Puericultura e Pediatria
Preparar o aluno para a redação de textos científicos, com ênfase na escrita na língua inglesa.
1 - Entender os conceitos que explicam as relações entre a história social da infância e a criança como objeto de estudo, para compreender o papel dessas relações no surgimento da Pediatria como especialidade médica e da Saúde da Criança e do Adolescente como uma visão holística desse cuidado. 2 – Discutir a prática de atendimento à criança, valorizando o contato direto desta com o pediatra e com os profissionais de saúde como sendo de importância fundamental na recuperação da saúde e que pode ter grande impacto no desenvolvimento nessa fase da vida. 3 – Discutir e formar conceitos básicos sobre as políticas sociais, particularmente no que se refere à questão da criança, da infância, da menoridade, da mão-de-obra infantil, da adolescência, do cuidado à saúde da criança e do adolescente, da medicalização do fracasso escolar, etc. 4 – Discutir as formas de divulgação dos achados dos estudos sobre a saúde da criança e do adolescente, bem como aprofundar as discussões que trabalham a interação entre a cultura humanística e cultura científica na saúde da criança.
Permitir o entendimento dos processos de crescimento físico e desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, reconhecendo-os como processos interdependentes. Estudar os métodos de avaliação do crescimento e desenvolvimento tanto em nível individual como coletivo, e reconhecer suas limitações. Permitir o diagnóstico dos distúrbios do crescimento e desenvolvimento como um modelo de avaliação das condições de vida e saúde do indivíduo e da coletividade.
Introduzir o aluno aos princípios básicos e estado da arte do método científico,inferências causal e estatística, além de desenhos de estudos observacionais e experimentais em humanos, estimulando-o assim no desenvolvimento da capacidade crítica e auxiliando-o a planejar estratégias(desenhos de estudo) para o desenvolvimento de pesquisas cientificas.