Proporcionar ao aluno uma visão geral sobre os modelos de organizações que atuam na área de saúde. Abordar conceitos de rede de organizações e as características da gestão de conglomerados de prestação de serviços. Na saúde várias organizações, estruturadaspor diferentes modelos jurídicos e administrativos, se reúnem em forma de redes para prestar serviços de saúde. Esta disciplina estuda este comportamento, com aspectos muitos particulares na área de saúde.
1- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada, envolvendo desfechos contínuos; 2- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada, envolvendo desfechos categóricos ; 3- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise multivariada, envolvendo variáveis tempo para ev ento.
Esta será uma disciplina com o objetivo de desenvolver uma visão crítica sobre a importância dos artefatos de finanças e custos, a partir de abordagens teóricas, para o desenvolvimento de modelos de mensuração, de avaliação e controle e de prestação de contas para as organizações de saúde pública, inseridas em um ambiente tecnológico com restrições de financiamento e de regulação.
1- Definir conceitos básicos de inferência estatística; 2- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise u nivariada, envolvendo variáveis categóricas; 3- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada, envolvendo variáveis contínuas; 4- Possibilitar o aprendizado de técnicas de análise univariada, envolvendo variáveis contínuas e categóricas.

•  Abordar os princípios doutrinários e organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de identificar os fundamentos da sua política de regulação para o sistema, o modelo de atenção e da assistência à saúde.

•  Conhecer e analisar os padrões de regulação presentes no Brasil e no mundo com registro de experiências;

•  Conhecer recursos operacionais da regulação da assistência nos diferentes pontos da rede assistencial (Atenção Básica, Unidades de Pronto Atendimento, Complexo Regulador, Núcleos Internos de Regulação e as Unidades Hospitalares de média e elevada complexidade), destacando o sistema de informação e comunicação, os protocolos clínicos e de regulação e a atenção baseada na evidência científica e com a melhor relação de custo/efetividade;

•  Conhecer o financiamento da saúde, a destinação do orçamento público e a influência na produção em saúde na atenção básica, especializada e de urgência, na perspectiva de fazer análise crítica do planejamento em saúde, da regulação e da auditoria;

•  Propor estudos e intervenções a partir do conhecimento acumulado durante a Disciplina e situações problemas, com ênfase nas catástrofes.

1. Elaborar perguntas (objetivos) para projetos de pesquisa. 2. Compreender os princípios de pesquisa bibliográfica e utilizar sistemas de busca publicamente disponíveis para recuperar informações. 3. Identificar o desenho metodológico dos diversos estudos clínicos. 4. Compreender as vantagens e limitações dos diversos desenhos metodológicos disponíveis. 5. Compreender os princípios de análise estatística mais comumente utilizados para estudos clínicos, favorecendo a escolha dos recursos necessários no planejamento dos projetos de pesquisa. 6. Analisar criticamente os estudos recuperados pela busca bibliográfica utilizando o conhecimento do desenho dos estudos e das técnicas de análise mais frequentemente utilizadas para fundamentar as perguntas elaboradas. 7. Identificar os cuidados metodológicos que serão necessários na condução dos projetos de acordo com seus objetivos. 8. Compreender os princípios de desenvolvimento de instrumentos de pesquisa clínica. 9. Compreender os princípios de gerenciamento de dados coletados em estudos clínicos. 10. Desenvolver planilha de custos e desembolso de estudos clínicos.
Estudar os principais movimentos organizacionais ao longo da evolução da Administração. Propiciar compreensão e discussão do processo e pensamento administrativo. Estabelecer relações entre a teoria geral das organizações e as características das organizações de saúde.