reads (leituras) contra o genoma de referência;
- Ao
final, criar uma tabela contendo a quantidade e
o percentual de reads mapeadas por amostra.
Roteiro da análise:- Enviar arquivos do genoma para o Galaxy
- RNA STAR (mapeamento das bibliotecas de leituras contra o genoma de referência)
- Finalizar a tabela de resultados sobre as características gerais das bibliotecas sequenciadas
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T3. Interação entre genes de reparo e resposta a drogas
- AlternarData: 28 de Março (8:00 - 9:00)
Professores: Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender a atuação dos genes de reparo na resposta a drogas.
Conceitos abordados:
- Tipos de lesão do DNA e sistemas de reparo (sistemas de reparo acionados de acordo com a lesão do DNA)
- Sistemas de reparo do DNA e ciclo celular
- Potencializadores da resposta às drogas anti-tumorais
- Relação entre as infecções fúngicas e os genes de reparo
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T4. Explorando Genomas por Thiago DePintor
- AlternarData: 28 de Março (9:00 - 10:00)
Professores: Aparecida M. Fontes e Thiago DePintor
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o uso do Blast para a busca de
genes ortólogos
- Compreender o uso do Blast para a busca de
genes ortólogos
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P4. Análises in silico: mapeamento das leituras no genoma de referência – Parte 2.
- AlternarData: 28 de Março (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Aplicar algoritmos para indexação do genoma de referência e mapeamento das reads (leituras) contra o genoma de referência;
- Ao
final, criar uma tabela contendo a quantidade e
o percentual de reads mapeadas por amostra.
Conceitos abordados:- Contagem das leituras mapeadas no genoma de referência
- Renomear arquivos mapped.bam no Galaxy
(saída do software RNA STAR)
- StringTie (quantificação da transcrição)
- Obter arquivo de contagem das leituras mapeadas por Gene
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P5. Análises in silico: contagem das leituras mapeadas no genoma de referência.
- AlternarData: 30 de Março (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Manipular algoritmos de contagem de reads
(leituras) mapeados em cada gene.
Conceitos abordados:
- Normalização: como os genes se expressam diferencialmente em diferentes condições
- Normalização RNA-seq: comprimento das diferentes moléculas de RNAs; profundidade do sequenciamento de diferentes bibliotecas e composição de RNA
- Renomear arquivos Gene counts no Galaxy
- DESeq2 (normalização e calculo da expressão diferencial) --> tratamento vs. controle
- Obtenção dos resultados:
- PCA
- Distância entre amostras
- Dispersão
- Histograma de p valor
- Genes significativamente DE
- Tabelas de genes significativamente DE
- Manipular algoritmos de contagem de reads
(leituras) mapeados em cada gene.
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P6. Análises in silico: Normalização dos dados.
- AlternarData: 30 de Março (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer e aplicar métodos de normalização
dos dados de expressão gênica.
Conceitos abordados e roteiro:- Fazer o download dos relatórios DESeq2
- Abrir arquivos no Excel
- Aplicar filtros (padj e log2fc)
- Classificar lista de genes
- Conhecer e aplicar métodos de normalização
dos dados de expressão gênica.
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P7. Análises in silico: análise da correlação entre as amostras.
- AlternarData: 1 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Comparar as condições/amostras por meio da
construção de gráficos de Análise do
Componente Principal (PCA) e distância entre
amostras.
- Comparar as condições/amostras por meio da
construção de gráficos de Análise do
Componente Principal (PCA) e distância entre
amostras.
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P9. Análises in silico: análise de expressão gênica diferencial – Parte 1
- AlternarData: 4 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Utilizar algoritmos para identificação dos genes diferencialmente expressos;
- Conhecer as análises de expressão gênica global utilizando diagrama de Venn: https://bioinformatics.psb.ugent.be/webtools/Venn/
- Conhecer a busca de informações no banco de dados Gene Ontology: http://geneontology.org/
- Compreender os passos para a análise de genes diferencialmente expressos utilizando o banco FungiFun e a classificação GO: https://sbi.hki-jena.de/fungifun/fungifun.php
Questões: exemplo:
- Em uma análise inicial sobre o panorama geral, há diferença na quantidade de genes diferencialmente expressos por categoria do GO quando comparado os dois tempos (2 e 12 hs)? Quais as similaridades? Quais as diferenças?
- Há diferença na análise do panorama geral conforme o tipo de classificador utilizado: GO ou FunCat? Quais as diferenças e similaridades observadas nos tempos de 3 e 12 horas utilizando esses dois classificadores?
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P10. Análises in silico: análise de expressão gênica diferencial – Parte 2
- AlternarData: 4 de abril (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Estabelecer os critérios para a avaliação de genes diferencialmente expressos. Nesse estudo: log de fold change: vermelho = induzido e verde = reprimido. Na tabela do valor de p ajustado: laranja significa que é p < 0.05. Para garantir a análise de um número maior de genes considerar o valor de p mais relevante do que o corte do valor de fold change.
- Reconhecer como avaliar se a diferença do nível de expressão é estatisticamente significante.
- Revisão sobre como encontrar o gene ortologo de Homo sapiens no BLAST - NCBI em Trichophyton rubrum (CBS) 118892 (linhagem do atual estudo).*
- * alterar o programa de seleção ao final do Blast
- Compreender os parâmetros do Blast: E value (quanto mais próximo de zero, mais confiável é a similaridade) e % identidade. Ex. 3x10E93 x 0,048. A primeira situação é confiável, mas a segunda não é confiável.
- Criar heatmaps e
tabelas com os resultados da análise de
expressão gênica diferencial.
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P11. Análises in silico: análise de genes de interesse – Parte 1
- AlternarData: 6 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Examinar os genes de interesse associados com
fatores de transcrição e genes de reparo.
- Importância do cuidado sobre o estabelecimento do desenho experimental
- Importância da realização do experimento em triplicata
- Avaliação das similaridades entre as amostras por meio de gráficos da análise de componentes principais
- Selecionar alguns genes diferencialmente expressos e validar por RT-PCR em tempo real
- Revisão sobre os dois tipos de biblioteca de segunda geração: single-ended versus paired-end. No primeiro caso apenas uma das extremidades do fragmento de DNA é sequenciada e no segundo caso ambas as extremidades do fragmento de DNA são sequenciadas.
- Revisão dos passos de análise dos dados de RNAseq utilizando a plataforma Galaxy
- Uso do site: http://www.heatmapper.ca/expression/ para construção do heatmap.
- Uso do site: https://www.ebi.ac.uk/interpro/ para análise de domínios proteicos.
- Uso do site : https://string-db.org/ para análise de interação entre proteínas. Ele permite realizar a busca em Tricophyton.
- Uso do site: https://www.genenames.org/ para encontrar a sigla oficial de determinado gene em humanos.
- Uso do site: https://pfam.xfam.org/ para análise de famílias de proteínas por meio de cadeia de Markov escondida. Realiza o alinhamento de sequência de proteínas associadas. É uma análise mais aprofundada de análise de similaridade quando comparada com o blast, pois não avalia somente a sequência, mas também a similaridade em relação a estrutura de determinado domínio.
- Examinar os genes de interesse associados com
fatores de transcrição e genes de reparo.
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P12. Análises in silico: análise de genes de interesse – Parte 2
- AlternarData: 6 de abril (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Examinar os genes de interesse associados com
fatores de transcrição e genes de reparo.
- Examinar os genes de interesse associados com
fatores de transcrição e genes de reparo.
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P13. Apresentação dos resultados obtidos – Turma A
- AlternarData: 8 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Apresentação clara e objetiva dos resultados
obtidos e contextualizando com os dados da
literatura.
- Apresentação clara e objetiva dos resultados
obtidos e contextualizando com os dados da
literatura.
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P14. Apresentação dos resultados obtidos – Turma B
- AlternarData: 8 de abril (10:10 - 12:00)
Professores: Pablo R. Sanches, Nilce M. Rossi e Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Apresentação clara e objetiva dos resultados
obtidos e contextualizando com os dados da
literatura
- Apresentação clara e objetiva dos resultados
obtidos e contextualizando com os dados da
literatura
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MÓDULO II
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T5. Abordagem genômica usada para vigilância genômica populacional e monitoramento ambiental das variantes de SarsCov-2
- AlternarData: 18 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Wilson Araujo Silva Jr.
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Serão apresentados o projeto mencionado e os
resultados obtidos até o momento.
- Serão apresentados o projeto mencionado e os
resultados obtidos até o momento.
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T6. SARS-CoV-2 e vacina genética
- AlternarData: 18 de abril (10:15 - 12:00)
Professores: Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender os diferentes tipos de vacina
para prevenção da infeção por SARS-CoV-2
com foco diferencial em vacinas de mRNA
- Compreender os diferentes tipos de vacina
para prevenção da infeção por SARS-CoV-2
com foco diferencial em vacinas de mRNA
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P15. Exercícios sobre desenho de uma molécula de mRNA para construção de uma vacina anti-COVID-19 Parte 1
- AlternarData: 25 de abril (8:00 - 10:00)
Professores: Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Análises in silico em três sites com bancos genômicos
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Aberto: segunda-feira, 25 abr. 2022, 00:00Vencimento: quarta-feira, 27 abr. 2022, 20:00
- Análises in silico em três sites com bancos genômicos
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P17. Exercícios sobre identificação de epítopos antigênicos de SARSCoV-2 - Parte 2
- AlternarData: 2 de maio (10:00 - 12:00)
Professores: Aparecida M. Fontes
Objetivos: ao longo da abordagem deste tópico os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender as principais análises de
dinâmica molecular e docking para definição de
epítopos para o desenvolvimento de uma
vacina viral
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Aberto: segunda-feira, 2 mai. 2022, 09:42Vencimento: terça-feira, 3 mai. 2022, 12:00
- Compreender as principais análises de
dinâmica molecular e docking para definição de
epítopos para o desenvolvimento de uma
vacina viral